TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de integração

Projeto de pesquisa: Projeto de integração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.830 Palavras (8 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 8

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

EAD PERNAMBUCO

CURSO TÉCNICO EM BIBLIOTECA

Ana Lúcia de Souza Cruz

Projeto integrador

Atividade módulo de preservação e conservação de matérias e atendimento ao público sobre a orientação da Professora Márcia Cristina de Miranda Lyra para obtenção de nota final das competências

Floresta

2013

Projeto integrador

Questão 01

O gestor bibliotecário é responsável por gerenciar a unidade de informação, e o seus objetivos e metas são voltados para atender as expectativas dos usuários, gerenciar os recursos humano, ou seja, as pessoas que compõem a sua equipe, fazendo com que estejam motivados e abertos ao desenvolvimento, a fim de responder as expectativas de trabalho e inovações do seu cotidiano.

Para o gestor como profissional de informação é fundamental saber administra os conflitos sendo coerente, ético e criativo, grande parte das vezes uma conversa sincera, respeitosa e objetiva evitará a repetição do ocorrido, desde que as causas sejam tratadas.

O profissional de informação precisa se comunicar de forma clara e direta, saber escutar e discutir ideias, são inúmeros os fatores que podem influenciar o surgimento de conflitos dentro das instituições e empresa, não só apenas as questões relacionadas ao trabalho ou a estrutura organizacional,as diferenças individuais,os diversos níveis de competência interpessoal as diferentes visões de mundo,e levando em conta a importância de sabre que todos tem opiniões diferentes,argumentos diferentes,portanto saber ouvir o que os outros transmitem é fundamental para o sucesso da empresa.

Dentro de uma unidade de informação o gestor bibliotecário deve esta atento as ameaças que os documentos em suporte não eletrônico sofrem, essas ameaças atuam também sobre os documentos digitais. Tal como o papel se desintegra com o passar dos anos, a informação gravada na superfície metálica magnetizada dos dispositivos de armazenamento mais largamente utilizados, pode também tornar-se irrecuperável. A temperatura, umidade e nível de poluiição do ar nos ambientes dos arquivos devem ser controlados, assim como nos ambientes de armazenamento das mídias digitais. Todos os tipos de suportes estão sujeitos a fungos, traças, ratos, pelas catástrofes naturais como inundações, terremotos, incêndios e pelo o uso indevido dos usuários.

Para garantir o acesso continuo da informação é necessário que haja transferência periódica para outros suportes ou a conversão para outros formatos ou sistemas. O maior problema da preservação dos dados digitais não é a fragilidade dos suportes de armazenamento e sim a rápida mudança de tecnologias. Não basta garantir a sobrevivência e longevidade das mídias, é necessário garantir que as informações possam ser recuperadas e entendidas.

O CD-ROM e DVD o PEN DRIVE são mais estáveis, porém no futuro pode não haver dispositivos de leitura. Depende de um equipamento para prover acesso á informação neles registradas, portanto a durabilidade do documento eletrônico esta ainda condicionada á expectativa de vida dos sistemas de acesso, e por tanto, é imprescindível a migração periódica dos acervos digitais para tecnologias atualizadas, isso independente do suporte á ser preservado é imprescindível à elaboração de um programa de planejamento de preservação com informações abrangentes que identifiquem os problemas e as causas e que possam estabelecer de forma eficaz as prioridades a serem implantadas.

A conservação e preservação do acervo em suporte de papel requer atenção especial para os principais fatores externo que causam a degradação que são a humidade, temperatura, luz, poluição atmosférica, insetos, roedores, fungos e bactérias.

Questão 02

Hoje a biblioteca para atingir as finalidades e as necessidades de seus clientes deve ter objetivos bem definidos, bom acervos, acesso remoto na obtenção da informação pessoal capacitado e suficiente, equipamentos e matérias necessárias para oferecer serviços com qualidade aos seus usuários.

È necessário adotar atitudes de rapidez no atendimento, nos serviços de empréstimos de livros, na disponibilização de documentos de difícil acesso no menor tempo possível, gerando assim, economia de tempo e material. Isso faz com que alcançamos o Maximo de rendimento com o mínimo de desperdício te tempo, utilizando regras que facilitam a atuação do bibliotecário.

É importante o bibliotecário conhecer os seus usuários e identificar as principais necessidades de informação e assim direcionar os serviços para melhor atender o cliente, um bom atendimento é composto de sinergia entre as partes envolvidas, é precisa sabre ouvir e compreender as necessidades dos nossos usuários, transmitindo segurança, confiança e credibilidade.

O profissional da informação precisa estar atento ás rápidas mudanças pela qual passa a sociedade e desenvolver competências profissionais que lhe permitam oferecer serviço confiáveis e de qualidade aos usuários da informação.

O profissional atual deve conhecer diversas áreas, ser qualificado, ser criativo na resolução de problemas, estar preparado para trabalhar em equipe, ter controle emocional, enfim, apresentar um diferencial que o destaque entre tantos outros no mercado de trabalho.

Por esta razão é de suma importância investir em si mesmo, trabalhar sua imagem, postura e marca profissional para a obtenção de sucesso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com