TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Pratica Didática Geral

Casos: Projeto Pratica Didática Geral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  1.731 Palavras (7 Páginas)  •  700 Visualizações

Página 1 de 7

BRUNO FELICIO CARVALHO DE OLIVEIRA – RA 1091987

Licenciatura em Educação Física

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO PROFESSOR QUE ATUA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO

EDUCAÇÃO FÍSICA

DIDÁTICA GERAL

WAGNER MONTANHINI

Buritis 2013

INTRODUÇÃO

Este projeto mostra a forma de trabalho em duas escolas diferentes por professores que atuam na rede publica cada um trabalha com o intuito de desenvolver e formar os discentes sempre atuando na aprendizagem de igualdade e atingindo todos. Ele também mostra brevemente como um professor de educação trabalha no desenvolvimento dos seus alunos.

Com ele pretendo aumentar meu conhecimento sobre a atuação do professor na educação básica alem de confrontar os métodos dos professores que atuam na formação acadêmica para melhorar a capacidade de desenvolvimento, e do papel escolar na educação das crianças, melhorar meu conhecimento a cerca do trabalho e a função do professor na escola, não só como professor de educação física, mas como profissional da educação, compromissado com seu trabalho e sempre aprimorando o conhecimento para oferecer uma boa educação para seus alunos.

DESENVOLVIMENTO

A educação escolar não está somente na mão do professor, mas ela é desenvolvida por todos que trabalham na escola e estão ligados diretamente com o ensino. Vários são os fatores que influenciam na aprendizagem dos alunos entre eles podemos citar os problemas familiares, relacionamentos fora da escola como pode ser observado no filme “ESCRITORES DA LIBERDADE” que mostra a realidade das gangues que interferem diretamente na educação e outros exemplos do cotidiano que fazem parte da convivência escolar. Os caminhos a seguir para atingir os objetivos com êxito formando indivíduos capazes de viver em sociedade, a forma de avaliar o aprendizado e sempre melhorar o desempenho acompanhando a evolução da educação no país é muito difícil e o professor precisa se adaptar sempre.

Ao analisar as respostas das professoras entrevistadas podemos observar em primeiro lugar as diferenças de locais de trabalho onde elas procuram adaptar suas aulas com os espaços e materiais disponíveis, o papel do professor é educar e o aluno ali presente fazendo parte de um processo no qual sua formação é o principal objetivo, pois a escola deve desenvolver capacitar, orientar, construir conhecimento, preparar para a vida em sociedade. Os problemas na educação estão desde o passado interferindo na aprendizagem do aluno, as mudanças que aconteceram durante a história não foram suficientes para dar qualidade ao ensino básico no Brasil. Muitas queixas são feitas quanto à falta de estrutura, os métodos de ensino que muitas vezes fazem com que alunos cheguem com defasagem de ensino e acabam comprometendo o andamento do conteúdo, alem das grandes diferenças culturais devido a grande extensão territorial e a constante migração que acontece no país, onde o professor lida com diversas opiniões e valores devendo planejar muito bem suas aulas. O planejamento é de suma importância, pois o professor que não planeja acaba comprometendo a qualidade da sua aula e não atinge os objetivos entre os quais o de transmitir conhecimento. O aluno chega pronto à escola para aprender e isso não acontece somente em sala de aula, mas dentro da escola, o aprendizado esta desde o comportamento e a forma de dialogo que existe entre a direção professor, pais e demais funcionários.

O país sofre com mudanças sociais, econômicas e políticas e o professor neste contexto necessita aprimorar sempre seu conhecimento para propiciar aos alunos um ensino de qualidade, as diferentes teorias de ensino muitas vezes vão de encontro a essas mudanças e sofrem forte influencias externas como a mídia e movimentos sociais como os ‘MASCARADOS” que se infiltram nas manifestações pelo país para praticar vandalismo e destruir o patrimônio publico, o professor tem que mostrar as diferenças neste tipo de situação para não haver um entendimento distorcido e afetar o aprendizado do estudante tornando-o um adulto com problemas com a sociedade.

A educação evoluiu como também as tecnologias hoje tudo está tornando-se supérfluo, sendo necessário o conhecimento por parte do professor da realidade e como ministrar os conteúdos de forma dinâmica e agradável, transformando a aula em um aprendizado prazeroso. O professor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com