TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projetos E Currículos

Resenha: Projetos E Currículos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  Resenha  •  275 Palavras (2 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 2

PROJETOS E CURRÍCULOS

A escola do XXI abre espaço para a superação de várias incoerências ocorridas no passado temos tanto que melhorar quando colocamos um olhar em um escola pública principalmente onde ocorre a repetência, a violência, a evasão , a falta de infraestrutura e o professor mal remunerado.

Acontece que existem profissionais da educação preocupados em acabar com estas amarras e partem para discutir outra forma de trabalhar onde coloca como base, ou melhor, no currículo o projeto.

De uma forma bem genérica é definimos currículo como projeto que determina os objetivos da educação escolar e propõe um plano de ação adequado para a consecução de ditos objetivos. Supõe selecionar, de tudo aquilo que é possível ensinar, o que vai se ensinar num entorno educativo concreto. O currículo especifica o que, como e quando ensinar e o que como e quando avaliar.

Desta forma o currículo permite que seja inserido o projeto que por sua vez a ideia de projeto envolve a antecipação de algo desejável que ainda não foi realizado; traz, igualmente, a ideia de pensar uma realidade que ainda não aconteceu. Projeto é, pois, uma construção própria do ser humano que se concretiza a partir de uma descrição inicial de um conjunto de atividades, cuja realização produz um movimento no sentido de buscar, no futuro, uma nova situação que responda às suas indagações ou caminhe no sentido de melhor compreendê-las.

Assim currículo e projeto caminham de mãos dadas para uma mudança no interior da escola no sentido de melhorar alguns itens principalmente dando uma nova roupagem na aprendizagem deixando-a mais significativa para os alunos possibilitando um olhar para o encontro de uma lacuna para um bom ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com