TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Musica Na Educação Infantil

Artigos Científicos: Projeto Musica Na Educação Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2014  •  676 Palavras (3 Páginas)  •  1.448 Visualizações

Página 1 de 3

Professora: Marília De Medeiros Lima

Turma: Berçário

Tema: Música (Cantando e Encantando no Berçário)

Período: 01/04/ á 01/05/12

JUSTIFICATIVA:

“Encantados com o que ouvem, os bebês tentam imitar e responder, criando momentos significativos no desenvolvimento afetivo e cognitivo, responsáveis pela criação de vínculos tanto com os adultos quanto com a música. Nas interações que se estabelecem, eles constroem um repertório que lhes permite iniciar uma forma de comunicação por meio de sons.” (Pág 70 e 71 vol. 03, R.C.N. da educação infantil.)

Durante este período em que estamos trabalhando com esta turma do Berçário percebemos o grande interesse que os bebês têm pela música, principalmente das que falam dos animais. E sendo a música uma ferramenta de aproximação entre educadores e crianças, e entendendo que trabalhar a música no berçário vai trazer para a criança uma série de informações que ajudam no desenvolvimento da percepção, ritmo, atenção, além de promover atividades que desenvolvam habilidades visuais, motoras, físicas e psicológicas, resolveu então desenvolver o Projeto “Cantando e encantando no Berçário.”

Segundo o R.C.N. Da Educação Infantil, os aspectos instintivos e afetivos da música se destacam para crianças de até três anos e, por isso devem ser trabalhados nas creches. “As crianças interagem com a música, as brincadeiras e aos jogos: cantam enquanto brincam, acompanham com sons os movimentos de seus carrinhos, dançam e dramatizam situações sonoras diversas, conferindo personalidades e significados simbólicos aos objetos sonoros e a sua produção musical”, atesta o documento

Objetivo Geral:

Promover uma ação pedagógica musical que oportunize o contato com diferentes sons, ritmos e melodias, assim como explorar movimentos corporais e a linguagem oral, auxiliando no desenvolvimento da criança.

Objetivos Específicos:

 Propiciar canções musicais variadas de acordo com a faixa etária das crianças

 Desenvolver atividades lúdicas que integrem as demais áreas do conhecimento através das musicas apresentadas as crianças.

 Proporcionar momentos de interação entre as crianças, assim como entre as educadoras e as crianças.

Vivências do Conhecimento:

Tomando todo o cuidado em se respeitar a faixa etária das crianças nós educadoras procuraremos escolher musicas que consigam trazer para o universo da criança uma ampliação de vocabulário, partindo de frases e nomes que lhes são familiares para com isso conseguir despertar nelas o interesse por sua repetição, fazendo com que se sintam com vontade de cantar e dançar.

Problematização:

Partindo do que entendemos fazer parte de uma serie de ações que nos possibilite propiciar momentos de construções e vivencias repletas de estímulos, onde o brincar é certamente a maior atração para a criança, vamos cantando e brincando com as palavras de uma forma descontraída e gostosa,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com