TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Nutrihappy

Exames: Projeto Nutrihappy. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  1.621 Palavras (7 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 7

Projeto Nutrihappy

Autoras

Mariana Hipólito , Liziany Andrade e Anna Katrícia

Introdução

As transformações ocorridas no Brasil, relacionadas à crescente modernização e urbanização, estão associadas a mudanças no estilo de vida e nos hábitos alimentares da população, sendo estas mudanças consideradas como favorecedoras para o desenvolvimento das doenças crônicas não-transmissíveis1,2.

Observa-se que a obesidade infantil vem crescendo mundialmente em países desenvolvidos e em desenvolvimento, com sérias repercussões na saúde da população infanto-juvenil 3,4,5.

A nutrição adequada é um dos fatores de maior impacto na saúde infantil, principalmente pela influência decisiva que o estado nutricional exerce sobre os riscos de morbi-mortalidade e sobre o crescimento e o desenvolvimento6.

A televisão é o meio de comunicação mais utilizado para o entretenimento e a educação,representando uma grande fonte de informações sobre o mundo e transmitindo aos mais diversos lugares dados sobre como as pessoas se comportam,se vestem,o que pensam, como aparentam ser e como se alimentam7,8.

Atualmente,as crianças permanecem mais tempo em frente à televisão(7-9). Vários estudos destacam aumento da prevalência de excesso de peso proporcional ao tempo despendido em frente à televisão, devido à inatividade aliada ao maior consumo de alimentos(7,8-18).

Os comerciais veiculados pela televisão versam predominantemente sobre produtos alimentares que,em geral,contêm altos níveis de constituintes não saudáveis como gorduras, açúcares e sal, podendo contribuir para a obesidade e/ou hipertensão se consumidos na proporção em que são anunciados na televisão(19-21).Assim, além do sedentarismo e da ingestão inadequada de alimentos, a criança pode adquirir concepções incorretas sobre o que é um alimento saudável(5,22,23).

A questão maior é a resistência que os pais encontram em alimentar seus filhos corretamente já que a mídia já fez todo um processo de “lavagem cerebral”.O Nutrihaapy tem como propósito ajudar de maneira indireta a melhorar a situação nutricional das crianças brasileiras através da elaboração de uma série de materiais didáticos e divertidos, para estar junto com a creche/escola e principalmente a família estimulando hábitos saudáveis.

O projeto é formado por uma equipe de trabalho composta por 3 alunas do curso de graduação em Nutrição do Centro Universitário Jorge Amado.

Objetivo Geral

Despertar nas crianças um maior interesse a cerca de alimentos saudáveis através de materiais lúdicos, divertidos e inovadores.

Objetivos Específicos

Elaborar cartilhas didáticas para trabalhar Educação Nutricional em crianças de creches e pré-escolas.

Metodologia

Cartilha de decorações de pratos

Cartilha de decoração de pratos - nesse material o Nutrihappy irá elaborar alguns pratos com fotos ilustrativas, no formato de carinhas de palhaço,sorrisos, pipas,carrinhos ,bolas entre outros, para que a mamãe possa estar em casa decorando pratos saudáveis para seus filhos e permitindo a eles a participação na confecção da refeição da família, dando continuidade a atividade de educação nutricional que a escola realiza.

1º fase

Levantamento e seleção de pratos saudáveis

Fez-se um levantamento no laboratório de informática das FJA a fim de conhecer e selecionar quais receitas seriam usadas para o trabalho em questão. Optamos por adotar pratos que continham alimentos saudáveis como arroz, feijão, saladas, frutas e etc.

2º Fase

Preparação das receitas e fotos.

Todos as receitas selecionadas foram devidamente adaptadas, preparadas e fotografadas. Com câmera digital Sony 7.2 mpxl com pratos fundos e brancos para permitir uma maior qualidade de visualização ao leitor.

3º fase

Formatação do material.

O material será enviado para gráfica para que assim ele possa ser editorado e impresso.

Cartilha sobre o arroz e o feijão

Cartilha que narra o casamento do arrozélia e feijão,mostrando a importância em se inserir arroz e feijão nos hábitos alimentares das crianças, passando a idéia de que eles devem estar presente juntos.

1º fase

Pesquisa sobre as propriedades nutricionais do feijão e do arroz

Fez-se um levantamento no laboratório de informática das FJA afim de conhecer as propriedades nutricionais do arroz e do feijão, além de observar em alguns estudos a diminuição da freqüência dos mesmos na alimentação brasileira.

2º Fase

Criação da história e das ilustrações que vão conter a cartilha.

3º fase

Formatação do material.

O material será enviado para gráfica para que assim ele possa ser editorado e impresso.

Cartilha de receitas fáceis

Cartilha de receitas fáceis- com receitas fáceis de fazer,principalmente sucos,vitaminas e preparações que pouco usa-se fogo.Considerando que a cozinha é como se fosse um laboratório experimental daqueles que os pais jamais deixam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com