TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projetos Pedagogicos

Ensaios: Projetos Pedagogicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  405 Palavras (2 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 2

A separação das cores utilizando a técnica da cromatografia.

Cromatografia : é uma técnica utilizada para a

separação e identificação de misturas. Na maioria das cromatografias, os

componentes separados são identificados pela sua cor. A

cromatografia tem a vantagem de permitir até mesmo a separação de

componentes em quantidades muito pequenas. Existem atualmente vários tipos

de cromatografia, sendo que a primeira a ser utilizada foi a cromatografia em papel.

A cromatografia acontece pela passagem de uma mistura através de duas fases: uma fixa que é chamada como (estacionária) e outro móvel. A grande variabilidade de combinações entre a fase móvel e estacionária faz com que a cromatografia tenha uma série de técnicas diferenciadas.

Vamos realizar um experimento com a técnica cromatografia.

Cromatografia no Papel.

Objetivo: Realizar a separação dos pigmentos que compõem uma determinada cor. Verificar as cores que compõem um determinado material Observar a separação dessas cores

Material utilizado:

Copo

Papel filtro

Álcool

Caneta hidrocor de diversas cores.

Procedimento: Cortar o papel de filtro em tiras. Com a caneta hidrográfica, pintar um ponto em um a extremidade do papel e colocar o mesmo em um copo contendo um pouco de álcool modo que o ponto pintado com a caneta hidrográfica não entre em contato com o álcool. Observar durante alguns minutos.

Resultado: na cromatografia, os componentes de uma mistura são identificados pela cor. Colocando uma tira de papel pintada num frasco contendo álcool, é possível identificar os componentes da mistura. O álcool é absorvido gradativamente pela tira, e devido as diferentes solubilidades e tamanhos de moléculas seus componentes “sobem” com diferentes velocidades, permitindo a identificação das substancias. O álcool começará a encharcar o papel-filtro a partir da base e, por capilaridade irá migrar lentamente até o de papel-filtro que contém as marcas coloridas. Ao passar pelas marcas coloridas o álcool irá dissolver a tinta, arrastando consigo os pigmentos para a borda. Como cada componente da mistura percorre o papel-filtro com velocidade diferente (devido ás suas composições químicas e Interações com o álcool serem diferente) Assim, formar-se-ão trilhas coloridas radiais a partir de cada marca colorida inicial.

Conclusão:

Esta é uma técnica barata, rápida e interessante para se fazer na sala de aula com os alunos. Desse modo, eles poderão interagir e raciocinar sobre como o método da Cromatografia pode ser usado para separar e identificar substâncias químicas, mesmo em misturas complexas contendo centenas de compostos.

Mostrar na prática como ocorre a separação dos componentes de uma mistura por meio da técnica de cromatografia em papel.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com