TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto político e pedagógico

Projeto de pesquisa: Projeto político e pedagógico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.098 Palavras (5 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 5

,

INTRODUÇÃO

O presente estudo tem por objetivo investigar o projeto político-pedagógico, apresentando elementos que o constituem e sua importância para a escola. Para compreender o que é o projeto político pedagógico e qual é sua importância se faz necessário definir alguns conceitos que nos possibilitem um melhor entendimento sobre a questão. Primeiramente, será apresentado um breve conceito sobre planejamento compreendendo assim o termo. Em seguida, será conceituado projeto

político-pedagógico, tendo em vista que tem grande importância no contexto educacional, por isso precisa ser elaborado de modo que atenda às necessidades de alunos, professores, pais e funcionários, norteando assim as práticas do cotidiano escolar. O enfoque principal deste estudo é apresentar uma reflexão em torno do planejamento e sua importância na elaboração do projeto político-pedagógico, um documento que se constitui como fundamental para o bom andamento das atividades escolares. Quando elaborado e bem articulado pelos envolvidos com a instituição poderá melhorar as ações, a avaliação e as práticas de sala de aula, sendo um documento revelador, da escola que se tem, e da que se quer. Nos últimos anos o Projeto Político-Pedagógico, tem sido discutido nas escolas e tem tido cada vez mais atenção por parte dos educadores, pois alguns o consideram como o organizador do trabalho pedagógico, outros ainda imaginam que ele possa desenvolver uma política educacional na escola, há ainda os que o caracterizam como mais um documento burocrático.

Desenvolvimento

A construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) é peça fundamental no planejamento das instituições de ensino em seus vários níveis e modalidades. É o PPP que irá demonstrar o que a escola idealiza quais suas metas e objetivos e quais os possíveis caminhos para atingi-los. O planejamento constitui-se essencial nas nossas atividades sejam as cotidianas, sejam no âmbito escolar. Por vezes, é considerado como um processo realizado para equilibrar os meios e fins e melhorar o funcionamento da escola. “... o planejamento não ocorre em um momento do ano, mas a cada dia. A realidade educacional é dinâmica. Os problemas, as reivindicações não têm hora nem lugar para se manifestarem. Assim, decide a cada dia, a cada hora” (Sobrinho apud Padilha 2000, p.30) Contudo, o planejamento não se reduz apenas a um meio de facilitar o trabalho em sala de aula, ou somente como uma atividade burocrática que se limita ao preenchimento de formulários, para ser entregues na secretaria como cumprimento a uma exigência. Este ato de planejar necessita ser concebido e vivenciado no cotidiano escolar como um processo de reflexão, buscando sempre o melhoramento das práticas escolares como um todo.

Uma das possibilidades para que estas praticas ocorram de fatos,e o projeto político pedagógico(P.P.P) que se constitui como proposta de construção coletiva.Nele estão definidas as finalidades e necessidades dos alunos,professores,funcionários e comunidade escolar.por isso,não deve ser entendido como um documento acabado,mais sim, em construção,tendo em vista,que com o passar dos tempos praticas precisam ser revista e modificada,pois a cada ano surgem diferentes necessidades.

Projetar, inovar, requer disponibilidade, desejo de mudança. Reformular Projeto Político-Pedagógico - PPP não significa atualizá-lo de acordo com as novas teorias

educacionais. Implica em rever a sala de aula, as características dos educandos,influência da sociedade que vai além dos muros da escola de maneira a antecipar o amanhã, o futuro. Neste sentido, torna-se fundamental ter clara a importância do P.P.P. como um documento norteador das práticas e ações realizadas na instituição escolar, tendo em vista que possui uma intencionalidade, tornando-se a identidade das instituições de ensino.

Conforme afirma Veiga (2004, p.12) “Ao construirmos os projetos de nossas escolas,

planejamos o que temos intenção de fazer, de realizar. Lançamo-nos para diante,com base no que temos, buscamos o possível”. Ele não deve ser entendido como um documento que após sua construção seja arquivado ou encaminhado as autoridades, núcleos de educação para cumprir as tarefas burocráticas, pois envolve os indivíduos presentes no processo educativo escolar, de modo que subsidia organização do trabalho pedagógico e educativo da escola.

Para Veiga (2004, p.13):

O projeto busca um rumo, uma direção. É uma ação intencional, com um sentido

explícito, com um compromisso definido coletivamente. Por isso, todo projeto pedagógico da escola é, também, um projeto político por estar intimamente articulado ao compromisso sociopolítico com os interesses reais e coletivos da população majoritária. É político no sentido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com