TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Muti Disciplinar

Artigos Científicos: Projeto Muti Disciplinar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  740 Palavras (3 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 3

Com suas palavras, em até 10 linhas, o que Max Weber apontou como a educação constituída por um caráter institucional, racional e burocrático.

Para Max Weber, os educadores não estavam preocupados com a aprendizagem dos educandos, e sim em transmitir os conhecimentos proposto a eles.

Nessa educação, não havia questionamento, os educandos apenas decoravam o conteúdo que era transmitido a ele.

Os educadores não davam a oportunidade para que o aluno refletisse sobre a matéria e os assuntos em questão.

Com esse tipo educação, os educadores não davam a oportunidade para os educandos, de dar os seu ponto vista, sua opinião, com se isso não fosse importante para seu aprendizado, seu futuro sua vida.

Era uma educação de repetidores e não de pensadores, os educandos não aprendiam a refletir.

Nesse tipo de educação, não importa se o aluno esta compreendendo ou não, o que importa é passar o conteúdo das matérias.

2. Baseie-se na teoria de Max Weber para apresentar como se comporta o professor neste modelo de escola baseada no fornecimento educação especializada – burocrática ou do treinamento. Faça um resumo de, no máximo, 20 linhas para apresentar as ideias do autor.

A racionalização levou à burocratização, ou seja, o mundo moderno fundamentou-se em mecanismos burocráticos e, com isso, se consolidou a época do individualismo ético, na qual o mundo deixou de apresentar significado em si e a tarefa de conferir significado ao mundo se tornou individual e solitária. Weber chegou à conclusão de que os indivíduos tornaram-se especialistas sem espírito e hedonistas sem coração, isto é, o homem moderno foi preso às instituições burocráticas e, consequentemente, sua personalidade deixou de se desenvolver. A escola passou a ser afetada por modelos de homogeneização que, por exemplo, valorizavam a transmissão do conhecimento, mas não estimulavam a reflexão, de modo que se constituiu uma escola que massificava e, por isso, limitava os alunos, na qual o professor se tornou um disciplinador-burocrático que deveria treinar os alunos para estes darem as respostas consideradas “certas”. Isso consolidou o que Weber considerou como uma Pedagogia racional e burocrática, centrada na perspectiva da educação especializada do treinamento.

Entre outras coisas, ele criticava o que chamava de profecias científicas ou filosóficas que

apontavam um progressivo melhoramento da humanidade.

É necessário destacar que Weber não era um empiricista, isso porque suas análises partiam também de uma base teórica considerável. Contudo suas discussões revelam que ele não compartilhava a ideia de que o mundo havia ficado melhor com o que se chamava de progresso, passando inclusive a relativizar os benefícios da razão e da ciência.

3. Pense nas suas experiências escolares e reflita se algum dos seus professores dos ensinos fundamental e/ou médio se comportava como burocrático-disciplinadores. Então, responda, em no máximo 30 linhas, como você acha que tais comportamentos podem ter limitado a sua formação escolar.

Entrei

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com