TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto: Socialização

Pesquisas Acadêmicas: Projeto: Socialização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  809 Palavras (4 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 4

PROJETO : SOCIALIZAÇÃO

OBJETIVOS:

- GERAL:

 Desenvolver o prazer pela vinda à escola conduzindo às crianças nesta nova etapa, com atividades pedagógicas e recreativas que atendam o processo de retorno às aulas e que estimule o seu interesse , participação e sua socialização.

- ESPECÍFICOS:

 Proporcionar um ambiente agradável e acolhedor, visando o bem-estar da criança;

 Desenvolver atividades que permitam às crianças conhecerem e interagirem entre si, professores e funcionários.

 Familiarizar a criança ao espaço escolar e sua rotina;

 Que a criança sinta-se a vontade para manifestar suas emoções e necessidades.

1º DIA :

Desenvolvimento :

• Apresentação da professora , dos alunos , dos novos colegas;

• Promover uma discussão sobre as férias;

• Discutir sobre sonhos, desejos e planos para o novo ano escolar;

• Apresentar propostas almejadas;

Dinâmica: DINÂMICA DO CORAÇÃO

OBJETIVO

A)Compartilhar,

b) Desejar para o outro aquilo que você

prefere para você (NO CASO O TRATAMENTO )

c)Maior integração do grupo.

D) Reflexão

e) Diminuir a timidez

*Preparar um coração em tamanho bem grande , feito em cartolina branca como fundo e o coração feito com papel colorido ( vermelho) colado no meio do cartaz.

Cole o cartaz no quadro , coloque uma música de fundo e faça uma declaração sobre o coração.Pode ser um poema , um texto, uma parábola ou mesmo algumas palavras falando poeticamente sobre esse órgão.Sobre a sensibilidades das pessoas, onde é que sentimos as emoções, as alegrias e as tristezas e como palavras ásperas e mal tratos nos fazem sofrer.

PRIMEIRO MOMENTO

Pegue dois pincéis de cores diferentes e dê para 02 alunos . Peça para eles irem até o quadro e escrever dentro do coração com apenas uma palavra , algo POSITIVO , que ele acredita ser bom para o bom andamento da classe durante o ano ( Exemplo - amor, compreensão, serenidade, atenção, cortesia, ouvir, carinho, etc) e no lado fora , onde está o retângulo , com apenas uma palavra , algo NEGATIVO (desprezo, mentira, falsidade, enganação, etc ). O ideal é que todos possam ir ao quadro, pode ser , um para escrever uma palavra positiva , o outro uma palavra negativa e assim por diante.

PROFESSOR - Imagine que você entra em uma loja para comprar e que você seja recebido com ( use as palavras negativas, que eles escreveram), com desrespeito, desprezo, sem atenção, etc... Você voltaria ou compraria nessa loja ? ( abrir uma discussão )

Mas , se na loja você fosse Atendido com atenção, paciência, carinho, etc......(USANDO AS PALAVRAS DO CORAÇAO, POSITIVAS) , você compraria nessa loja? Por quê? ( abrir discussão )

SEGUNDO MOMENTO

Coloque uma música e entregue para cada aluno um coração menor (faça de cores diferentes, bem bonitinhos, parecendo um cartãozinho ), e peça que cada um escreva a maneira como quer ser tratado pelos colegas e pela professora durante todo o ano e o que é que ele (a) fará para ser tratado assim.

Depois , deixe que ,de pé em círculo , eles troquem os corações algumas vezes, que leiam o tratamento que cada colega espera receber durante todo o ano.

TERCEIRO MOMENTO –

Voltar aos seus lugares e cada um deverá escolher uma das formas de tratamento escrita no seu coração e ler em voz alta.

A professora deverá então abrir uma discussão sobre a dinâmica e sobre tudo o que foi proposto nos corações de cada um e a forma como cada um sugeriu para alcançar seus objetivos.

QUARTO MOMENTO -

Montar juntamente com os alunos um mural, expondo nele, o coração maior cercado pelos menores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com