TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projetos 3

Ensaios: Projetos 3. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  5.655 Palavras (23 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 23

ADMINISTRAÇÃO DE CUSTOS

TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

PROF ª. CLAUDETE FERRARIS

2013

1 Administração de Custos: Histórico, evolução, objetivos

1.1 Contabilidade: Financeira, de Custos e Gerencial

Até a Revolução Industrial (século XVIII), os bens eram quase todos produzidos por pessoas ou grupos de pessoas que não se organizavam sob a forma de empresas, as informações de um sistema de custos eram bastante simples. Até então, a Contabilidade Financeira (ou Geral) estava estruturada para atender basicamente às empresas comerciais.

Nestas empresas comerciais, os registros eram efetivados em duas oportunidades: quando da aquisição das mercadorias, com a entrada nos estoques e, nas vendas, estes estoques eram baixados através de uma conta de resultado denominada Custo das Mercadorias Vendidas (CMV). Esses eventos eram acionados por operações financeiras de compra ou de venda destas mercadorias. Sua apuração era procedida de forma simples: necessitava somente do levantamento dos estoques em termos físicos, já que sua medida em valores monetários era verificada pelos documentos de entrada. O CMV era apurado com a identificação dos estoques no início e no final do período em que se levantava o Balanço Patrimonial. (Martins, 2003, p.19-20)

Com o advento das industriais, tornou-se mais complexa a apuração do resultado e o levantamento de balanço, pois o valor de Compras na empresa comercial estava sendo substituído por uma série de valores pagos pelos fatores de produção utilizados. Surgiu então, a necessidade de adaptação dos critérios de avaliação de estoques para as indústrias.

Ou seja, o tratamento dado aos custos passou a ser melhor elaborado com o advento da industria de transformação e sua atuação em larga escala, embalada pela Revolução Industrial, quando a aquisição de mercadorias não era destinada à venda mas à transformação em outros produtos. Aliado a outros fatores de produção, passou a se denominar de matéria-prima, tendo-se voltado inicialmente para a avaliação dos estoques e determinação do Resultado do Período e, desta forma, ficou mais difícil para o Contador determinar o valor dos estoques.

Segundo Bornia (1997 : 7), esta dificuldade na determinação dos custos resultou no surgimento da Contabilidade de Custos. Com a evolução das atividades das empresas, abertura do seu capital, globalização, necessidade de informações mais precisas e rápidas para os dirigentes e outros usuários de informações, no sentido de se tomar atitudes e resoluções tanto na operacionalização destas quanto no seu posicionamento junto às atividades do mundo financeiro, passou-se a se exigir mais e melhores informações no menor tempo possível.

As informações servem também para a tomada de decisões e não somente para fins de determinação do resultado contábil no final de um período, tendo, a partir daí um caráter mais gerencial.

Nesse campo, a Contabilidade de Custos tem duas funções relevantes: o auxílio ao Controle e a ajuda às tomadas de decisões. O Controle tem por objetivo o fornecimento de dados para o estabelecimento de padrões, orçamentos e demais formas de previsão bem como o acompanhamento do efetivamente acontecido para comparação com os valores anteriormente definidos. No que diz respeito a Decisão, por sua vez, consiste na alimentação de informações sobre valores relevantes relativos às conseqüências de curto e longo prazos sobre medidas de introdução ou corte de produtos, administração de preços de vendas, opção de compra ou produção entre outras.

Assim, a Contabilidade de Custos passou, nessas últimas décadas, de mera auxiliar na avaliação de estoques e lucros globais para importante ferramenta de controle e decisão gerenciais.

Devido ao significativo aumento de competitividade os custos tornam-se altamente relevantes quando da tomada de decisões em uma empresa. Isto devido ao fato das empresas não poderem mais definir seus preços de acordo com os custos incorridos, e sim, com base nos preços praticados no mercado em que atuam. Assim, o conhecimento dos custos passa a ser de vital importância para se saber, dado o preço, a rentabilidade do produto, ou se não for rentável , se é possível a redução de seus custos.

Estas suas novas missões não compreendem o todo da Contabilidade Gerencial; que é mais ampla, sendo definida como o ramo da Contabilidade que, servindo-se dos próprios instrumentos de levantamento e interpretação dos dados quantitativos da empresa, pode informar, orientar e guiar a administração para que possa efetuar as alternativas de gestão e tomar as decisões de modo mais conveniente.

Os seus objetivos são essencialmente dois:

a) Preparar e interpretar as informações destinadas à administração da empresa e orientar as futuras alternativas e decisões (planificação);

b) Proporcionar à administração uma visão exata da gestão e um controle assíduo do seu desenvolvimento com base nas decisões tomadas anteriormente (controle e supervisão).

1.2 Objetivos da Administração de Custos

Os custos são determinados a fim de atingir os seguintes objetivos: determinação do lucro, controle das operações e tomada de decisões.

Para que esses objetivos sejam atingidos, as empresas se valem dos métodos de custeio estruturados a fim de serem alimentados de informações coletadas internamente. Essas informações fluem de todas as áreas: almoxarifado, recursos humanos, vendas, produção, etc., devendo estar registradas em relatórios que abastecem o sistema para, proporcionar os resultados pretendidos. Para isso, as fontes de informações devem prezar pela qualidade, sob pena de os resultados não atingirem os objetivos propostos.

Além desses objetivos, as informações geradas pela Contabilidade de Custos atendem:

a) à determinação dos custos dos insumos aplicados na produção;

b) à

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.4 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com