TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Pratica Pedagogica

Trabalho Universitário: Projeto Pratica Pedagogica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  2.107 Palavras (9 Páginas)  •  1.038 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO.

Durante toda uma perspectiva histórica a Educação física vem sendo usada como um instrumento ideológico e de manipulação. Antigamente esse tipo de educação estava vinculado às instituições militares e a classe média, visando à educação de corpo, evidenciando uma estrutura física saudável e equilibrada. Além disso, com o crescimento de escravos no país a educação física era muito associada com a educação sexual, pois naquela época as pessoas tinham que manter a “pureza” e a espécie da raça branca. Passado um tempo a educação física passou a ser usado como um instrumento para fortalecer e melhorar a qualidade do trabalhador. Por fim na Década de 40 a 60 tentou-se tornar a educação física como um instrumento curricular nas escolas.

“Após 1964, a educação física foi considerada como uma atividade prática que visava o desempenho físico e técnico do aluno” (GUIMARÃES, 2001).

O presente projeto “O papel do Professor de Educação Física na Construção de Valores no Ensino Fundamental” tratará da importância do professor de educação física na construção moral da criança ou adolescente que cursa o ensino fundamental, enfatizando não somente o mesmo como um indivíduo que ensina as práticas e habilidades de um esporte, mas que colabora para o desenvolvimento moral e intelectual e social do jovem a partir de uma relação efetiva entre aluno e professor e outros responsáveis pela coordenação pedagógica.

O processo de formação de atitudes e valores é algo lento e não é transposto mecanicamente tal como de proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o cotidiano. Ao contrário, exige também um processo lento de transformação de atitudes do próprio professor (GUIMARÃES, 2001).

A partir dessa concepção é possível compreender que o indivíduo (aluno) constrói suas ideias, valores e mitos conforme sua relação com o outro, nesse caso, a escola é uma grande responsável por esse desenvolvimento, desde os responsáveis aos alunos, pois todos participarão dessa relação social.

“O educador na sua prática, quer queira quer não, é um veiculador de valores. É nesse sentido que reside a ligação da forma de ensino com seu conteúdo” (GUIMARÃES, 2001).

2 PROBLEMA

Qual o papel do professor de Educação Física para construção de valores de alunos do ensino fundamental?

3 HIPÓTESE

O papel do professor de Educação Física no processo de construções do aluno de ensino fundamental é ensinar e estabelecer meios que interfiram no processo de construção de valores, ideais e conceitos dados a partir principalmente das atitudes e concepções do próprio professor. Ele é o responsável por essa construção, pois é quem domina de técnicas, teorias e métodos específicos de ensino e quem participa e fundamenta a relação do aluno com a sociedade.

4 JUSTIFICATIVA:

A Educação Física comparada com as outras disciplinas tem a mesma importância das demais, pois ela proporciona maior desenvolvimento das forças físicas, psíquicas, morais, cívicas e sociais. Esta pesquisa tem por objetivo de estudo analisar o papel do professor de Educação Física na formação de valores sociais no Ensino Fundamental II, porém com a interação social, permite ao indivíduo maior interação na sociedade. Assim o aluno poderá usufruir com maior facilidade dos processos sociais cabíveis ao exercício da cidadania.

Segundo os PCN’s (1997), o trabalho desenvolvido pelo professor de Educação Física no ambiente escolar é fundamental para o desenvolvimento integral do aluno, pois possibilita aos alunos, a oportunidade de desenvolver habilidades corporais e de participar de atividades culturais, como: jogos, esportes, lutas, ginástica e dança, com finalidade de lazer, expressão de sentimentos, afetos e emoções. Além disso, a Educação Física, se bem planejada, com conteúdos pertinentes a cada faixa etária, correta e bem aplicada, proporciona ricas experiências, como valores, habilidades e vivências sociais e ainda auxilia no controle emocional e no bem-estar dos seus participantes. E isso requer convívio democrático, para que haja intercâmbio constante de experiências entre todos os envolvidos no processo, dentro e fora da escola.

Assim sendo, o referido projeto tem a vocação de colocar o futuro professor de Educação Física em contato com sua área de atuação profissional para que possa atenuar para os entraves e as possibilidades nela existente.

Para tanto, no final dessa estadia na escola será construído um relatório com os pontos positivos e negativos observados pelo grupo de acadêmicos pesquisadores.

5 OBJETIVOS:

5.1 GERAL

• Analisar o papel do professor nas aulas de Educação Física para o desenvolvimento social dos alunos da Escola Estadual Maria Carmelita do Carmo.

5.2 ESPECÍFICOS

• Verificar de que forma acontece a socialização dos alunos nas aulas Educação Física;

• Identificar quais os valores sociais são construídos por meio das práticas corporais;

• Conhecer as estratégias utilizadas pelo professor para desenvolvimento de suas aulas.

6 REFERENCIAL TEÓRICO

6.1 OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II SEGUNDO OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS – PCNs

O Ministério da Educação e do Desporto, através da Secretaria de Ensino Fundamental, mobilizou a partir de 1994 um grupo de pesquisadores e professores no sentido de elaborar os Parâmetros Curriculares Nacionais. Em 1997, foram lançados os documentos referentes aos 1º e 2º ciclos (1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental) e no de 1998 os relativos aos 3º e 4º ciclos (5ª a 8ª séries), incluindo um documento específico para a área de Educação Física (DARIDO, et al, 2001).

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) os objetivos gerais da Educação Física no ensino fundamental é que os alunos sejam capazes de:

Buscando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com