TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto pedagógico político

Projeto de pesquisa: Projeto pedagógico político. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.523 Palavras (11 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 11

Projeto Político Pedagógico

Geverson De Moura

Resumo: O objetivo desse trabalho e esclarecer e a importância do projeto político pedagógico, sua construção e de suma importância para uma escola funcionar com eficiência e qualidade no ensino oferecido para as crianças. O PPP é o norteador de todo o trabalho que a escola venha a ter como meta para seu sucesso. Sua construção deve ser coletiva e participativa por todos os envolvidos na praticas educativas. Por isso precisa ser elaborado com a finalidade de atender as necessidades de alunos professores pais e funcionários norteando assim as praticas escolares.

Palavra chave: Projeto Político Pedagógico.

Introdução

O Projeto Político Pedagógico das escolas de santa Catarina devem estar amparadas na Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional – LDB Lei n° 9394/96. A Lei do sistema estadual de educação, lei n° 170/98. Já a resolução 017/99 do CEE/ SC ( Conselho Estadual de Educação) que estabelece as diretrizes para a elaboração do Projeto Político Pedagógico.

O Projeto Político-Pedagógico (ou Projeto educativo) é o plano global da instituição. Pode ser entendido como a sistematização, nunca definitiva, de um processo de Planejamento Participativo, que se aperfeiçoa e se concretiza na caminhada, que define claramente o tipo de ação educativa que se quer realizar. É um instrumento teórico para a intervenção e mudanças da realidade. É um elemento de organização e integração da atividade pratica da instituição nesse processo de transformação. ( Vasconcelo, 2000. p169).

Todo o PPP deve ser fruto da participação efetiva de professores, pais, representantes de alunos os (grêmios estudantis) APP Associação Pais e Professores, conselhos deliberativos e direção. Sendo atualizado constantemente, para que se torne uma proposta democrática dentro das escolas, ajudando há mesma a desempenhar sua função levando em conta crenças, condições, conhecimentos da comunidade escolar na qual esta inserido constituindo um compromisso de todos os membros de uma comunidade escolar.

O projeto pedagógico exige profunda reflexão sobre as finalidades da escola assim como a explicitação de seu papel social e a clara definição de caminhos, formas operacionais e ações a serem empreendidas por todos os envolvidos com o processo educativo. Seu processo de construção aglutinara crenças, convicções, conhecimento da comunidade escolar, do contexto social e científico, constituindo-se em compromisso político e pedagógico coletivo. Ele precisa ser concebido com base nas diferenças existentes entre seus autores, sejam eles professores, equipe técnica-administrativa, pais alunos e representantes da comunidade local. E portanto friuto de reflexão e intervenção. (Veiga, 2001 p09).

No PPP é muito importante ter em mãos o diagnostico da escola, onde esta inserida qual sua clientela, classe social religiões para desenvolver um trabalho eficaz no processo ensino aprendizagem, sendo construído e vivenciado por todos os setores envolvido da escolas. O PPP busca dar um rumo a escola, apresentando alternativas em seus problemas apontando caminhos para uma educação democrática transformado a realidade e dando perspectivas de um futuro promissor aos seus envolvidos.

Político e pedagógico têm assim uma significância indissociável. Neste sentido é que se deve considerar o projeto político-pedagogico como um processo permanente de reflexão e discussão dos problemas da escola, na busca de alternativas viáveis á efetivação de sua intencionalidade que não é descrita ou constatativa, mas é constitutiva. Por outro lado, propicia a vivencia democrática necessária para a participação de todos os membros da comunidade escolar e o exercício da cidadania. Pode parecer complicada, mas trata-se de uma relação recíproca entre a dimensão política e a dimensão pedagógica da escola.

É importante no PPP deixar claro o papel da escola, bem como instigar o ser humano a desenvolver se e realizar-se como um ser critico, participativo e ético na busca constante da apropriação produção e socialização do conhecimento de forma consciente estabelecendo relações coletivas na busca de uma sociedade mais igualitária que lhes possibilite interagir de forma consciente na construção de sua história.

A escola tem que pensar o que pretende, do ponto de vista político e pedagógico. Há um alvo por ser atingido pela escola: a produção e a socialização do conhecimento, das ciências, das letras, das artes, da políticas e da tecnologia, para que o aluno possa compreender a realidade socioeconômico. Político e cultural, tornando-se capaz de participar do processo de construção da sociedade. ( VEIGAS. 2001, p25.)

O PPP situa o homem como centro de todas as relações e, conseqüentemente como agente de sua própria educação, cabendo a escola possibilitar os meios para que o ser humano possa compreender o que ele é, o que ele faz, e o que poderia fazerem em determinado momento para transformar a sua própria existência.

Como sujeito de uma sociedade e do contexto educacional, o ser humano, através de sua formação deve desenvolver competência e habilidade necessária para poder interagir na sociedade, sendo um ser transformador construtor do conhecimento dotado de uma consciência social, idealista, com principio e honestidade, justiça criatividade, perseverança, humildade, humanidade, autenticidade com consciência de sua identidade e com capacidade de liderar, inovador e transformador.

Neste contexto o ser humano é compreendido na proposta curricular de SC como um processo continuo de transformação e ação sobre seu meio.

Para a Proposta Curricular de Santa Catarina, o ser humano e entendido como social e histórico. No seu âmbito teórico, isto significa ser resultado de um processo histórico, conduzido pelo próprio homem essa compreensão não consegue se dar em raciocínio lineares. Somente com um esforço dialético é possível entender que os seres humanos fazem a historia, ao mesmo tempo que determinados por ela.somente a compreensão da historia com elaboração humana é capaz de sustentar esse entendimento, sem cair em raciocínio linear. ( proposta curricular de santa Catarina. 1998, p12).

No PPP deve estar descrito a maneira de acesso ao conhecimento da escola propõe tendo em vista uma forma democrática que promovam as possibilidade para que os alunos possam no decorrer do ano letivo, transmitir as informações e conhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com