TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pré Projeto de TCC - Estruturação e Ideias

Por:   •  15/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.049 Palavras (5 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 5

PRÉ-PROJETO DE TCC

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO

FACULDADE DE LETRAS ESTRANGEIRAS MODERNAS

TEMA:

« PARIS ET BUENOS BAIRES COMME LIEU VÉCU DANS LA MUSIQUE».  

ALUNO:

THAINÁ OLIVEIRA CHEMELO

Belém – PA

2016

THAINÁ OLIVEIRA CHEMELO

TEMA:

« PARIS ET BUENOS AIRES COMME LIEU VÉCU DANS LA MUSIQUE».

                                                                     

Pré-projeto de Trabalho de Conclusão de Curso apresentado na Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas como requisito básico para a conclusão do curso de Licenciatura em Francês.

ORIENTADOR:

PROF(a): Cristiane Marques Machado

Belém – PA

2016

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO ......................................
  1. JUSTIFICATIVA..................................................................................................
  1. OBJETIVOS..........................................................................................................
  1. GERAL..............................................................................................................
  2. ESPECÍFICOS...................................................................................................
  1. METODOLOGIA DE PESQUISA E PARTE TEÓRICA..............................................................................................................
  1. CRONOGRAMA...................................................................................................
  1. REFÊRENCIAS.....................................................................................................
  1. INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO

Durante muitos anos, Paris e Buenos Aires foram alvos de homenagem em todos os setores artísticos: literatura, música, arte, cinema...

Partindo do desafio de estudar a teoria criada por Yi-Fu Tuan, na tentativa de definir esse sentimento topofílico, à luz da Geografia Humanística, a análise das letras de músicas que homenageiam essas duas cidades se tornou interessante do ponto de vista de pesquisa – só de músicas que homenageiam Paris, encontrei mais de 250!

Escolhi a música para ser o objeto de estudo da minha monografia. A análise se torna importante para determinar, à luz da teoria do espaço vivido recentemente estudada pela Geografia Humanística e da teoria topofílica de Tuan, como cada artista escolhido percebe a cidade em que vive. Os significados, significações e as experiências vivenciadas pelo artista naquele “lugar vivido” – especificadamente Paris e Buenos Aires – dão corpo à este trabalho de análise de letras de músicas famosas, tendo como base teórica – entre outras – sempre a Geografia Humanística.  Essa mesma – Geografia Humanística -  abordando de maneira diferente da Geografia Tradicional que nós conhecemos, aquela que aprendemos na escola. Aqui o objetivo não é estudar o solo ou a hidrografia dessas cidades – apesar de serem citados durante o trabalho – mas sim, estudar e analisar aquilo que não se vê, que não se toca, o abstrato e o mistério presente nessa relação ser humano/lugar.

  1. JUSTIFICATIVA:

Além de uma justificativa pessoal, afinal consigo ter a leitura de um “outsider” e de um “insider” (TUAN, 1983) ao mesmo tempo. Vivi durante dois anos em Buenos Aires, o que me permite ter a visão/percepção parecida com a de um nativo, ao passo que nunca estive em Paris, dessa forma, me transformo em uma completa forasteira, uma estrangeira.  A justificativa é quase inteira pessoal mas ao mesmo tempo a vontade de “engrossar o caldo” das pesquisas nessa área de estudo do espaço vivido e dos sentidos, principalmente oriundas do sul do país, utilizando da análise de músicas que homenageiam duas cidades aparentemente diferentes, localizadas em continentes diferentes e afastados mas que possuem muitas similaridades, principalmente se olharmos do ponto de vista dos artistas. Não importa qual a sua cidade natal ou aquela que você escolheu viver, o sentimento de tratamento desse lugar como ente querido (CORRÊA, 2001) não se modifica.

  1. OBJETIVOS

O objetivo central é analisar as letras das músicas homenageando Paris e Buenos Aires, definindo esse espaço geográfico e mostrando a sua transformação, através da análise, de espaço para um lugar vivido. O objetivo é literário, a pesquisa é pura literatura, até mesmo com um toque de abstração. Não há abordagem prática e nem contato com pessoas para o bom transcurso do trabalho.

Para alcançar o objetivo central, é preciso alcançar primeiramente os objetivos específicos. Fomentar bastante bem a explicação da parte teórica: “As Geografias: Tradicional, Cultural e Humanística”; primeiro capítulo, seguido por um segundo capítulo para a explicação da teoria de Yi-Fu Tuan, as definições de visitante versus nativo, a fenomenologia e os cinco sentidos do corpo humano. Para só de essa maneira chegarmos ao objetivo principal, no terceiro capítulo, que é a análise dessas músicas baseando-se em toda a teoria apresentada nos dois primeiros capítulos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (169.2 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com