TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Sustentável

Dissertações: Projeto Sustentável. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/6/2014  •  623 Palavras (3 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 3

1)Qual é o problema que se propõe a resolver? Problema do desperdício de copos descartáveis no restaurante universitário (RU).

2) Como esse problema foi identificado? Detalhe os procedimentos adotados. Esse problema foi identificado pela observação do fluxo de pessoas nos horários de movimento, constatando o alto desperdício de copos plásticos.

3) É um problema para quem? E para quem não é? É um problema para toda população limeirense, mas, principalmente, para a natureza. Em curto prazo, para os produtores de tal material, é benéfico. Porém, para gerações futuras, como por exemplo, seu parentes, causará um problema ambiental no qual eles terão que enfrentar.

4) O que o problema tem de social? O que tem de técnico? Como ambas as

dimensões se relacionam? Social tem que afeta todas as classes sociais, devido ao sistema capitalista, onde predomina a lógica neoliberal, produzir mais para vender mais é o objetivo principal. Como problema técnico, esse atual sistema que visa o desenvolvimento, que nas palavras de Porto Gonçalves, é a dominação da natureza, fazendo das técnicas utilizadas, destruidora da natureza. Elas se relacionam por meio das consequências, que devido as técnicas utilizadas, a sociedade que sofre.

5) Quais aspectos foram considerados na elaboração do projeto? O projeto é acabar com os copos plásticos e, consequentemente, com o desperdício exacerbado. Portanto, os aspectos considerados foram:

eliminar de vez as distribuição de copos plásticos, dessa forma, forçando indiretamente o aluno a levar uma caneca para o RU;

dados da propria Empresa Junior da FCA, como, por exemplo, saem três sacos de lixo lotados com apenas copos plásticos, os alunos em seus 4 anos de formação utilizam, em media, dois mil copos e, se contarmos com todos os alunos nesse período, são utilizaodos 3.686.400 milhões de copos plasticos, oque equivale a 9% da área de um aterro sanitário;

outros dados que fortalcem o projeto foram retirados da Sabesp, Ciclo de Vida das Embalagens no Brasil, de Renata Valt (Thesaurus Editora), Beverage Marketing Corporation, Proconve, dizendo:

COPO

• Para suprir sua mítica necessidade diária de 2 litros de água, uma pessoa precisaria consumir 16 copinhos de 125 mililitros por dia, quase 6 mil por ano. Ainda que fabricar os copos consuma 100 litros de água, eles servirão 730 litros – 732 em anos bissextos.

• Mas a fabricação das embalagens provoca a emissão de 4,6 quilos de CO2 e outros gases responsáveis pelo aquecimento global. Só nos EUA, a fabricação, o transporte e a reciclagem de embalagens produzem gases de efeito estufa equivalentes aos de uma frota de 1,3 milhão de carros durante um ano.

• Por fim, cada copinho demora pelo menos 100 anos para se decompor.

CANECA

• Lavar uma caneca de 200 mililitros por 5 segundos gasta 500 mililitros de água.

• Logo, se os tais 2 litros por dia forem bebidos nessa caneca, será necessário lavar o copo 8 vezes, gastando quase 4 litros diários de água.

• Ao longo de um ano, essa atividade terá consumido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com