TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Pedagogico Leitura Em Quadrinhos

Artigos Científicos: Projeto Pedagogico Leitura Em Quadrinhos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  1.126 Palavras (5 Páginas)  •  1.091 Visualizações

Página 1 de 5

1) PROBLEMA

De que maneira a leitura em quadrinhos pode se tornar uma ação frequente, dinâmica e prazerosa para os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental?

Como as histórias em quadrinhos pode despertar no aluno o interesse pela leitura, ampliando assim seu vocabulário, desenvolvendo sua criatividade e interpretação textual?

2) TEMA

Histórias em Quadrinhos

3) JUSTIFICATIVA

Os quadrinhos como forma de leitura, sempre poderão ser um caminho para outros gêneros literários, sua importância nas séries iniciais de forma dirigida e lúdica, é um recurso que contribui para a formação de leitores críticos.

Nos gibis as crianças conseguem interpretar mais facilmente o sentido do texto, pois relacionam melhor a forma escrita com os desenhos, despertando assim a leitura dos leitores iniciantes.

4) OBJETIVO GERAL

Familiarizar-se com escrita por meio das histórias dos quadrinhos, apreciar as histórias lidas, ampliando seu interesse pela leitura.

Desenvolvimento da prática de leitura desse gênero textual em várias situações do seu cotidiano.

Apresentar ao aluno outro tipo de linguagem, levando-os a distinguir a fala dos personagem da fala do narrador.

5) OBJETIVO ESPECÍFICO

Através da leitura das histórias em quadrinhos, os alunos favorecem o domínio da linguagem, tratando do cotidiano dos alunos, da suas experiências em família e na própria comunidade, trazendo para realidade o que há de particular nessas histórias.

Construir tirinhas à partir de temas discutidos em sala de aula.

6) CONTEÚDOS

Língua Portuguesa: leitura, interpretação de texto, produção textual, sequência de escrita, harmonização de textos nos balões;

Matemática: Quantidade e sequência;

Artes: Desenvolvimento da linguagem artística através das confecções de quadrinhos, leitura de desenhos;

Estudo das principais histórias em quadrinhos (Mauricio de Souza);

7) DURAÇÃO DO PROJETO: Duas semanas

8) PUBLICO ALVO: Alunos do 1º ano do ensino fundamental.

9) APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA:

Todos os dias, durante a primeira aula, e nos dois últimos dia da semana, onde será confeccionado um livro com todas as histórias em quadrinhos de todos os alunos serão as três primeiras aulas.

10) PLANEJAMENTO DAS ETAPAS

2ª feira Apresentação do projeto/roda de conversa/história dos quadrinhos no mundo e no Brasil. Início da oficina de quadrinhos. Visita ao laboratório de informática, para início da oficina. (fazer login)

3ª feira Visita à biblioteca da escola para ver e ler quadrinhos. Vídeo de filmes feitos após tirinhas, ou filmes que viraram tirinhas. Desenhar tirinhas sobre temas diversos.

4ª feira Atividades para interpretar os textos do quadrinho. Laboratório de informática. Desenhar os personagens contidos na produção textual feita nas aulas anteriores.

5ª feira Produção de texto. Continuação no laboratório de informática, introduzir a história nos balões.

feira Visita à biblioteca para pesquisa dos conteúdos do gênero nas histórias em quadrinhos. Finalização do projeto, apresentação das histórias.

• 1º DIA

Objetivo específico: Apresentar o projeto a ser desenvolvido, introduzir o gênero textual “HQ”, e conhecer a história dos quadrinhos.

Atividade: Apresentação do projeto/roda de conversa/história dos quadrinhos no mundo e no Brasil.

Metodologia: Juntar as crianças numa roda de conversar perguntando se sabem o que são histórias em quadrinhos, quais histórias já leram, se costumam ler, se sabe onde encontrar histórias em quadrinhos. Contar então a história do surgimento dos quadrinhos (introduzindo a matéria de história), podendo utilizar um mapa para que faça a interdisciplinaridade utilização à geografia e observem onde foi criado o primeiro quadrinho até chegar no Brasil.

Recursos: Sala de aula.

Materiais: Gibis, jornais, revistas e livros que contenham histórias em quadrinhos ou tirinhas. Imagens do primeiro quadrinho, mapa.

Duração: De uma hora e meia à duas, o tempo de duração será de acordo com a quantidade de alunos no dia para que todos tenham seu momento de falar, de expressar seus conhecimentos prévios, identificando assim a professora os pontos a serem trabalhados durante a introdução do projeto e a parte que será necessário dar ênfase na história do surgimento Das HQ.

• 2º ao 5º DIA

Objetivo específico: Conhecer as HQs nacionais, Interpretar leitura de desenhos.

Atividade: Apresentação de histórias em quadrinhos do renomado Maurício de Souza e do Ziraldo, reconhecer as expressões dos desenhos, bem como o que cada uma quer dizer.

Metodologia: Distribuir HQs pra cada uma das crianças para um momento de leitura. Pedir para que elas leiam uma HQ que não contém balão, então surgirão vários questionamentos. O professor explicará que nem sempre os balões com as falas são o mais importante, e sim a aparência do personagem e o que ela representa (alegria, tristeza, raiva...), após, começar a identificar as histórias que se pode formar sem os balões. Criar um texto para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com