TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Sustentabilidade “Uso Consciente na Casa da Gente”

Pesquisas Acadêmicas: Projeto de Sustentabilidade “Uso Consciente na Casa da Gente”. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.582 Palavras (7 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 7

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Ariely Waldileny Amoroso ............................ RA: 4997021131

Carlos Alberto de Almeida ............................ RA: 6891513761

Carlos Eduardo Jofre dos Santos ............................ RA: 6275274694

Ismael Carvalho da Silva ............................ RA: 6275246684

Sara Inácio do Nascimento ............................ RA: 6448225075

Talita Nunes de Almeida ............................ RA: 6659414732

Tamires Gonçalves dos Santos Guimarães ............................ RA: 6891512119

Projeto de Sustentabilidade

“Uso Consciente na Casa da Gente”

Faculdade Anhanguera de Taubaté – Unidade 1

2013

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Projeto de Sustentabilidade

“Uso Consciente na Casa da Gente”

Projeto de Sustentabilidade desenvolvido na disciplina Responsabilidade Social e Meio Ambiente apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do professor-tutor Antônio Lopes.

Faculdade Anhanguera de Taubaté – Unidade 1

2013

1 - PROJETO DE SUSTENTABILIDADE

“USO CONSCIENTE NA CASA DA GENTE”

Baseado no desafio proposto pela Atividade Colaborativa da disciplina Responsabilidade Social e Meio Ambiente nossa equipe estará trabalhando com o tema: o uso consciente da água em residências, por meio do projeto “Uso Consciente na Casa da Gente”. Neste caso, estaremos trabalhando com o grupo familiar de cada integrante que compõe nossa equipe.

2 - SITUAÇÃO PROBLEMA

Os estudos e pesquisas do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD – apontam para o desperdício mundial, médio, de 1.500 km³ de água, anualmente. Essa água que, infelizmente “jogamos fora” poderia ser consumida com mais respeito e ainda ser muito bem reaproveitada para a produção de energia ou irrigação, por exemplo. Nos países em desenvolvimento, o estrago é ainda maior, haja vista que 80% da água potável são tratadas de forma incorreta.

Infelizmente, a falta de consciência e a visão hipócrita do desperdício desenfreado, por parte da sociedade, em resposta ao pagamento de impostos provoca um aumento nos custos do tratamento da água e até mesmo da qualidade com que esta chega até nossas torneiras.

Este estilo de vida egoísta gera um impacto ao ecossistema e as suas comunidades, que em alguns casos gera transtornos e expõe algumas pessoas e suas famílias a situações de calamidade e doenças.

Com base nisso decidimos trabalhar no uso consciente da água dentro das residências dos integrantes de nossa equipe, confrontando dados e relatando experiências neste processo.

3 - PÚBLICO ALVO

São nosso público-alvo os integrantes da equipe e suas famílias.

3.1 - CONDIÇÕES DE VIDA

Nosso público apresenta as seguintes características: moradores da zona urbana de cidades do Vale do Paraíba. Tem a disposição o saneamento básico adequado (tratamento de água e esgoto, coleta de lixo, calçamento e vias asfaltadas).

3.2 - DESAFIOS

Acreditamos que modificar a consciência atual para uma sustentável seja um dos grandes desafios a serem vencidos. De acordo com o que temos estudado nesta disciplina, a modificação da dimensão cultural é uma das mais complicadas por tratar-se de anos no uso desenfreado e inconsciente dos recursos naturais disponíveis.

4 - JUSTIFICATIVA

O projeto “Uso Consciente na Casa da Gente” irá proporcionar uma mudança significativa no estilo de vida das famílias dos integrantes de nossa equipe. Baseado nisto acreditamos que a diminuição do desperdício da água irá propiciar a diminuição de custos referentes à utilização deste recurso, além da geração de uma consciência sustentável que pode vir a ser implantada nas residências próximas por meio da propagação do referido projeto.

5 – OBJETIVOS

5.1 – OBJETIVO GERAL

Conscientizar o núcleo familiar dos integrantes de nossa equipe sobre o uso dos recursos naturais disponíveis, neste caso a água.

5.2 - OBJETIVO ESPECÍFICO

• divulgar as consequências do desperdício dos recursos naturais;

• reaproveitar a água pluvial e utilizada para lavar roupas em outros setores da residência;

• reduzir os custos com a conta de água;

• propagar a proposta do projeto junto a comunidade em que esta família está inserida por meio da propaganda “boca a boca”.

5.3 - PÚBLICO ALVO

Integrantes de nossa equipe e suas famílias.

6 - METAS

Objetivos Específicos Metas

Divulgar as consequências do desperdício dos recursos naturais Apresentar, por meio de folhetos/flyers com infográficos, os malefícios decorrentes do uso desenfreado dos recursos naturais.

Reaproveitar a água pluvial e a utilizada para lavar roupas em outros setores da residência Utilização de tambores para a coleta e armazenamento de forma correta, evitando a proliferação de insetos, por exemplo, o aedes aegypti (agente transmissor da Dengue)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com