TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Pedagogico

Casos: Projeto Pedagogico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2015  •  9.146 Palavras (37 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 37

PLANEJAMENTO CCA SÃO NICOLAU

TURMAS MANHÃ E TARDE

EDUCADORA – CLÁUDIA KELLY / GISELE

PROJETO ACOLHIDA

02 A 06/02

PROJETO ACOLHIDA

JUSTIFICATIVA: O início das atividades é um momento que mistura alegria, tristeza, ansiedade, novidade e entusiasmo. Justamente por se tratar de algo diferente para os educandos, devemos proporcionar momentos de alegria e entrosamento entre eles.

Acolher, dizendo de forma rápida, é receber bem, e ir ao encontro de alguém. Isso já é uma essência do acolhimento. Receber bem aqueles que adentram o nosso projeto.

OBJETIVO GERAL: Facilitar o entrosamento, despertando a cordialidade e espontaneidade, proporcionando atividades que colaborem para a aproximação entre os colegas e educandos novos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Desenvolver a interação entre os educandos;

Valorizar a amizade;

Desenvolver o ser participativo e atuante;

Elevar a auto-estima e o respeito pelo ambiente em que se encontra;

Fortalecer o vínculo afetivo e um diálogo aberto;

Elaborar os combinados, de acordo com a necessidade do grupo;

Proporcionar atividades que contribuam para a livre expressão: falada, gesticulada, cantada ou através de desenhos.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES

Confecção de calendários;

Dinâmicas de apresentação educandos e funcionários do projeto;

Músicas, encenações, teatros, etc.;

Danças;

Torneios esportivos;

Gincanas de boas vindas;

Confecção de cartazes com as regras do CCA São Nicolau;

Torneios jogos de mesas;

Documentário – 04/02 ATIVIDADE DO CRAS/ DIA MUNDIAL DA LUTA CONTRA O CANCER;

Lazer na praça ou campo/ piquenique;

Confecção de lembrancinhas;

Oficinas de pinturas e colagens.

CULMINÂNCIA: 06/02 GINCANAS RECREATIVAS E PIQUENIQUE NO CAMPO.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Segunda feira 02/02

Dinâmica de acolhida;

As flores do jardim encantado;

Roda de interação;

Música: Amigos pela fé;

METODOLOGIA

Neste dia iniciaremos o ano com uma dinâmica de acolhida, “as flores do jardim encantado” que acontecerá da seguinte forma: Todos deverão caminhar em círculos ao som de uma música suave, observando as flores de cores diferentes dispostas no centro. Dado o sinal, durante a música, cada participante pega uma flor e segura na mão.

Após todos estarem com a flor, formaram um círculo e escutarão a história abaixo e deverão realizar a ação correspondente a cada cor de flor.

AS FLORES DO JARDIM ENCANTADO

Era uma vez um jardim encantado. Neste jardim havia muitos canteiros. Em cada um deles, flores de todos os tipos, tamanhos, cores e com variados e deliciosos perfumes.

Neste jardim encantado não chovia, embora todas as flores necessitassem de muita água para viver. Por não chover no jardim encantado, as próprias flores desenvolveram a capacidade de se transformarem em jardineiras.

Assim, elas sobreviviam, regando umas as outras, e com gotas de água de diferentes tipos.

Havia no jardim encantado uma gota de água que se chamava OLHAR CARINHOSO, estas gotas eram produzidas e distribuídas pelas flores AZUIS. Todos os dias, de manhã bem cedinho, as flores AZUIS se transformavam em jardineiras e regavam cada uma de suas amigas com as gotas de OLHAR CARINHOSO para viver aquele dia.

Outra espécie de água chamava-se PALAVRA DE ÂNIMO, estas gotas eram produzidas e distribuídas pelas flores VERDES, da mesma forma como a anterior, estas espalhavam entre as companheiras PALAVRAS DE ÂNIMO, que eram sussurradas no ouvido de cada flor do jardim.

Diariamente todas as flores precisavam de gotas de água chamadas UM APERTO DE MÃO, estas eram produzidas e distribuídas pelas flores LARANJA. A cada altura do dia elas se transformavam em jardineiras e espalhavam APERTOS DE MÃO carinhosos para cada uma das flores.

As flores do jardim encantado eram regadas com gotas conhecidas por CARINHO NO ROSTO, quem as produzia e distribuía eram as flores AMARELAS.

Havia ainda gotas muito especiais que as flores jardineiras precisavam muito, estas eram produzidas e distribuídas pelas flores VERMELHAS. Todas as flores esperavam com ansiedade a visita das flores VERMELHAS. As gotas que elas distribuíam chamavam-se ABRAÇO CHEIO DE AMOR.

E assim, as flores do jardim encantado viviam muito felizes. Todas davam e recebiam as gotas necessárias para viverem uma troca ilimitada. As flores do jardim viviam muitos anos, esbanjando cores e formas lindas até desaparecerem felizes para dar lugar às novas flores que nasciam diariamente. Estas, logo davam e recebiam as gotas especiais que faziam daquele jardim um lugar ENCANTADO. Em seguida faremos uma roda de conversa para refletirmos sobre a dinâmica apresentada. Logo após ouviremos a música amigos pela fé para estreitarmos ainda mais nossos laços de amizades e união.

Para finalizar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com