TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Político Pedagógico

Exames: Projeto Político Pedagógico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/1/2015  •  870 Palavras (4 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 4

Trabalho Individual

Portifólio

UNOPAR- 1º Semestre/ História

Polo: Nova Friburgo

Aluna : Pâmela Suellen da Silva Barros Werneck Terra

A Importância do Projeto Político Pedagógico para a organização da Escola

Introdução:

O presente texto vem discutir a importância do Projeto Político Pedagógico para a organização escolar como construção coletiva que deve levar em conta a história e culturas de toda comunidade escolar refletindo sua realidade.

Também abordaremos a questão deste projeto se configurar como um direito e dever da escola que é amplamente amparado pela Lei de Diretrizes e Bases, que compõe as leis que regem a escola.

Finalmente falaremos da importância deste projeto para a organização da escola, sendo este um projeto que visa a autonomia escolar frente às demandas apresentadas pelos diversos entes envolvidos.

Desenvolvimento

O Projeto Político Pedagógico tem sido discutido amplamente, não só pelos professores como também pelos pesquisadores, isso se dá devido à grande importância que este projeto tem para a escola e para sua organização.

Historicamente os gregos foram os primeiros a relacionarem o político com o educacional, mas vale ressaltar que política para eles não tinha a mesma conotação que tem hoje.

Podemos dizer que a educação vem sofrendo mudanças ao longo da história, que nesse processo muita coisa foi incorporada e outras deram lugar a propostas inovadoras.

Temos hoje na escola o Projeto Político Pedagógico que vem facilitar e organizar as atividades, sendo um norteador das decisões da instituição.

Pesquisando o conceito de Projeto Político-Pedagógico, encontramos a seguinte explicação:

"É o plano global da instituição. Pode ser entendido como a sistematização, nunca definitiva, de um processo de Planejamento Participativo, que se aperfeiçoa e se concretiza na caminhada, que define claramente o tipo de ação educativa que se quer realizar. É um instrumento teórico-metodológico para a intervenção e mudança darealidade. É um elemento de organização e integração da atividade prática da instituição neste processo detransformação".

Vasconcelos (2004a, p.169)

O Projeto Político Pedagógico é visto como o plano global da escola, já que nele estão contidos: a ideologia, funções, avaliação e as relações que se estabelecem dentro desta. Esse projeto é feito de forma coletiva contando com vários atores em sua elaboração, onde se encontram os desejos da comunidade escolar. Podemos dizer que é ali que estão os objetivos, metas e ações a serem desenvolvidas durante o ano letivo.

"O projeto busca um rumo, uma direção. É uma ação intencional, com um sentido explícito, com um compromisso definido coletivamente. Por isso, todo projeto pedagógico da escola é, também, um projeto político por estar intimamente articulado ao compromisso sociopolítico com os interesses reais e coletivos da população majoritária. É político no sentido de compromisso com a formação do cidadão para um tipo de sociedade. Na dimensão pedagógica reside à possibilidade da efetivação da intencionalidade da escola, que é a formação do cidadão participativo, responsável, compromissado, crítico e criativo. Pedagógico, no sentido de definir as ações educativas e as características necessárias às escolas de cumprirem seus propósitos e sua intencionalidade".

VEIGA (2004, p.13)

Segundo Sousa e Corrêa (apud DAVIS, 2002, p.49): "é preciso pensar o projeto pedagógico como um direito e um dever da escola e como um dos desafios para o avanço na organização do trabalho pedagógico”.

Elaborar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com