TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Pesquisa: Sistema Automatizado Separador de Resíduos Recicláveis

Por:   •  22/8/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.086 Palavras (5 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 5

SENAI

Curso de Automação Industrial

Modalidade: EAD

Unidade: Betim

Projeto de Pesquisa

Sistema Automatizado Separador de Resíduos Recicláveis

Betim / MG

2017

SENAI

Curso de Automação Industrial

Modalidade: EAD

Unidade: Betim

Deiverson Fabiano dos Santos

Projeto de Pesquisa

Sistema Automatizado Separador de Resíduos Recicláveis

Projeto  pesquisa apresentado ao Curso Técnico em Automação Industrial – SENAI Betim, para fins de nota parcial no módulo I.

Professor Orientador: Maurício Marçal da Silva Silva

Betim / MG

2017

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.............................................................................................04

JUSTIFICATIVA----------------------------------------------------------------------------05

CONTEXTO HISTÓRICO DA AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL---------------------06

TIPOS DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL-----------------------------------------------06

SISTEMA AUTOMATIZADO SEPARADOR DE RECICLÁVEIS-----------------07

CONSIDERAÇÕES FINAIS----------------------------------------------------------------08

REFERÊNCIAS--------------------------------------------------------------------------------09


INTRODUÇÃO

Este projeto de pesquisa foi desenvolvido pelo aluno do 1º módulo do Curso Técnico de automação industrial, na unidade Betim. Tem como objetivo apresentar um tema muito prático, importante e inovador: O Sistema Automatizado Separador de Resíduos Recicláveis.

Cabe ressaltar, que a reciclagem promove muitos benefícios tanto para o meio ambiente, quanto para as pessoas (únicas responsáveis pelo acúmulo de lixo no planeta). Dentre eles podemos citar: a prevenção e a diminuição de risco na saúde,  nos impactos ambientais e  na exploração de recursos naturais. Além disso, possui como vantagens econômicas a economia de recursos naturais, a diminuição de gastos, na limpeza urbana, no tratamento de doenças, no controle da poluição, na construção de aterros santários, na remediação de áreas degradadas, com a energia elétrica e a geração de empregos, tanto para a população não – qualificada, quanto para o setor industrial.

A metodologia utilizada deu-se por meio de pesquisa bibliográfica e conhecimento empírico da questão em pauta.

JUSTIFICATIVA

O Sistema Automatizado Separador de Resíduos Recicláveis é uma máquina de extrema importância, e porque não dizer uma das mais relevantes. Seu funcionamento é totalmente automatizado, ela realiza a separação dos resíduos por meio do controlador lógico programável (CLP).

O sistema utiliza eletroímã [1]e sensores para identificação de diversos materiais tais como: papel, metal, vidro, plástico, alumínio e tretra pak. Sendo que o equipamento é capaz de separar os resíduos sem que haja a interferência do ser humano, evitando assim que o mesmo fique exposto aos riscos biológicos, doenças e ferimentos. Além disso, ela realiza todo o processo de forma rápida e eficiente com redução de custos para a empresa.

O técnico de automação coloca informações no painel de comando para realizar a separação de determinado material e a máquina separa os resíduos e os conduz para os espaços pré-definidos, nos quais os mesmos serão realocados para empresas de beneficiamento dos materiais.

CONTEXTO HISTÓRICO DA AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

A automação industrial proporcionou ao mundo ótimos resultados, sendo que mais evidentes nas linhas de produção industrial e uma maneira mais ágil de solucionar os problemas enfrentados nas mesmas.

O surgimento da automação no Brasil é recente em comparação com outros países desenvolvidos. Um grande impulsionador foi a implantação dos Controladores Lógicos Programáveis (CLP), que substituíram centenas de relés[2]. Os CLP tem a função de absorver as informações dos sensores, os quais convertem sinais físicos, como nível de água, pressão, velocidade em sinais analógicos ou digitais, além de gerenciamento de atuadores, como partida e parada de motores ou fechamento de válvula.

TIPOS DE AUTOMAÇÃO

A automação rígida consiste em uma linha de produção fixa, na qual é necessária remodelar todo o sistema produtivo quando se deseja alterar o produto na linha de produção, sendo indicado para a produção em larga escala de determinado produto.

No que diz respeito a automação flexível, ela é utililizada em linhas de produção que necessitam da fabricação de diversos produtos, no mesmo processo produtivo, porém em uma  escala menor em relação a automação rígida.

Por último, a automação programável é empregada em pequenos volumes que necessitam de constantes mudanças na linha de produção que demanda  apenas a repogramação dos equipamentos para a produção de um novo produto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (124.2 Kb)   docx (563.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com