TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Sustentabilidade E Valores Humanos

Ensaios: Projeto Sustentabilidade E Valores Humanos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/2/2015  •  1.233 Palavras (5 Páginas)  •  1.003 Visualizações

Página 1 de 5

Apresentação

Este projeto justifica-se pela busca da valorização do ser humano, resgatando a importância dos valores, como tendência para o bem, que devem ser ensinadas e partilhadas pela família, sociedade e pela escola também. A sociedade, da qual fazemos parte, preza o individualismo ou a massificação da sociedade. Por isso, com esse projeto, pretendemos motivar nos alunos uma autocrítica e uma reavaliação de situações comuns no dia-a-dia que dificultam a convivência harmoniosa entre as pessoas. E procuraremos conscientizar que sentimentos como bondade, amizade, fraternidade, amor são essenciais para se recriar um mundo melhor.

Tem por finalidade promover a construção de uma cidadania sadia, crítica, comparativa e consciente no educando, tornando-os participativos como cidadãos ativos na busca de uma melhor educação social.

Trabalhar valores é algo que não é visível e imediato. Os valores se constroem no convívio com o outro, nas ações do dia-a-dia, e, nós, educadores, precisamos, além de dedicar a atenção a determinados valores no momento e na hora certa, assumir esse compromisso com o coração e com a ação. É fundamental planejarmos atividades específicas para refletir junto aos alunos sobre o comportamento humano, sem apontar o defeito do outro, e oportunizarmos que cada um se "olhe" e se expresse, trazendo exemplos de situações vividas para uma discussão. Isso é agir em prol do bem-comum, é papel que cabe a cada um de nós. Acredita-se numa sociedade mais humana e justa, sem preconceitos, em que os cidadãos atuem compromissados com o bem comum.

Com base no tema valores será realizado neste Cmei um projeto que se estabelece nas diretrizes técnicas, artísticas e interpessoais. O foco principal é o desenvolvimento do cognitivo e pessoal das crianças, no social e no individual, para que esses contemplem a importância do respeito mútuo. Com as atividades de trabalho em equipe que serão realizadas no decorrer do ano as crianças poderão incorporar ao seu cotidiano atitudes conscientes. Como B. F. Skinner revela, em várias passagens, sobre a confiança no planejamento da educação se baseando em uma ciência do comportamento humano, como possibilidade de evolução da cultura e aprendizado.

Delimitação do Tema

Criar dentro do campo artístico e físico, artifícios que envolvam as crianças enquanto aprendem a importância do ato de trabalhar em equipe, do respeito, dos valores, da importância da sustentabilidade. Durante o ano serão realizados trabalhos coletivos com o intuito de desenvolver os valores individuais e coletivos.

Problema de pesquisa

Há muito anos alguém escolheu um modelo de ser humano a ser seguido e ninguém questionou. Esse modelo esta nos levando a uma devastação tremenda do planeta e da sociedade. Como já esta encravada em nossa conduta moral o desrespeito com o próximo e com a natureza se torna uma difícil batalha para incentivar e trabalhar o tema proposto. Porém a necessidade de mudarmos essa visão de mundo é o foco do projeto, por que não criar a partir de coisas que já existe? A arte trabalha percepção de uma maneira até terapêutica, coletiva ou não, com criação e renovação de coisas e associada à educação física o trabalho cognitivo e motor, poderá ser, aprimorado de acordo com o desenvolvimento de cada criança. De acordo com Piaget “cada fase de desenvolvimento apresenta características e possibilidades de crescimento da maturação ou de aquisições”. Criatividade e curiosidade são o que levará este projeto a seguir junto às crianças, que sempre são questionadoras e curiosas com o novo e o desconhecido, os trabalhos que surgirão revelarão o quão importante é trabalhar a socialização e o trabalho em grupo. Novas questões se levantarão e propostas novas surgirão, a pesquisa não será restrita e se desdobrará seguindo esse tema não perdendo o foco.

Justificativa

Resgatar os valores morais e culturais que parecem adormecidos ou esquecidos em prol de uma modernidade sem limites, materialista, que tira do jovem o direito de sonhar, ter esperança e acreditar em uma perspectiva de vida, onde haja uma convivência pacifica e harmoniosa, começando pela relação família, comunidade e escola. Possibilitar uma alteração positiva no pensamento daqueles que poderão cuidar dos recursos naturais e sociais de todos.

Com o incentivo das psicologias esse projeto desenvolve-se no intuito de trabalhar o período simbólico e intuitivo das crianças em uma busca de conhecimento do qual elas anseiam e precisam, para uma contemplação no ato da socialização e uma incorporação de atitudes sustentáveis que se revelarão enquanto trabalham o ato de brincar, que é a atividade principal na vida da criança.

Através da brincadeira a criança atribui sentido ao seu mundo e se apropria de conhecimentos que vão ajudá-la a agir no meio que se encontra. Assim, o resgate dos valores, das brincadeiras, jogos e cantigas de roda proporcionarão a criança reconhecer mais do que sua própria cultura.

Objetivos

• Desenvolver reflexões sobre ações corriqueiras.

• Despertar para mudança de atitudes.

• Aprender pequenos gestos de boas maneiras, como cumprimentar e desculpar-se.

• Adotar atitudes de valorização das amizades.

• Fazer com que os alunos assumam responsabilidades, sem ter medo, fazendo-os pensar e ser críticos.

• Desenvolver o espírito de colaboração em casa ou na escola, por si mesmas, adquirindo responsabilidade.

• Transformar os alunos em agentes transmissores e multiplicadores de valores, tanto com a família, quanto com os amigos.

• Valorização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com