TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Político Pedagógico

Monografias: Projeto Político Pedagógico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2015  •  562 Palavras (3 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 3

“Gestor”

1-Sim, A construção do projeto político pedagógico foi feita através de membros da escola, pais, membros do colegiado , enfim, de todos que realmente precisam participar da construção dele.

2-As dificuldades são mais quantitativas que as qualidades. A maior delas é reunir todas as pessoas que devem estar envolvidas e elas terem e compartilharem da mesma opinião. E depois de elaborado, a dificuldade está em todos aplicarem o projeto político pedagógico, sendo que alguns aplicam e outros não.

3-Um dos benefícios é a democratização, um gestor deve ter democracia em suas decisões. Com isso, a convivência a resolução dos problemas na escola ficam mais fáceis de resolver.

Diretora:Vicentina Aparecida Ribeiro Borges

Escola Estadual Pio XII

“Professora”

1-Sim, participei. Dei minhas sugestões a respeito de como fazer uma escola democrática, assim como os demais participantes da reunião da elaboração do projeto político pedagógico.

2-Sim, porque a partir do momento em que temos um projeto político pedagógico à seguir, devemos elaborar nosso plano de ensino baseado no segue as normas dele, com o lema e objetivos da escola, assim como os demais professores também devem seguir.

3-Sim, o projeto político pedagógico é um instrumento fundamental para a vida na escola e um instrumento da autonomia pedagógica e administrativa da nossa escola.

Professor há 22 anos no exercício da docência. Série/nível em que atua como docente :3º.

Professora: Adriana da mota Silva.

Texto

Um bom gestor de qualquer instituição de ensino deve ter um projeto político pedagógico construído à várias mãos, por isso ele é tão importante, ou seja, por toda comunidade escolar.É esse projeto, um plano global da instituição, que implica o processo de elaboração e realização interativa, expressando sua identidade e suas opções.

Ele serve de referencial para as ações de toda a escola e visa à qualidade de todo processo educacional.

A participação na construção do projeto político pedagógico foi um grande avanço, antes era só a direção, hoje, é feito por uma equipe técnica da escola. Participação supõe envolvimento, compromisso, presença, mesmo que transitória.

Quanto mais pessoas envolvidas na sua elaboração, mais democrática ele será, e mais autônomo também.

Essa autonomia é a questão fundamental numa instituição educativa envolvendo quatro dimensões básicas, relacionadas e articuladas entre si: Administrativa, jurídica, financeira e pedagógica.

Essas dimensões implicam direitos e deveres e , principalmente, um ato grau de compromisso e responsabilidade de todos os segmentos da comunidade escolar.

A autonomia administrativa, é a capacidade da escola de elaborar e gerir seus planos, programas e projetos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com