TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO RECICLAGEM: PLANTE ESSA IDEIA

Por:   •  30/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.927 Palavras (8 Páginas)  •  544 Visualizações

Página 1 de 8

PROJETO RECICLAGEM: PLANTE ESSA IDEIA

ÁGUA BOA- MT

AGOSTO/2013

PROJETO RECICLAGEM: PLANTE ESSA IDEIA

Projeto realizado pela professora Viviane Thais Souza Silva, juntamente com os alunos do 6º, 7º, 8º e 9º  anos da Escola Municipal do Campo Jandira.

ÁGUA BOA-MT

AGOSTO/2013

SUMÁRIO

SÍNTESE DO PROJETO RECICLAGEM PLANTE ESSA IDEIA................................................. 4 OBJETIVO.......................................................................................................................... 5 OBJETIVO GERAL .............................................................................................................. 5 OBJETIVOS ESPECÍFICOS .................................................................................................. 5 CONTEXTUALIZAÇÃO ....................................................................................................... 5 JUSTIFICATIVA .................................................................................................................. 6 METODOLOGIA ................................................................................................................ 7 RESULTADOS .................................................................................................................. 10 AVALIAÇÃO .................................................................................................................... 12 BIBLIOGRAFIA ................................................................................................................ 14 ANEXO A- ATIVIDADES PRÁTICAS NO ECO WEB ............................................................ 15 ANEXO B- REPORTAGENS ECO WEB .............................................................................. 17 ANEXO C-  CERTIFICADOS DO PRÊMIOS DO ECO .......................................................... 23 ANEXO D- FOLDER DO PROJETO ECO W........................................................................ 25 ANEXO E- BLOCO COM PRODUÇÕES DE ALUNOS......................................................... 26 ANEXO F- DVD COM VÍDEOS E REPORTAGENS .................. ..........................................26  

SÍNTESE

Segundo Skinner os jovens são o recurso natural mais importante de uma nação, e o desenvolvimento desse recurso é tributado à educação. Mas de que forma podemos desenvolver nossos jovens?! No cenário atual da nossa educação esse desafio é cada vez maior, a escola deve ser um local agradável que estimule a aprendizagem, nossos alunos passam muito tempo na escola e devemos motivá-los a buscar o conhecimento e construí-lo a cada dia. E esse conhecimento deve ser a chave para transformar nossa sociedade.

Mas ao pensar em motivação o que nos vem a cabeça?! A etimologia da palavra “ motivação” está no latim, moveres, que significa mover. Woolfolk ( 2000, p. 326) define motivação como “ [...] um estado interior que estimula, direciona  e mantém o comportamento”. Pensando dessa forma devemos nos indagar que move nossos jovens, o que os fazem buscar o conhecimento. Segundo Jean Piaget, a principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe. A partir desta constatação é que trabalhamos com diferentes tecnologias. A ideia é que os alunos – nativos digitais – se sintam motivados e interessados em participar cada vez mais dos processos de aprendizagem.

O conhecimento não pode ser algo frio, pronto, devemos indagar questionar nossos alunos incentivando que eles busquem se sintam interessados. E desenvolver esse projeto se mostrou uma ótima estratégia, buscar a interação da tecnologia com a reciclagem. Fazendo com que nossos jovens possam se tornem cidadãos críticos, capazes de formar opinião construtiva e bem articulada. Buscando a conscientização de nossa sociedade, entendendo dessa forma seus papeis, papel esse que não pode ser substituído nem repassado, apenas deve ser motivado que cada um faça sua parte.  

OBJETIVOS  

OBJETIVO GERAL  

O Projeto “Reciclagem Plante essa ideia” busca trabalhar a conscientização de nossos jovens em relação a nossa responsabilidade na busca do consumo consciente. Trabalhando a partir de matérias primas que geralmente seriam descartadas. Buscando uma sociedade igualitária e capaz de buscar o desenvolvimento sustentável.

Mostrar aos alunos que nós cidadãos do campo temos um papel especial na continuidade e melhora de nossos lugares.

O objetivo do Projeto “ RECICLAGEM: PLANTE ESSA IDEIA”  vai além de buscar a reciclagem em si, mas na formação de um cidadão ético que preza o local de onde veio e que procura melhora-lo através do conhecimento construído em seu desenvolvimento escolar.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS  

- Utilizar as TICs como mais uma ferramenta para ajudar a sensibilizar as pessoas da importância de agir de forma sustentável para a preservação e conservação ambiental dos diferentes ecossistemas. - Facilitar o aprendizado dos alunos com dificuldades de aprendizagem

- Mapear os impactos ambientais do assentamento onde a escola está localizada.

- Conscientização em relação ao tempo de decomposição os materiais que geralmente utilizamos.

- Destino correto do lixo.

- Produção de artesanato a partir de materiais recicláveis.

 

CONTEXTUALIZAÇÃO  

O Projeto de Assentamento Jandira esta situado a 100 km do município de Água Boa, no Mato Grosso, bioma cerrado. Nossa região vem se desenvolvendo em um ritmo acelerado, e o desmatamento muito vem nos preocupando, grandes áreas são abertas para formação de pastagens e lavouras de soja e milho. Buscar a conscientização da sociedade é um trabalho necessário, porem difícil.

A ESCOLA MUNICIPAL DO CAMPO JANDIRA foi fundada no ano de 2010 com um numero bem pequeno de alunos e com desafios grandiosos, assumir seu papel como formadora de cidadãos do campo que se orgulhassem desse posto; tarefa árdua e contínua.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (405.6 Kb)   docx (163.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com