TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Educacional - Uso De Drogas

Pesquisas Acadêmicas: Projeto Educacional - Uso De Drogas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  2.898 Palavras (12 Páginas)  •  534 Visualizações

Página 1 de 12

ESCOLA MUNICIPAL RAMIRO JÚLIO DA PAIXÃO

Curso de prevenção ao Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas 2012/2013

Cursistas participantes: Antonísio Souza dos Santos

Nayara Cardoso de Oliveira

Rita Rejane Oliveira Rodrigues

Tutora: Mônica Aparecida Chaves

Nome da atividade: Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas – CHEGA DE DROGAS EU QUERO É VIVER

Município: Santo Estevão

Estado: Bahia

Culminância: Segundo bimestre 2013

CHEGA DE DROGAS EU QUERO É VIVER!

SUMARIO

1. INTRODUÇÃO

1.1. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA RAMIRO JÚLIO DA PAIXÃO

1.2. PERFIL DOS ESTUDANTES

1.3. PERFIL DA COMUNIDADE DE ENTORNO

1.4. INTERAÇÃO ESCOLA - COMUNIDADE

1.5. CARACTERIZAÇÃO DO USO DE DROGAS NA ESCOLA RAMIRO JÚLIO DA PAIXÃO

1.6. FATORES DE PROTEÇÃO E DE RISCO

QUADRO DE FATORES DE PROTEÇÃO E FATORES DE RISCO

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

3. OBJETIVOS

3.1. OBJETIVO GERAL

3.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

3.2. DEFINIÇÃO DOS SUJEITOS

4. METODOLOGIA

4.1. PÚBLICO-ALVO

4.2. RECURSOS HUMANOS

4.3. RECURSOS FÍSICOS E MATERIAIS

4.4. CRONOGRAMA

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. INTRODUÇÃO

1.1. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA RAMIRO JÚLIO DA PAIXÃO

A Escola Ramiro Júlio da Paixão foi fundada no ano de 1952, e funcionava em uma residência. Somente no ano de 1983 é que a escola ganhou sede própria. Está localizada no povoado de Caatinguinha, zona rural do município de Santo Estevão, Bahia. A instituição atende aos níveis de Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II. Conta no presente com 303 alunos distribuídos nos três níveis de estudo. Funciona sob a direção da Prof.ª Nilda Cruz Cerqueira, sendo o corpo docente composto por 16 professores, em grande maioria por profissionais temporários.

A escola é dotada da seguinte infraestrutura: diretoria/secretária, sala de professores (a sala de professores possui computadores, armários individuais, estantes e todo o material necessário para a realização da atividade complementar), 07 salas de aulas (bem amplas, com boa iluminação, forradas, bastante ventiladas, quadro branco), cantina (a cantina é ampla com piso e paredes revestidos de cerâmica, deposito para alimentos, fogão, geladeira e freezer em perfeito estado de funcionamento e conservação, vestimenta adequada para as merendeiras e mão de obra treinada para a confecção da merenda), almoxarifado, 03 banheiros.

A manutenção e a conservação das instalações físicas são feitas com recursos da Prefeitura Municipal. Esta escola dispõe de um datashow, mapas, globos, livros didáticos e paradidáticos, jogos, entre outros recursos.

A escola tem como missão contribuir para melhoria do processo ensino - aprendizagem, numa gestão colegiada, favorecendo o ingresso do educando no mundo do trabalho e sua atuação crítica e participativa na sociedade. E tem como visão de futuro tornar uma instituição educacional de referência pela qualidade do ensino ministrado, valorizando os profissionais que nela atuam atendendo os anseios da comunidade escolar, tornando-as capazes de serem sujeitos agentes e transformadores da sociedade. A escola prioriza o respeito mútuo, educa para solidariedade, ética, justiça e compromisso, objetivando um ensino de qualidade.

1.2. PERFIL DOS ESTUDANTES

Os estudantes da Escola Ramiro Júlio da Paixão são, na sua maioria, pessoas simples que vivem em condições de moradia razoável, possuindo casos de moradia em situação de precariedade. Alguns alunos apresentam envolvimento com drogas lícitas, como o álcool, porém o número de alunos com envolvimento com drogas ilícitas é pequeno. No entanto, a escola precisa se preocupar com essa questão, uma vez que, as drogas se apresentam como um universo encantador para os adolescentes.

Os alunos matriculados na escola possuem entre 04 a 30 anos, por ser uma escola rural, enfrentamos problemas no que tange a questão idade-série. A maioria dos alunos destoa nesse sentido. Por isso, os educadores precisam repensar sua prática a todo o momento com o fito de atingir ao público variado.

No contexto escolar, temos com uma das maiores dificuldades enfrentadas pelo corpo docente a questão do desinteresse dos alunos atrelado à indisciplina. Fato, que podemos atribuir em parte há certa desestruturação familiar, não havendo a questão do respeito e do ensinamento dos valores morais e humanos, pois muitos alunos convivem em famílias que apresentam esse problema.

1.3. PERFIL DA COMUNIDADE DE ENTORNO

A comunidade de entorno da Escola Ramiro Júlio da Paixão é composta de famílias com renda média em torno de 1 a 1, 5 salário mínimo, a maioria das construções é de alvenaria e com bom padrão estético.

Na área de saúde existe um Posto de Saúde que funciona para casos simples, os casos de emergência são levados para a sede. O saneamento básico restringe-se ao abastecimento com água tratada, não há coleta de lixo e também não há esgotamento sanitário nem tão pouco aterro sanitário.

1.4. INTERAÇÃO ESCOLA - COMUNIDADE

A parceria entre escola e comunidade é indispensável para uma Educação de qualidade e depende de uma boa relação entre familiares, gestores, professores, funcionários e estudantes.

Nesse sentido a Escola Ramiro busca sempre o envolvimento dos pais e da comunidade no processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com