TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Político Pedagógico

Trabalho Universitário: Projeto Político Pedagógico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  710 Palavras (3 Páginas)  •  650 Visualizações

Página 1 de 3

ESTRUTURA BÁSICA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA

1.Como se trata de um processo e não apenas de um produto, a estrutura

básica de um projeto pedagógico é sempre indicativa. Contudo, para uma melhor

visualização prática podemos sugerir alguns elementos que geralmente constituem o registro documental de um projeto. Mais importante do que produzir um documento perfeito e tecnicamente de acordo com os jargões científicos ou

burocráticos, é dizer com clareza o que a escola vai realmente fazer, a partir de

suas condições, de acordo com as estratégias que são factíveis e com recursos

que embora não tendo ainda, são possíveis de serem alocados.

2. HISTÓRICO E JUSTIFICATIVA – Registrar como se deu o processo de articulação dos segmentos escolares para a realização do planejamento e como as decisões foram tomadas pelo coletivo escolar. A seguir, faz-se a apresentação propriamente dita do Projeto Político-Pedagógico incluindo uma síntese do Marco Referencial relacionada ao “retrato da escola que temos”, às prioridades e às ações que pretendemos implementar e implantar em nossa escola. Devemos mostrar relevância das nossas propostas, as prioridades e a sua validade política e técnica e, ainda, descrever o alcance social que as ações do projeto proporcionarão.

3. OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS – Os objetivos gerais devem reporta-se aos objetivos do sistema ao qual a escola está ligada. A exposição dos objetivos gerais refere-se aos propósitos da escola, de forma coerente com a justificativa e tem como fonte os direitos sociais, as políticas nacionais, estaduais e municipais da educação e as propriedades estabelecidas com a Etnografia da Escola. Os objetivos específicos do Projeto Político-Pedagógico representam o desdobramento do objetivo geral tendo em vista a construção de uma proposta essencialmente voltada para os direitos, interesses e necessidades do aluno.

4. METAS – São mais concretas que os objetivos e mais imediatamente

exeqüíveis, devendo ser quantificadas e detalhadas segundo a localização (onde e quando vai ocorrer a ação). Contudo, elas não são rígidas nem pressupõem

comportamentos rigorosos. Através de uma ação sistemática e de avaliação

permanente, contribui-se para dar mais sentido ao percurso. Quando as metas

não são atingidas, deve-se verificar coletivamente quais as possíveis causas e

levantar as ações anteriormente previstas que, eventualmente, ainda não foram

concretizadas. As metas devem ser enumeradas em consonância coma as atividades que serão desenvolvidas durante o período de execução do projeto.

5. DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO – Para que os objetivos e as metas sejam alcançados, determinadas metodologias (estratégias) têm de ser desenvolvidas na prática. Elas emergem da realidade e dizem ao quê, ao como e em que tempo será feito. Trata-se também de prever a disponibilidade de meios (físicos, materiais, humanos e financeiros).

6. RECURSOS – Uma unidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com