TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto multi disciplinar 1

Por:   •  26/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.627 Palavras (23 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 23

UNIVERSIDADE PAULISTA

DIONES DE SOUZA CAMARGO

RA 1320922

SULCROMO REVESTIMENTOS INDUSTRIAIS LTDA. 

PIM I

SÃO LEOPOLDO/RS

2015

UNIVERSIDADE PAULISTA

DIONES DE SOUZA CAMARGO

RA 1320922

SULCROMO REVESTIMENTOS INDUSTRIAIS LTDA. 

PIM I

Projeto Integrado Multidisciplinar I para obtenção do título de Gestor apresentado à Universidade Paulista – UNIP.

Orientador: Prof.

SÃO LEOPOLDO/RS

2015

RESUMO

Este estudo aborda sucintamente a análise organizacional sobre os Fundamentos da Administração e sua relação direta com os conceitos de Recursos Materiais e Empresariais e Técnicas de Informática. Assim, para efetivar as práticas gerenciais consolidadas com o estudo de tais disciplinas, foi elaborado um roteiro de entrevistas e observações em uma empresa que comercializa serviços de galvanoplastia e metalização no município de São Leopoldo/RS. Desse modo, constatou-se que a empresa mantém sua consolidação no mercado em que atua com qualidade, precisão e sabedoria, visto que sua Gestão Geral, assim como as demais gerências que a compõe, têm pleno conhecimento e consciência de suas funções administrativas.

Palavras-chave: Administração, Recursos, Materiais, Tecnologia

LISTA DE TABELAS, FIGURAS E APÊNDICE

Tabela 01: Demonstrativo dos cargos/funções e atividades/operacionalização.        11

Figura 01: Variável representativa de salários....................................................        12

Apêndice: Roteiro de entrevistas        .........................................................................        24

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO........................................................................................................        07

1.1 Procedimentos metodológicos.............................................................................        07

2 FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO...............................................................        09

2.1 Caracterização da organização empresarial........................................................        09

2.2 Práticas de gestão da empresa...........................................................................        13

3 RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS.........................................................        14

3.1 Análise organizacional sobre os procedimentos dos recursos materiais, patrimoniais, humanos, financeiros e tecnológicos utilizados pela empresa............        14

4 TÉCNICAS DE INFORMÁTICA..............................................................................        19

4.1 Aspectos relevantes do sistema de informações organizacional e técnicas de informática utilizadas..................................................................................................        19

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................        22

6 REFERÊNCIAS.......................................................................................................        23

7 APÊNDICE..............................................................................................................        24

INTRODUÇÃO

Este estudo tem por objetivo estabelecer um diagnóstico organizacional sobre uma empresa que comercializa serviços de galvanoplastia e metalização no município de São Leopoldo/RS.

Para tanto, é necessário que se estabeleça as práticas gerenciais consolidadas ao longo do estudo das disciplinas de Fundamentos da Administração e sua relação direta com os conceitos de Recursos Materiais e Patrimoniais e Técnicas de Informática.  

Assim, para efetivar este processo prático/acadêmico, foi escolhida a empresa Sulcromo Revestimentos Industriais Ltda., que oferece soluções em serviços de revestimentos, manutenção e industrialização em metalização, atendendo especificações de mercado nacional e internacional com alta tecnologia e equipe diferenciada.

Entre os valores da empresa, destaca-se a criação de vínculos entre sua clientela, o compromisso com a sociedade para minimizar os efeitos de sua atuação no meio ambiente através do investimento em tecnologias mais limpas e, respeito e comprometimento com seus colaboradores.

1.1 Procedimentos metodológicos

A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste tem como foco principal a análise descritiva, pré-elaborada a partir do desenvolvimento de um roteiro de investigação (Apêndice A).

Desse modo, foi selecionada uma empresa local do município de São Leopoldo/RS, que comercializa/fornece soluções em serviços de revestimentos e manutenção industrial que atendam especificações de mercado nacional e internacional.

Assim, para a coleta de dados, primeiramente se fez uma visita à empresa, apresentando-se a proposta do estudo e respectivas justificativas. Posteriormente, após a receptividade e concordância de seu Gerente de Recursos Humanos – RH, foi agendado outras datas para a efetivação do estudo e as observações necessárias para o bom desenvolvimento da pesquisa.

Desse modo, de posse dos dados necessários para viabilizar a pesquisa, buscou-se subsídios complementares como apoio para a concretização deste estudo em referenciais bibliográficos disponíveis, bem como a utilização dos cadernos didáticos da UNIP.

2 FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

2.1 Caracterização da organização empresarial

A empresa Sulcromo Revestimentos Industriais Ltda, foi fundada em 1972, na cidade de Caxias do Sul na serra gaúcha. Em 1984 construiu a fábrica da filial na cidade de São Leopoldo, região metropolitana de Porto Alegre. Em 1989 a empresa investiu em outro segmento, uma indústria de transformação, fabricando um importante componente para a linha automotiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.1 Kb)   pdf (530.5 Kb)   docx (103.9 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com