TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Político Pedagógico

Trabalho Escolar: Projeto Político Pedagógico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  3.191 Palavras (13 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 13

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Fernanda Breia Dallia do Nascimento

RESUMO

Este artigo tem como proposta analisar a importância da brincadeira na Educação Infantil a partir de pesquisas sobre as funções do lúdico no desenvolvimento social, cognitivo, cultural, afetivo e emocional da criança. O professor como mediador nas atividades dirigidas, lúdicas ou livres. A pesquisa a que se propõe esse registro tem como objetivo compreender a importância do lúdico para o desenvolvimento integral da criança, além de reconhecer a importância das atividades lúdicas no processo de ensino- aprendizagem, mostrar que a brincadeira sempre traz um aprendizado. Para a compreensão teórico-metodológica desta temática, foram realizados estudos bibliográficos e ainda um questionário com professores do Centro Municipal de Educação Infantil. Estudos apontam que a criança quando brinca passa a se expressar melhor, podendo trabalhar problemas psicológicos e de aprendizagem.O brincar na infância e na educação infantil, estimulada pelos professores à criança é pertinente ao próprio desenvolvimento infantil evidenciando modelos construídos em uma determinada sociedade.

Palavras-chave: Bbrincadeira. Educação Infantil. Ddesenvolvimento cognitivo. Professor como mediador.

Introdução

A temática escolhida para a pesquisa foi visando a importanciaimportância do brincar na Educação Infantil, preparar a escola, o educador e o educando a elaborar brincadeiras de forma a estimular o desenvolvimento cognitivo,social, físico e emocional da criança.

Tal proposta aborda a questão do brincar visando o resgate dos valores sociais essenciais incentivando uma relação aberta e positiva com a cultura, visto que hoje em dia a brincadeira é cada vez mais entendida como atividade que, além de promover o desenvolvimento global das crianças, incentiva a interação entre os pares, a resolução construtiva de conflitos, a formação de um cidadão crítico e reflexivo.

Para desenvolvimento deste trabalho, levantamos a seguinte problemática: qual a importância do brincar na educação infantil? Qual o melhor lugar que a brincadeira pode ocupar? Que lugar o educador da educação infantil tem nesta relação? De acordo com os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, educar significa: (...) propiciar situações de cuidados, brincadeiras, aprendizagens orientadas de forma integrada e que possa contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança. (1998, p. 23).

Traçamos os seguintes objetivos: compreender a importância do brincar para o desenvolvimento da criança, além de reconhecer a importância das atividades lúdicas no processo ensino-aprendizagem, bem como averiguar o ponto de vista dos professores de educação infantil sobre a importância do brincar na educação dos alunos.

Pretende-se observar a temática da brincadeira destacando três aspectos: primeiro analisar o conceito da atividade de brincar a partir de autores que a vêem como construída social e culturalmente; segundo, será reforçada a significancia do faz-de-conta para a evolução e o desenvolvimento da criança, sendo vista a brincadeira no ambitoâmbito pedagógico experimentado por crianças em instituições de educação infantil.

Para atingir os objetivos propostos, será analizadoanalisado numa visão psicopedagógica seu desenvolvimento e aprendizagem de forma significativa.

Brincar concede a auto-estima da criança e o convívio de seus pares, possibilitando condições de aprendizagem e de desenvolvimento de capacidades cognitivas. Por meio de jogos a criança adquiri conhecimentos, aprende a agir, produzir e realizar tendo sua curiosidade incentivada e pratica sua autonomia.

As brincadeiras são repletnas de valores, conhecimentos do grupo social ao qual pertence, por isso dizemos que a brincadeira é histórica e socialmente construída. Como alternativa de hipótese se para solucionar ao problema proposto nesta pesquisa propoe-sepropõe-se: jogos e as brincadeiras utilizadas de forma lúdica como recurso pedagógico trazem bom desempenho no processo de ensino e de aprendizagem.

Na Educação Infantil, as crianças compartilham um conjunto de situações regulares em sua forma , que envolvem ações estruturantes para o bem-estar das crianças na escola e para a progressiva construção de valores significativos na interação social, como a autonomia e a cooperação. Propor um espaço para brincar e conviver com os outros, a Educação Infantil destacam a interação com os diversos aspectos da cultura como eixo estruturante da aprendizagem.

Os jogos são instrumentos lúdicos de aprendizagem que de forma agradável e eficaz proporcionam velocidade no processo de mudança de comportamento e aquisição de novos conhecimentos. Aprender jogando é a maneira mais prazerosa, segura e atualizada de ensinar. Desta forma os alunos estão, de maneira lúdica, através de jogos em sala de aula aprendendo de forma diferenciada. Nos dias atuais não vemos mais isto acontecer, pois ninguém mais tem tempo para brincar com seus filhos, o que se vê é cada vez mais um número maior de escolinhas de esportes, escolas de línguas, de computação, de danças, entre outras.

Não há mais como ausentar o lúdico do processo pedagógico, pois ele é o agente de um ambiente motivador e coerente. Ao se separar as crianças do ambiente lúdico estão automaticamente ignorando seus próprios conhecimentos, pois quando a criança entra na escola ela já possui muitas experiências que lhes foram proporcionadas através das brincadeiras e do jogo.

Não devemos negar que a escola tenha também o seu lado sério, o problema é a forma pela qual ela interage com as crianças. O fato de apresentar-se séria não quer dizer que ela deva ser rigorosa e castradora, mas que ela consiga penetrar no mundo infantil para a partir daí, poder desempenhar a sua real função de formadora afetivo intelectual. É necessário que a mesma valorize a seriedade na busca do conhecimento, resgatando o lúdico, o prazer do estudo, sem, contudo reduzir a aprendizagem ao que é apenas prazeroso em si mesmo.

Desenvolvimento

A educação com brincadeiras sempre esteve presente em todas as épocas entre os povos e estudiosos, sendo de grande importância no desenvolvimento do ser humano na educação infantil e na sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com