TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Político Pedagógico

Artigo: Projeto Político Pedagógico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  1.532 Visualizações

Página 1 de 2

6ª ACQA GESTÃO EDUCACIONAL

QUESTÃO 01 - Discutir autonomia da escola é recorrente, pois reflete uma tendência mundial que atualmente faz parte das modernas organizações públicas ou privadas. Aceitar a autonomia e vivenciá-la de fato, implica uma ruptura no modo tradicional de compreender e atuar na realidade, impondo um novo padrão de política, de planejamento e gestão educacionais, tanto do ponto de vista da escola como dos sistemas educacionais (Veiga, 1997).“A autonomia, por sua vez, deve ser vista como um conjunto de possibilidades e limites, ancorados na lei, para fazer valer o processo participativo da comunidade escolar”. (Diretora de escola pública)

Considerando os estudos realizados no roteiro GESTÃO EDUCACIONAL: aspectos conceituais da organização escolar, escreva um texto que aborde a importância da autonomia da escola para o desenvolvimento de seu processo educativo e qual o caminho a seguir para a conquista dessa autonomia.

8ª ACQA O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

QUESTÃO 01 - Analise o fragmento abaixo extraído do capítulo “Planejamento de ensino e avaliação”, de Glaura Paroneto, do livro “O projeto político-pedagógico/Processos históricos da educação brasileira”.

O planejamento não é apenas uma mera formalidade ou um ritual burocrático. Ele precisa ser dinâmico, ativo, ter vida e significado tanto para o docente quanto para o discente... Paulo Freire (1996, p.55), inclusive, diz que: [...] educação é um processo de humanização. Onde há vida, há inacabamento. Mas só entre homens e mulheres, o inacabamento se tornou consciente. Sendo assim, entendemos que o planejamento é um processo de construção e de transformação. Explique o que você compreendeu sobre o fragmento acima.

8ª ACQA PROCESSOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA QUESTÃO 01 - Aponte quatro problemas nas escolas públicas brasileiras que têm suas origens na história da educação (passado).

Justifique sua escolha. Atenção! O professor definiu que esta questão não poderá conter arquivo anexo.

8ª ACQA LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS

QUESTÃO 01 - Na propaganda publicitária do canal Futura, ouvimos o pensamento de Alberto Einstein, “não são as respostas que movem o mundo, são as perguntas”. Explique a relação entre esse pensamento e a pesquisa científica. Justifique a sua resposta com um argumento bem elaborado. Atenção! O professor definiu que esta questão não poderá conter arquivo anexo.

...

Baixar como  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »