TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projetos De Marketing

Monografias: Projetos De Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 2

DIA A DIA > MARKETINGTAMANHO DO TEXTO A - A +

8 lições de marketing de Philip Kotler

Lenda viva do setor deu dicas para aprimorar a propaganda de seu negócio

Por Adriano Lira - 01/09/2014

Philip Kotler (Foto: HSM Educação)Philip Kotler (Foto: HSM Educação)

Philip Kotler é um dos gurus do marketing mundial. Segundo uma lista do "Financial Times", ele é o quarto nome mais importante do setor – atrás apenas de Jack Welch, Bill Gates e Peter Drucker. Conheça as dicas do americano, de 83 anos, para quem deseja aprimorar o marketing de seu negócio.

1) Mais que um departamento

Kotler afirma que o marketing deve ter uma relação de interdependência com todos os departamentos de uma empresa. "O marketing não pode ser visto apenas como um setor . Na verdade, esse setor deve funcionar como uma força de papel decisivo para o sucesso de um negócio."

SAIBA MAIS

3 e-books de marketing em negócios para baixar de graça

10 maneiras de fazer um marketing eficiente por e-mail

2) Obedeça ao "funil de vendas"

Segundo o americano, o processo de uma venda pode ser dividido em seis etapas: prospectar clientes, entender as necessidades do público-alvo, desenvolver soluções, fazer a proposta, negociar contratos e fechar a venda. Ele afirma que as três primeiras etapas devem – quando há pessoas suficientes – ser feitas por um profissional de marketing, enquanto as últimas são uma atribuição do departamento de vendas. "Com esse funil, cada passo é tomado por quem sabe o que está fazendo"' diz.

Além disso, o funil serve para mostrar a principal diferença entre as duas áreas. "O marketing é responsável pela criatividade e pelas estratégias apropriadas para chegar ao cliente, enquanto a execução fica com o pessoal de vendas."

3) Valorize o ócio

Voltando às atribuições de um profissional de marketing, Kotler ressalta que é o planejamento estratégico é importante, mas não deve se sobrepor ao processo criativo. "O marketeiro precisa de tempo para pensar e conceber as melhores ideias", afirma.

4) Represente a voz do consumidor

Em uma empresa grande o suficiente para ter um profissional de marketing, é papel do responsável pela área ser um porta-voz dos clientes. "Uma decisão que não contempla a satisfação do consumidor tem tudo para ser equivocada."

Para Kotler, valorizar os clientes é, por si si, uma verdadeira estratégia de marketing. "A Apple, por exemplo, deixa uma cadeira vazia nas reuniões de diretores. Ela representa, simbolicamente, o consumidor. Pergunte a um applemaníaco sobre os pontos positivos da empresa. Ele provavelmente vai falar do cuidado da empresa em ser uma amiga dos clientes", afirma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com