TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Politico Pedagogico

Artigo: Projeto Politico Pedagogico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2013  •  2.044 Palavras (9 Páginas)  •  946 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADES INTEGRADAS DE ARACRUZ

CURSO DE PEDAGOGIA

DARLE CAPELLINI

DENILZA CASSOTTI

FERNANDA SIRTOLI

JOCILIA ROSA

RAIANY TONON SOEIRO

ROSANGELA RAMOS

O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL “JOSÉ MARCOS RAMPINELLI

ARACRUZ

2012

DARLE CAPELLINI

DENILZA CASSOTTI

FERNANDA SIRTOLI

JOCILIA MARIA DE OLIVEIRA SILVA ROSA

RAIANY TONON SOEIRO

ROSANGELA R. R. ROCHA

O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL “JOSÉ MARCOS RAMPINELLI”

ARACRUZ

2012

O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL “JOSÉ MARCOS RAMPINELLI”.

Este trabalho tem como objetivo analisar o projeto político pedagógico de uma escola e seus atravessamentos com o processo de gestão escolar. Para tanto, explicita o Projeto Político Pedagógico da EMEF “José Marcos Rampinelli”, objeto de estudo deste trabalho.

O Projeto Político Pedagógico permeia toda a organização do trabalho pedagógico de uma escola, assim, ele concede identidade e autonomia à escola tornando-a um espaço público democrático e também um lugar de debate, diálogo, fundado na reflexão coletiva.

O presente Projeto Político Pedagógico foi adotado como procedimentos metodológicos a realização de estudo documental do PPP do referido objeto de estudo bem como visita de observação à escola e a realização de entrevista.

A EMEF “JOSÉ MARCOS RAMPINELLI”.

A EMEF “José Marcos Rampinelli” está localizada na Rua Getúlio Vargas, nº 15 Bairro Bela Vista, Aracruz ES. Atende a 467 alunos do Ensino Fundamental (1º Ano do Ciclo da Infância ao 5º Ano) nos turnos, matutino e vespertino e conta com um corpo docente predominantemente efetivo.

Criada em 1975 pelo prefeito Primo Bitti, com o nome de “Escola Singular Bela Vista”, esta escola tinha um espaço pequeno para a demanda de alunos deste bairro, por este motivo, ainda sob o mandato do então prefeito, ela sofreu uma ampliação passando a denominar-se “Escola de 1º grau Bela Vista”.

Com o falecimento do Sr. José Marcos Rampinelli, conhecido como Bepi Rampinelli, homem que contribuiu para o crescimento socioeconômico do Município e que e que contava, com satisfação, os fatos mais importantes da história contemporânea de Aracruz, surgiu à oportunidade de homenageá-lo, em 1980, a escola passou a chamar-se escola de Pré e 1º Grau “José Rampinelli” de acordo com o decreto Nº 10/80 pelo Conselho Estadual de Educação no Diário Oficial de 29/04/83.

No ano de 2000 todas as escolas da rede municipal tiveram alteração em sua nomenclatura, passando de Pré e 1º grau para Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs). Assim, a escola passou a denominar- se EMEF “José Marcos Rampinelli”.

Segundo Santiago e Zasso (1995, p.185)

[...] a organização curricular foi definindo a função de cada serie no currículo, os conceitos básicos que deveriam ser estruturados pelo aluno em cada etapa da escolaridade e os critérios gerais para uma avaliação progressiva que permitisse o acompanhamento da processualidade na construção do conhecimento.

Ao longo de todos esses anos, vários diretores deram suas contribuições para o desenvolvimento dos trabalhos da escola, e a partir de 2005 e até o dia atual, a gestão da escola passou a ser assumida pela Srª Marta Aiolf dos Santos.

A escola tem como missão promover um ensino de qualidade, baseado no respeito mútuo, no trabalho coletivo e integrado visando à formação de cidadãos conscientes e participativos, a escola busca ser reconhecida pela qualidade de seu trabalho na formação integral do aluno tendo como objetivos estratégicos: melhorar as estratégias de ensino; aprimorar a relação entre a equipe escolar, com a comunidade e pais; elevar o desempenho acadêmico dos alunos através de uma visão estratégica de valores tais como ética, respeito, valorização da experiência/ conhecimento, responsabilidade, cooperação, qualidade no processo de ensino e aprendizagem.

De acordo com o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (1998)

Assumir um trabalho de acolhimento às diferentes expressão e manifestações das crianças e suas famílias significa valorizar e respeitar a diversidade, não implicando a adesão incondicional aos valores do outro. Cada família e suas crianças são portadoras de vasto repertório que se constitui em material rico e farto para o exercício do dialogo, aprendizagem e as atitudes preconceituosas.

A escola garante a inclusão de alunos portadores com necessidades educacionais especiais, além de fazer acompanhamento especial aos alunos que se encontram em defasagem idade/série. Santiago e Zasso (1995, p.186) assevera que uma proposta curricular precisa ser flexível e estar em permanente (re) construção, associada à circustancia de que esta escola está implantando gradativamente o 1º grau completo[...]

Devido a característica da comunidade, a escola encontra desafios em exercer sua missão visto que atende uma população diversificada economicamente; crianças oriundas de uma invasão habitacional que tem na escola sua mais importante fonte de alimentação; falta de apoio e participação dos pais e da comunidade; um grande número de famílias desestruturadas bem como problemas de infraestrutura física e funcionamento.

A escola foi construída para fins escolar passando por mudanças ao longo do tempo. O prédio tem boa estrutura e iluminação, tendo sido reformado e adaptado para alunos com necessidades especiais.

Os ambientes escolares são limpos e são bem usados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com