TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Surfando Ideias

Projeto de pesquisa: Projeto Surfando Ideias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.925 Palavras (16 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 16

1. APRESENTAÇÃO

É inegável que a existência de situações conflitantes, que coloquem as pessoas em situações indefinidas, umas perante as outras, diante de pretensões sobre bens da vida, é motivo de angustia e tensão, manifestando-se assim como fator de sofrimento e infelicidade.

A eliminação de conflitos, restaurando e definindo situações de segurança, é algo fundamental para as pessoas e para a vida em sociedade. Essa eliminação é importante perceber, podendo ser alcançada por diversos caminhos. Atualmente tornou-se inadmissível pensarmos em estradas prontas ou alguém que nos mostre o caminho, uma vez que antes a responsabilidade nas soluções das situações conflituosas ficavam concentradas nas mãos do Poder Público, no entanto a experiência demonstrou ser este um caminho oneroso e lento, insuficientes para garantia de situações preventivas e pacificadoras.

Sendo assim não podemos cruzar os braços diante de uma realidade que necessita de medidas urgentes e que diretamente afetam nossa comunidade e a escola, muitas vezes causando danos irreversíveis da sua cidadania.

A sociedade é composta de pessoas diferentes entre si, não somente em função de suas personalidades singulares, como também relativamente a categorias ou grupos. A diversidade tem como implicação uma multiplicidade de comportamentos e relações o guarda a possibilidade de enriquecimento das pessoas envolvidas. Entretanto, a par da riqueza decorrente da diversidade existem preconceitos e discriminações, o que resulta freqüentemente em conflitos e violência. A atitude preconceituosa está na direção oposta do que se requer para a existência de uma sociedade justa.

A comunidade que estamos direcionando este projeto , na praia do Quintão, é o retrato fiel destas desigualdades, o que causa uma grande inquietação enquanto educadores e principalmente cidadãos conscientes de sua responsabilidade social em buscar soluções práticas para que haja uma diminuição considerável dos fatores de risco hoje tão presentes nesta comunidade, onde há famílias marginalizadas, desestruturadas no âmbito socioeconômico e psico social ocorrendo muitas mulheres,crianças e adolescentes vítima de violência e uso de drogas dos pais e até mesmo filhos. Enfim falta de condições básica para sobrevivência.

Acreditamos que a soma de esforços faz a diferença na busca de soluções concretas.Na busca da capitação de recursos para a execução deste projeto, estamos otimistas na formação da parceria com a Petrobras, sempre focada para a construção de um Brasil melhor, sendo nossa parceira em outros projetos tão relevantes em nosso município.

Os recursos serão utilizados na estruturação do prédio descrito posteriormente, assim com na contratação de uma equipe multidisciplinar formada por professores, psicopedagogos, psicólogo,nutricionista e monitores.

Estenderemos nossa parceria com algumas instituições locais como: Clube de mães e Associação de Pescadores deste distrito, bem como as secretarias municipais que funcionaram como colaboradores na execução desta idéia.

Com todo este envolvimento , acreditamos que poderemos estabelecer o verdadeiro sentido de cidadania, como participação criativa na construção da cultura e da história, possa ganhar efetivamente seu sentido. As relações entre os indivíduos devem estar sustentadas por atitudes de respeito mútuo, diálogo, solidariedade e justiça.

Para este projeto serão necessários R$ 167.132,18 para dez meses de realização (de maio de 2010 a fevereiro de 2011)

2. JUSTIFICATIVA PARA O PROJETO:

No Município de Palmares do Sul, o Projeto Surfando Idéias será voltado para o Distrito de Quintão , zona de praia, onde observa-se uma área de vulnerabilidade social. Para conhecermos melhor o contexto preocupante em que Quintão está inserido, faremos uma síntese precisa da realidade cotidiana, onde a população oscila em grande proporção nos meses considerados de verão.

Temos neste distrito a Escola Municipal de Ensino Fundamental Bento Gonçalves , a qual atende uma clientela de 575 alunos e está localizada na Rua Bispo Sardinha, 798, Centro, Distrito do Quintão.

No início do ano letivo, nota-se que estes alunos, não na sua totalidade, mas uma parte considerável, trazem para a escola algum tipo de alimentação (lanche) mesmo tendo alimentação escolar servida. Já a partir de maio, ficando em estado crítico de Junho a Agosto período caracterizado pela estação de inverno, a merenda escolar necessita ter sua quantidade duplicada, pois a mesma torna-se a única refeição diária de um grande percentual da clientela de alunos.

Devido também a vulnerabilidade social, estas crianças e adolescentes conseqüentemente acabam apresentando muitos problemas,como envolvimento em pequenos furtos, uso de drogas das mais diferenciadas, com aumento preocupante de uso de crack, depredação de residências particulares, assim como do prédio da escola, muitas vezes com agressão física, entre os colegas e outra pessoas inseridas na comunidade escolar, e como já foi constatado no ano de 2008, a presença de “armas brancas” como facas e outros objetos cortantes dentro da escola, tornando este espaço inseguro, onde com certeza deveria ser o contrário, um espaço educacional onde os processos de aprendizagens ocorressem de forma tranqüila e segura para que nossos alunos alcançassem seus objetivos com mais tranqüilidade e eficácia.

Salientando-se desta forma, a relevância do Projeto Surfando Idéias, que além de vir de encontro com a urgência de melhoria desta realidade, servirá de instrumento de proteção e desenvolvimento, promovendo ações que vão possibilitar o cuidado integral destas crianças e adolescentes, trabalhando suas potencialidades, capacidades, habilidades por meio de oficinas pedagógicas, que terão teor educativo e inclusivo, bem como proporcionar o atendimento por uma equipe multidisciplinar, a eles e a suas famílias possibilitando assim o acesso ao direito da cidadania, pois resultados satisfatórios como aproveitamento do tempo ocioso desta clientela melhora na convivência social e nas relações interpessoais e principalmente o aumento da auto estima, já pode ser observado quando nossa escola foi contemplada com o Projeto “Imagem”, tendo como apoio da Fundação Maurício S. Sobrinho, no ano de 2000, a partir de um Projeto maior lançado pela rede Globo, em todo País “ Amigos de Escola” e em 2008 tivemos o Projeto “Agora é Hora” apoiado pela Petrobras.

3. HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO EXECUTORA

O município

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com