TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Tia Sandra

Artigo: Projeto Tia Sandra. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  550 Palavras (3 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 3

2014

PODOLOGIA CLÍNICA EM PÉS DIABÉTICOS

Nome: Sandra Maria de Sousa

R.A: 20384051

Turma: IA3

Correlação Entre os Índices de Dedo-Braquial e Tornozelo-Braço em Pacientes com Diabetes Mellitus Tipo 2

A doença arterial periférica é uma das complicações da diabetes tipo mellitus 2.

Sua etiologia arteriosclerótica indica que o paciente tem um risco cardiovascular elevado, mas também é um fator de risco para pés diabéticos, a metade das amputações não traumáticas no mundo ocidental praticada em pacientes diabéticos e PA tem um papel chave na maior parte dos casos.

O índice tornozelo- braquial (ITB) para diagnosticar a doença quando o paciente é assintomático e é um bom método de diagnóstico de AP. ITB conecta sistólica pressão arterial braquial (PAS) com PAS no tornozelo e é um fator prognóstico para a doença cardiovascular e amputação.

Embora os grandes especialistas aconselham a determinação PAS em pacientes com suspeita de calcificação arterial, especialmente diabéticos, há muito poucos estudos publicados que revelam a aplicabilidade e desempenho de tal recomendação.

Possuímos três objetivos: atender a prevalência de patológico IDB em um grupo de pacientes com DM2, saber a correlação entre o IDB e a ITB em pacientes interesses e determinar a partir de que valor deve ser considerado patológico IDB.

Foi realizada varredura em 175 pacientes diabéticos tipo 2 e 2 membros, como cada um deles foram considerados independentes, num total de 350 estudo extremidades.al examinaram a relação entre o ITB e do IDB uma correlação linear positiva foi observada (r = 0,395, p <0,001).

Analisando a correlação apenas para os 30 membros calcificadas (ABI> 1,40) também observou uma correlação linear, mas neste caso foi negativo (r = 0,452, p = 0,012).

A diferença média entre o ITB e do IDB em 350 membros estudada foi de 0,40 (0,22) e uma tendência ascendente significativa na diferença entre os 3 grupos de ITB, observado no grupo de pacientes com calcificação arterial a diferença foi significativamente maior do que em pacientes sem calcificação (0,74-0,37 para patológico calcificada + normais, p <0,001).

Em 30 membros da ITB não pode realizar diagnóstico, descobriram que os valores superiores ou iguais a 1,40 e, portanto, foi impossível conhecer o estado intraluminal das artérias, comparar ITB e IDB.

Com o conhecimento que temos, pode-se afirmar que a ABI fornece informações das artérias de grande e médio calibre e estariam mais relacionados ao risco cardiovascular do paciente, e o IDB fornece informações dos pequenos vasos da microcirculação em pacientes diabéticos seria mais relacionada com a etiologia de pé diabético.

Em resumo, podemos concluir que a técnica é rápida, simples e barata e fornece muita informação, especialmente em pacientes que suspeitamos calcificação da camada média arterial, e também naqueles com pés de risco ou apresentem úlceras.

Nossa recomendação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com