TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Pedagógico

Artigo: Projeto Pedagógico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2014  •  1.493 Palavras (6 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 6

Polo Brasília – Gama

Curso de Graduação em Pedagogia

Alunos

Solange Severo RA:1118764

Rosa Costa de Araujo RA: 1125879

Allanderson Higino RA: 0806851

PROJETO PEDAGOGICO

Brasília

2012

2012

PROJETO E PRATICA DE AÇÃO PEDAGOCIGA

ORIENTAÇÃO EM SUPERVISÃO ESCOLAR E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

Brasília

2012

PROJETO DE AÇÃO PEDAGOGICA

TEMA:

INDISCIPLINA

O termo Indisciplina origina-se do idioma Latim, “falta de instrução; falta de disciplina”. Surgiu no século XVII.

Nos dicionários a indisciplina é definida de varias formas como por exemplo, ato ou dito contrário á ordem ou regras estabelecidas, desordem, rebelião, incapacidade de agir de forma metódica, falta de observância, constância e firmeza em relação a normas e obrigações.

Segundo GARCIA, A indisciplina não surgiu isolada no ambiente da escola e, ao longo do tempo, vem demonstrando algumas relações com a organização escolar e com as práticas pedagógicas. Ainda que os professores não estejam preparados para superá-la, a indisciplina é um dos principais desafios que permeiam a escola. (GARCIA, 2001, p.381)

Definir o tema Indisciplina não é algo fácil, requer muitas pesquisas para que não haja definições equivocadas como relacionar seu real significado com violência.

Portanto para que fique claro sua definição podemos primeiramente procurar conceituar o que é disciplina. Segundo Yves de La Tai Le, se entendermos por disciplina comportamentos regidos por um conjunto de normas, a indisciplina poderá se traduzir de duas formas: 1- a revolta contra essas normas; 2- o desconhecimento delas. No entanto a indisciplina pode ser traduzida como uma forma de desobediência, pela falta de clareza das normas de convívio social e a desorganização das relações.

No ambiente escolar essa temática precisa ser bem definida desde o inicio do ano letivo. Envolvendo todo o corpo escolar, as famílias e a sociedade em que a escola esteja inserida.

JUSTIFICATIVA:

A IMPORTANCIA DE SE FAZER UM PLANEJAMENTO COM A TEMATICA DA INDISCIPLINA, VISANDO O PAPEL DO ORIENTADOR/SUPERVISOR EDUCACIONAL.

O presente projeto busca de forma conceitual relacionar o papel do Orientador e Supervisor escolar com os desafios que norteiam a pratica desses profissionais. Tendo em vista que o foco desde trabalho está relacionado a disciplina cursada neste semestre e o tema indisciplina.

O Orientador/ Supervisor Educacional tem um papel fundamental na construção e preservação de um ambiente escolar saudável, seguro, que transmita confiança. Nesse quesito é importante resaltar que não apenas as crianças/alunos tenham essa sensação, a confiabilidade deve ser compartilhada e sentida por todos os envolvidos nesse processo como, professores e familiares.

Devido essas compreensões podemos destacar que a presença desses profissionais no ambiente escolar é indispensável e obrigatório, pois são agentes diretamente envolvidos em equilibrar de forma metodológica os conflitos que permeiam e contaminam a escola, que está é o reflexo da sociedade e tem o papel de devolver a própria sociedade um cidadão consciente de seu papel e multiplicador de seus saberes.

A indisciplina entra no contexto deste projeto como contribuinte negativo para um bom funcionamento do ambiente escolar e desenvolvimento pedagógico. Além de ser responsável pela má formação do sujeito, como a consciência e o caráter corrompidos.

As escolas estão em constantes mudanças, assim como o mundo e a sociedade. A cada ano chegam novos alunos e professores com suas bagagens sociais e culturais, que podem não estar alinhados com a visão da importância da disciplina e problemática da falta dela. Portanto é importante que se mantenha o tema vivo, trabalhando todos os anos e sempre no inicio do ano letivo.

SITUAÇÃO PROBLEMA:

A indisciplina como grande responsável do baixo desempenho escolar e a causa da desmotivação dos professores diretamente envolvidos no processo de ensino e aprendizagem assim como intermediadores do conhecimento frente a impotência de exercer seu papel.

PUBLICO ALVO:

Todo o corpo escolar, família e sociedade onde a escola esteja inserida. Nas series inicias o foco será pautado na prevenção baseada na importância da disciplina. Nas series que seguem o trabalho será pautado na identificação, na reflexão, no projeto de intervenção a problemática da indisciplina.

OBJETIVOS:

O projeto de intervenção busca em um primeiro momento conceituar o que é indisciplina, quais causas, as formas a indisciplina se apresenta. Em um segundo momento propor uma reflexão sobre a indisciplina na realidade de todos os envolvidos. Atrair as famílias e a sociedade ao ambiente escolar, bem como levantar propostas de como os pais, os alunos e professores podem trabalhar juntos para reverter o quadro atual da indisciplina.

EMBASAMENTO TEORICO:

A indisciplina é conceituada, investigada e refletida por vários autores que buscam através de seus trabalhos levar esclarecimentos e apontar possíveis soluções para essa temática.

Como exemplos podemos citar Pires (1999), que trata a indisciplina escolar como algo que se origina externamente a escola, “a indisciplina na sala de aula se comparada à indisciplina social não é tão grave”. Cita ainda a questão da disciplina que por sua vez não é exigida em determinadas famílias. “ Os pais muitas vezes tem deixado a desejar na educação dos filhos, que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com