TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Político Pedagógico

Casos: Projeto Político Pedagógico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/1/2014  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 2

OS PRINCÍPIOS NORTEADORES DO PROJETO POÍITICO PEDAGÓGICO

Autor (a): Amalia Catarina Petruci de Jesus*

Orientador: Prof. Ms Jussara Isabel Stockmanns**

RESUMO

A educação brasileira não se resume a professor e aluno na sala de aula, ela começa na direção, coordenação e envolve toda comunidade escolar. O presente estudo, através de pesquisa bibliográfica, tem o objetivo de relatar quais são os princípios norteadores do Projeto Politico Pedagógico, que é um documento elaborado por todos os segmentos da escola para guiar a educação dos alunos. Os princípios norteadores do Projeto Político Pedagógico têm por finalidade deixar a construção dele mais clara à direção e docentes, que, anualmente, têm uma grande dificuldade em elaborá-lo. Para começar será retratado um pouco da história do Projeto Político Pedagógico no Brasil, mostrando qual foi à necessidade de criar esse documento, partindo para o conceito e a finalidade do mesmo. Expõe também a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Constituição Federal de 1988 e o que dizem respeito sobre á construção do Projeto Político Pedagógico e seus princípios norteadores. É importante a construção coletiva do Projeto, o que muitas vezes não acontece e é fundamental, pois ele é considerado um plano global, portanto deve envolver todos os segmentos da escola, além do papel essencial que representa na escola e comunidade.

Palavras-chave: projeto politico pedagógico; princípios norteadores; participação coletiva.

Introdução

Projeto Político Pedagógico, o plano global e a base da escola brasileira. Este documento é de suma importância para um bom funcionamento das instituições escolares, pois nele consta todos os dados e ações de uma escola, além de ser um meio de liberdade de expressão da direção, coordenação e do corpo docente. O Projeto Político pedagógico é uma porta que dá direção para a escola e pode levá-la a realizar seus objetivos, contribuindo para uma educação de qualidade.

Fonte: (2012, 10). Princípios Norteadores Do Projeto Político Pedagógico. TrabalhosFeitos.com. Retirado 10, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Princ%C3%ADpios-Norteadores-Do-Projeto-Pol%C3%ADtico-Pedag%C3%B3gico/404187.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com