TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Político Pedagógico

Artigos Científicos: Projeto Político Pedagógico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 2

O PPP do CEMAB representa a busca por novos caminhos para a construção de uma educação básica de qualidade voltada para a formação integral do educando, priorizando a sustentabilidade humana, a diversidade, o exercício da cidadania e os Direitos Humanos. Além de contemplar a formação do aluno pesquisador e reflexivo e a integração das dimensões Cultura, Ciência, Tecnologia e Trabalho ao fazer pedagógico da escola.

O CEMAB tem como desafio organizar uma avaliação voltada para as aprendizagens, que não seja punitiva ou classificatória, mas que possibilite ao professor avaliar o que foi aprendido no plano individual e coletivo, possibilitando identificar dificuldades e potencialidades, e que permita ao aluno analisar sua aprendizagem. Neste sentido, a avaliação é utilizada como um recurso para a compreensão de uma educação voltada para a construção da autonomia do aluno; cidadania; solidariedade e responsabilidade social.

Ainda de acordo com o PPP, a avaliação de aprendizagem segue os seguintes passos: Avaliação diagnóstica: acontecerá no início do ano letivo, ou sempre que o professor julgar necessário.

 Avaliação contínua e integrada ao fazer diário do professor: Este caráter aponta que a avaliação deve ser realizada sempre que possível em situações normais, evitando a exclusividade da rotina artificial das situações de provas, na qual o estudante é “medido” somente naquela situação específica.

 Prova Bimestral: Trata-se das avaliações realizadas visando às várias áreas de capacidades do estudante: cognitiva, motora, de relações interpessoais, de atuação etc., e a situação do estudante nos variados componentes do currículo escolar.

Auto avaliação. A auto avaliação não deve ser caracterizada como uma avaliação que gera nota para o aluno, mas como instrumento que venha a contribuir com o amadurecimento intelectual e social do aluno, além de facilitar para o professor identificar as dificultadas encontradas pelos alunos em determinados conteúdos.

– Quais os instrumentos e procedimentos mais utilizados.

 A observação, registrada, é de grande ajuda para o professor na realização desse processo de avaliação contínua e processual;

 Resolução de problemas- criação de situações problemas, em que o aluno propõe soluções- gera oportunidades de o aluno fazer o vínculo do que é aprendido em sala com seu cotidiano;

 Criação de vídeos, documentários, entrevistas;

 Trabalhos em grupos;

 Dramatizações;

 Avaliação realizada por pares e/ou estudos dirigidos;

 Debates e discussões;

 Produção de textos nos diferentes gêneros;

 Portfólios;

 Criação de blogs;

 Auto avaliação;

 Feiras;

 Confecção de painéis;

 Relatórios de saídas/visitas;

 Oficinas;

 Simulados;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com