TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projetos

Ensaios: Projetos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/8/2014  •  1.232 Palavras (5 Páginas)  •  526 Visualizações

Página 1 de 5

Unidade de Aprendizagem: Elaboração e Análise de Projetos

Curso: Segurança Pública

Professor:

Nome do estudante:

Data: 13/08/14

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1 (2,0 pontos)

Leia com atenção o texto abaixo:

O crescimento explosivo da cidade de Mares do Sul e a forte migração de habitantes de outras localidades vêem contribuindo para a perda de identidade cultural do município. Trata-se de um município com aspectos turísticos, culturais e folclóricos diversificado e acentuado, o que oportuniza investir na preservação da identidade, na valorização da cultura. O gestor municipal demonstra preocupação com a necessidade de preservação, resgate, recuperação e organização da cultura popular, bem como com a vocação turística da cidade e pretende associar estes dois aspectos: cultura e turismo, possibilitando que a cidade receba mais turistas e a difusão das expressões culturais.

Para tanto há necessidade de um planejamento, melhor dizendo, a elaboração de um projeto. Para esta elaboração torna-se importante definir o que se quer que aconteça com o projeto e a compreensão do ciclo de um projeto, permite que tenhamos uma ideia sobre o que se pretende desenvolver. A partir do que você estudou defina o tipo de projeto que você proproria e o desenvolvimento em cada fase do ciclo de vida de um projeto.

R: Seria necessário se propor um projeto de infra-estrutura, com a construção de museus e espaços dedicados à recepção de turistas, como centros culturais, espaço para eventos de demonstração da cultura local, visando atrair ainda mais turistas, sem perder a identidade cultural do município.

No ciclo de vida do projeto seguiremos os seguintes passos:

-Já sabemos as necessidades e intenções do gestor da cidade, que tem como objetivo o turismo sem a perda das raízes culturais diversificadas do município.

- levantamento dos recursos necessários para a execução do planejamento, sabendo que o objetivo principal é a construção de um museu e um centro cultural. Lembrando que além da infra-estrutura, serão necessários recursos humanos para a administração e manutenção do museu e do centro cultural.

- Depois de todo o planejamento propriamente dito, vem a fase de execução do projeto.

- A fase de conclusão do projeto é o encerramento do mesmo. Nessa fase são tomadas as seguintes medidas: aceleração das atividades que, eventualmente, não

tenham sido concluídas elaboração da memória técnica do projeto; elaboração de relatórios e transferência dos resultados

finais do projeto e; emissão de avaliações globais sobre o desempenho da

equipe do projeto e os resultados alcançados.

Questão 2 (2,0 pontos)

Utilizando-se da internet, faça uma pesquisa e aponte 10 características, habilidades, competências que um gestor de projetos precisa ter. Das 10 apresentadas, escolha 5 e discorra sobre elas. Por que as 5 escolhidas são representativas para você?

Lembre-se de mencionar a fonte de pesquisa, autor, ano, conforme normas da ABNT.

R: 1. Ótimos Gerentes de Projeto inspiram uma visão compartilhada da equipe: para o melhor andamento e funcionamento de um projeto, todos os integrantes devem estar sabendo quais são os rumos do projeto, isso deve ser função do gerente, fazendo com que todos sintam-se participantes no projeto.

2. Ótimos Gerentes de Projeto têm grande capacidade de comunicação;

3. Ótimos Gerentes de Projeto têm integridade;

4. Ótimos Gerentes de Projetos são entusiasmados; o líder do projeto deve ser o membro mais entusiasmado, caso o contrário, o projeto tende a ser fracassado, pois o entusiasmo do líder irá interferir diretamente no ritmo e estilo de trabalho de sua equipe.

5. Ótimos Gerentes de Projeto mostram empatia, não simpatia;

6. Ótimos Gerentes de Projeto são vistos como competentes na matéria objeto do projeto;

7. Ótimos Gerentes de Projeto são bons em delegar tarefas; Isso quer dizer que além de confiar na sua equipe, o gerente também conhece cada membro e saberá explorar o pontencial e a especialidade de cada um em sua respectiva área de atuação, da melhor forma possível.

8. Ótimos Gerentes de Projeto permanecem calmos sob pressão; como já sabemos, todo projeto, sempre terá suas dificuldades e imprevistos, o bom gerente de projetos saberá lidar com qualquer tipo de situação sem perder o equilíbrio emocional, mantendo assim, além da cabeça livre para tomar a decisão correta em um momento chave, a sua equipe coesa.

9. Ótimos Gerentes de Projeto promovem a formação da equipe;

10. Ótimos Gerentes de Projeto sabem como resolver problemas: quando dizemos “resolver problemas”, não quer dizer apenas o gerente resolver, mas utilizar todos os seus “braços” que são os membros de sua equipe, cada um na sua especialidade.

Fonte: http://stakeholdernews.com.br/artigo/gerente-de-projetos-equipe/

Questão 3 (2,0 pontos)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com