TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projetos E Práticas De Ação Pedagógica

Pesquisas Acadêmicas: Projetos E Práticas De Ação Pedagógica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/12/2013  •  3.010 Palavras (13 Páginas)  •  4.772 Visualizações

Página 1 de 13

PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇAO PEDAGOGICAS

Maria Helena do Nascimento RA 1216926

Mariana de Lima Silva RA 1001707

Angelita Graziely Mendes de Sousa RA 1212543

Sandra Vieira Costa RA 1208471

Tema: Integração Escola- Família

Justificativa: Com a maior interação da família com a escola, o trabalho pedagógico será facilitado. Pois para que a criança se desenvolva com maior facilidade é essencial o envolvimento da família, sendo assim mesmos participarão do dia-a-dia na escola e serão instruídos sobre as maneiras corretas de fazer intervenções com a criança.

Essa interação é fundamental para a formação de um cidadão responsável e seguro. Por tanto, a realização deste projeto possibilitará a realização de atividades descontraídas que reforcem os laços familiares e facilite o relacionamento escola/família.

Situação Problema: A família e escola estão vivendo a chamada “crise existencial”, a ineficácia de ambas, faz nos pensar e repensar na necessidade um projeto com o objetivo de resgatar valores e sanar a distancia cada vez maior entre escola e a família dos alunos. Já que cada dia que passa aumenta o número de crianças que desenvolvem problemas futuros devido à educação “errada” que vem da infância, já que a maioria dos pais não sabem lidar com seus filhos em certas situação o que pode até comprometer a formação de seu caráter.

Público Alvo: Alunos do 1º e 2º período, equipe pedagógica e Pais dos alunos.

Objetivos: Este projeto tem como objetivo melhorar a interação entre os pais e a escola, formando uma parceria em beneficio dos alunos, onde a escola vai intervir orientando os pais sobre como melhorar a qualidade da educação de seus filhos e incentivar o afeto.

Com essa intervenção poderemos contribuir para a melhora da qualidade de vida entre as famílias, que é fundamental na formação do cidadão. Mais que infelizmente esta passando por uma crise, já que a falta de tempo para se dedicar aos filhos por razões financeiras se torna um inimigo na criação dos mesmos. Então o apóio da escola é de grande importância neste processo.

Mesmo após a finalização do projeto essas atividades e encontros devem ser mantidos para que essa parceria escola /família continue cada vez mais firme.

Embasamento Teórico:

FAMILÍA E A ESCOLA NO DESENVOLVIMENTO DO INDIVÍDUO

APRESENTAÇÃO

O presente trabalho visa explorar informações acerca da importância das instituições em relação família e escola no processo de desenvolvimento e aprendizagem do indivíduo.

1.INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO AO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

A Educação infantil é um momento de descobertas para as crianças, de um novo mundo composto de pessoas, valores e sentimentos.

É na educação infantil que os alunos aprendem a se conhecer e observar atentamente o ambiente que os cerca, numa relação lúdica com a escola e o mundo.

Através de brincadeiras e dos jogos as crianças se desenvolvem, expressam sentimentos, testam os seus medos, angústias e exteriorizam a alegria que sentem sensações muitas vezes não verbalizadas.

Desde que nasce a criança dispõem de esquemas que permitem adaptar-se aos desafios do mundo exterior.

A primeira infância demarca pelos estudiosos entre zero e três anos de idade, é caracterizada, sobretudo pelo movimento.

É nesse período que a criança tem um espírito de aventura e descobertas, onde tem necessidade de expandir sua alegria e vivacidade.

Na segunda infância (criança de três aos seis anos), a criança continua em um processo de maturação biológica e pouco a pouco estão ocorrendo mudanças e aperfeiçoamentos em suas características físicas e orgânicas, ou seja, a criança está desenvolvendo suas emoções, suas fantasias, angústia etc.…

2. A ESCOLA NO DESENVOLVIMENTO DO INDIVÍDUO

A escola é responsável pela educação escolar, é um espaço destinado ao trabalho pedagógico formal, ao entendimento de regras, à formação de valores, ao exercício da cidadania, à experimentação de sentimentos, etc. A escola tem um papel muito importante no desenvolvimento humano, é onde passamos a maior parte do tempo, onde aprendemos a desvendar o significado das palavras, figuras, e conhecemos a plenitude que o mundo nos oferece.

A escola deve oferecer oportunidades pedagógicas, permitindo ao indivíduo sentir-se seguro, protegido e estimulado a fazer novas descobertas e a se socializar.

É muito importante que a escola tenha uma proposta pedagógica coerente e que atenda com qualidade seus alunos. Toda escola deve ter um projeto pedagógico traçado dentro dos parâmetros educativos que auxiliam no desenvolvimento do indivíduo, é importante seguir os seguintes critérios:

Princípios pedagógicos, planejamento, organização curricular, espaço físico e instalações, proposta de reciclagens, entre outros critérios.

PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS

As práticas pedagógicas devem contemplar atividades de: leitura, textos de dramatização, gibis, jogos e outros que estimulam a busca da linguagem escrita, assim como:

 Valorização do jogo (o jogo é integrado). À medida que o indivíduo joga, ele vai se conhecendo melhor e interagindo com seus colegas.

 A aceitação de valores – Conversarem com as crianças sobre tudo que as rodeia – pessoas, coisas, brinquedos, costumes. E também considerar se for o caso, valores, atitudes e hábitos que se diferenciam dos nossos, sem emitir juízo de valor.

 A participação do indivíduo nas atividades – É importante que o indivíduo tenha participação ativa das atividades da escola, pois o indivíduo desenvolve o espírito de participação e aprende a ter responsabilidades com compromissos.

 A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com