TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projetos

Monografias: Projetos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2015  •  6.736 Palavras (27 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 27

1 INTRODUÇÃO AO PROJETO

Esse projeto tem como objetivo apresentar os estudos e análise de uma indústria de esmaltes, a SAÚDE E BELEZA DAS UNHAS, que terá seu foco no fracionamento e envase de esmaltes de secagem rápida, longa duração e cores diferenciadas. Um produto inovador, que também se diferencia dos esmaltes tradicionais através de embalagens menores, assim tendo forma e conteúdo diferente. Com foco em clientes jurídicos, além da distribuição nos pontos de vendas tradicionais de cosméticos, como perfumarias e drogarias na cidade de São Paulo – SP.

A estrutura da empresa será simples, de acordo com os padrões modernos de racionalização, utilizando-se sempre que possível, de parcerias e terceirização.

Trabalhamos com produtos voltado para o público em geral, visando o bem estar e a estética. Até a década passada acreditava-se que esmaltes sintéticos para unhas tinham uma única finalidade: à estética. Hoje, após estudos feitos no aprimoramento e na seleção das matérias-primas empregadas, podemos dizer que além do efeito estético, o esmalte tem o objetivo de proteger as unhas das agressões do dia a dia e fortificá-las que, por alimentação incorreta ou por heranças genéticas, tendem a ficar fracas.

Esmalte é um produto que agrada a grande maioria das mulheres, portanto é um investimento garantido, quando bem administrado. Partindo deste princípio e com visão do mercado é que surgiu a S&B IND. BRAS. LTDA.

2 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Planejamento Estratégico seria o processo de elaboração da estratégia, na qual se definiria a relação entre a organização e o ambiente interno e externo, bem como os objetivos organizacionais, com a definição de estratégias alternativas (MAXIMIANO, 2006).

A cada ano, a S&B lança duas coleções de esmaltes de acordo com as estações do ano; edições especiais, buscando inspirações nas últimas tendências de moda e, por isso, constantemente surpreendem seus consumidores com inusitadas propostas. Além disso, a empresa sempre disponibiliza uma cartela fixa de cores e uma linha completa de tratamento para as unhas.

Missão

A S&B estabeleceu a missão de oferecer a todas as mulheres e homens do mundo inteiro o melhor da inovação em cosmética em termos de qualidade, eficácia e segurança. Ela segue a sua meta ao atender à infinita diversidade de necessidades e desejos de beleza ao nosso redor.

A Beleza é Universal.

Visão

Desde sua criação, a empresa tem expandido as fronteiras do conhecimento. Sua área de pesquisa bem desenvolvida e singular, permite que a empresa explore novos territórios e consiga abranger seus produtos ao mundo, ao mesmo tempo em que encontra inspiração nos rituais de beleza e na fidelização de seus clientes. Estes desafios são precisos, pois constituem uma fonte de criatividade para a S&B.

A Beleza é um Compromisso.

Objetivos

A S&B cria embalagens para os produtos do futuro, sendo esse o objetivo principal, Inovação; a nossa capacidade de inovar nos mantém à frente em termos de tecnologia de embalagem. Produzir em massa os produtos de amanhã, mercadorias inovadoras. Fornecer produtos com alta qualidade e diferenciados, como de secagem rápida, longa duração, cores e embalagem.

Objetivo Estratégico em 5 (cinco) anos: diversificar o portfólio de produtos e serviços;

Objetivo Tático em 1 (um) ano: aumentar a capacidade de produção da empresa;

Objetivos Agregados de curto prazo: aumentar a participação (Market Share) no mercado; a qualidade envolvendo o aspecto externo que lida com a satisfação do consumidor;obter novos recursos para planos de expansão, com base em estudos de viabilidade econômico-financeira e aos menores custos; manter o equilíbrio homeostático, sendo mantidas estáveis as necessidades internas e externas;

Estratégias

Estratégia, segundo Mintzberg, trata-se da forma de pensar no futuro, integrada no processo decisório, com base em um procedimento formalizado e articulador de resultados.

A S&B irá utilizar como estratégia procurar sempre inovar seus produtos para assim ser reconhecida pelos nossos clientes. Outra estratégia será o diferencial das embalagens, que terá quantidades líquidas reduzidas para evitar desperdícios e aumentar a rotatividade dos produtos.

Os produtos diferenciados terão preços acessíveis a todos os níveis sociais, fazendo assim uma indústria que procura sempre trazer as tendências das cores em baixo custo e alta qualidade, para que os clientes estejam sempre satisfeitos com os nossos produtos e que os mesmos mantenham um ciclo de fidelidade.

Estratégia Competitiva

A postura competitiva, segundo Fahey (1994), define como uma organização se diferencia dos concorrentes atuais e futuros aos olhos e entendimento dos consumidores.

Como estratégia competitiva S&B irá criar uma linha “Turma da Moranguinho” para crianças. Com aromas e cores diversos, representando cada personagem, cada um com seu aroma e cor. Para concretizar essa linha, criar um canal de call Center para obter as opiniões dos consumidores, um SAC.

Sendo as personagens: Moranguinho, Uvinha, Laranjinha e Biscoitinho.

Estratégia da Cadeia de Suprimentos

Alguns fatores são de extrema importância para a decisão sobre a localização da empresa principalmente quando se trata de indústria. Decidimos pela cidade de São Paulo por estar próxima dos clientes (como grandes redes de supermercados e drogarias) e também pela proximidade dos fornecedores de matérias primas ou componentes. Outro fator de grande influência sobre esta decisão foi à mão de obra abundante e qualificada em virtude da grande concentração de universidades nessa região. O impacto sobre os custos e receitas da operação de também foram levados em consideração, no que se refere à Logística de Comercialização, tanto na obtenção de insumos como na venda para o mercado interno e externo, pois estamos próximos de grandes vias.

ANÁLISE DO MERCADO

Segundo o site do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o SEBRAE, analisar o mercado é visualizar a maneira de um negócio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.6 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com