TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Teatro Para Educação Infantil

Monografias: Projeto Teatro Para Educação Infantil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  738 Palavras (3 Páginas)  •  6.441 Visualizações

Página 1 de 3

Projeto: O espetáculo vai começar: “Abram as cortinas” - Brincando de fazer teatro na educação infantil.

Justificativa:

As crianças aprendem através de imitação, contato, interação com outras crianças, estímulos do professor, e também, por meio de por meio de brincadeiras, podendo ser de faz de conta, jogos, recreações livres, entre outras. Sendo assim, passei junto a minha assistente de sala a observar quais eram as principais brincadeiras realizadas pelos alunos dentro da escola. Como resultado, verificamos que entre as brincadeiras preferidas pelos pequenos temos o parque onde eles gostam de se divertir livremente sem a necessidade da indução de um professor e as brincadeiras de faz de conta, principalmente ao chegarem à brinquedoteca, onde vestem algumas fantasias disponíveis e outros adereços, no entanto, não podem brincar com todas as vestimentas, devido estas serem reservadas para as apresentações teatrais da escola que ocorrem todas as sextas-feiras, servindo a brinquedoteca apenas como um local para guardar estas roupas, uma vez que a escola não dispõe de um espaço apropriado para isto. Além disto, os pequenos, ao estarem no momento da sala de vídeo ou da apresentação do teatro na escola, ficam sempre dizendo que são alguns dos personagens das histórias o que provoca muitas vezes conflitos quando todos querem ser o mesmo personagem. Por isso ao termos conhecimento desses fatos, resolvemos desenvolver um projeto que traga mais vivacidade as brincadeiras de interpretação dos pequenos e façam eles aprenderem brincando.

Problemática: Como o mundo teatral pode ajudar as crianças a se desenvolverem psicologicamente e fisicamente?

Desenvolvimento:

Infelizmente, muitas escolas infantis de origem públicas brasileiras não detêm ou utilizam alguns recursos educacionais existentes em muitas escolas de países desenvolvidos, como, aulas de música com instrumentos, dança e teatro, sendo muitas vezes ministradas por professores formados nas respectivamente áreas citadas. Entretanto a falta destes especialistas e a escassez destes recursos nas escolas brasileiras não retiram o gosto das crianças por esse mundo artístico. Sendo assim, diante do desafio de não sermos de não sermos professoras de teatro, não possuirmos muitos meios materiais como: fantasias, cenários, figurinos, adereços e enfeites; iremos trabalhar com um projeto envolvendo o teatro, adaptando as dificuldades e tentar desenvolver o projeto com a apresentação de algumas peças de teatro feitas com os alunos, apresentação de teatro de bonecos na sala de aula, construção de alguns personagens com materiais variados, leitura de histórias para eles depois interpretarem rapidamente e construção de uma maquete de um teatro de papelão com os alunos, etc.

Recursos:

• Fantasias;

• Fantoches;

• Construção de personagens;

• Recortes e colagens direcionados para as peças teatrais;

• Desenhos e pinturas de personagens;

• Exploração de atividades sistemáticas com embasamento nas obras, etc.

Objetivo geral:

A partir do mundo teatral, temos como objetivo fazer com que os infantes venham conhecer diversas histórias infantis como também desenvolver capacidades corporais pela gesticulação dos personagens e psicológicas a partir da análise do comportamento certo ou errado das figuras dramáticas.

Objetivos Específicos:

Linguagem

• Estimular a linguagem através da interpretação teatral;

• Explorar o entendimento textual perante as passagens das cenas apresentadas;

• Ampliar a oralidade e enriquecer o vocabulário;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com