TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Rede de Dados de Comunicação

Por:   •  29/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.372 Palavras (10 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 10

UNIP- Universidade Paulista

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

PROJETO DE REDES E DADOS DE COMUNICAÇÃO-

Empresa Mercadus

Jacson Cristiano dos Santos

Novo Hamburgo

2015


Jacson Cristiano dos Santos

PROJETO DE REDES E DADOS DE COMUNICAÇÃO-

Empresa Mercadus

Monografia apresentada como exigência para obtenção do grau de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UNIP- Universidade Paulista.

Orientador: Diego

Novo Hamburgo

2015

RESUMO

A fim de expandir sua rede de dados, a empresa Mercadus solicitou um projeto de rede de dados de comunicação que consiste em: Aumento de hosts com possibilidades de crescimento de 15% em 3 anos , camada TCP/IP, a topologia adotada será a estrela, proporcionando maior flexibilidade a rede. A internet será desenvolvida com conteúdo joomla, assim ficara mais dinâmica. Terá também servidores de banco de dados. Cabo de par trançado, serão usados cabos de UTP com padrão Fast Ethernet categoria 4, e cabos de fibra óptica, também utilizaremos a tecnologia de cabo de fibra óptica, será utilizado fibra óptica com quatro par de fibras. Ligar a rede interna a rede externa através dos roteadores. Os switches irão segmentar a rede, dividindo a rede em  sub-rede. A rede de dados contara também com uma rede elétrica, para proteger os equipamentos de variação de tensão. Com base nos aspectos citados a cima, vejamos o projeto a seguir.

Palavras-chave: Rede, Dados, Empresa.


ABSTRACT

In order to expand its data network , the company requested a Mercadus project data communication network consisting of: Hosts with increased possibilities for growth of 15 % in three years , layer TCP / IP , the topology adopted will be the star , providing greater flexibility to the network. The internet will be developed with joomla content, so had been more dynamic . Also have database servers. Twisted pair cable , will be used with Fast Ethernet UTP cable category 4 standard, and fiber optic cables , will also use the technology of optical fiber cable , optical fiber is used with four fiber pair.

Connect the internal network to the external network through the routers . The switches will segment the network , dividing the network into subnet. The data network also counted on an electrical network to protect equipment from voltage variation. Based on the aspects mentioned above , consider the following project .

Keywords: Network, data, company.


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 TOPOLOGIA        

3 INTERNET        

4 ESTAÇÃO DO TRABALHO        

5 SERVIDORES        

6 REDUNDÂNCIA        

7 CABEAMENTO E CONECTORIZAÇÃO        

8 SWITCHES        

9 REDE ELÉTRICA        

10 PROTOCOLO        

11 SEGURANÇA        

12 IMPLANTAÇÃO        

13 TESTES        

14 CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        


1 INTRODUÇÃO

Este projeto consiste na implementação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, para solucionar os problemas que a empresa Mercadus, de Campinas vem enfrentando.

O projeto irá fazer todo o projeto de implantação de uma rede de dados juntamente com um projeto logico e jurídico para solucionar estes problemas.

Iremos abordar as disciplinas de Rede de Dados e Comunicação, Ética e Legislação Profissional, Matemática para Computação e Metodologia Cientifica.

A seguir veremos as decisões tomadas e as práticas abordadas.


2 TOPOLOGIA

Será adotada a topologia estrela, seguindo os padrões Fast Ethernet.

Será utilizado cabo de par trançado UTP categoria 5e.

O cabeamento da rede será guiado através de eletro calha e chegaram ate os switches em forma de cascata .

Os cabos serão dos computadores ao Patch Panel destes aos switches por Patch Cord 1,5 e 2,5, localizados nos rscks de cada sala.

Na sala dos servidores os cabos chegaram ao Patch Panel antes de serem conectados ao switch e serão interligados por Patch Cord 1,5 e 2,5 m poupando o desgaste das portas dos switches.

A entidade contará com roteadores espalhados pelo prédio, afim de que os usuários possa se conectar a internet sem a necessidade de cabos, utilizando seus notebooks e dispositivos pessoais.

Topologia Física da Rede

A topologia física em estrela vai proporcionar maior flexibilidade a rede, pois, possibilidade de segmentação da rede, em sub-redes contribui para um melhor controle e distribuição de tráfego.

Ao isolar o trafego nos segmentos o desempenho da rede aumenta prevê facilidade de manutenção em caso de falhas entre a porta do switch e a estação de trabalho.

A distribuição da rede, foi através de nós, primários e secundários. Os nós foram ligados através de um cabo vertical (backbone) de fibra óptica, segmentado a rede em outras sub-redes.

Tecnologias Utilizadas

Cabeamento estruturado, (Cabo UTP, Patch Panel,Patch Cord)

Backbone (Fibra Optica)

Cascata em Switches

Rede Wireless (Roteadores)

Topologia Lógica

A topologia lógica também será estrela, pois os switches na rede têm a capacidade de analisar o cabeçalho de endereçamento dos pacotes de dados, enviando os dados diretamente ao destino, sem replicar desnecessariamente para todas as suas portas. Na comunicação, a origem envia os dados para o dispositivo central, que os encaminha somente para o destino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (119.8 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com