TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPROMETIMENTO, PROMESSA E DÍVIDA

Artigos Científicos: COMPROMETIMENTO, PROMESSA E DÍVIDA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2013  •  664 Palavras (3 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 3

Algumas pessoas têm dificuldade em assumir comprometimento por medo das promessas que irão realizar. Não necessariamente porque não sabem o que fazer e como fazer, mas pela possibilidade de ficar em Dívida com alguém. O medo de contrair dívidas está também associado às cobranças que possam passar a existir.

Dívida é Dever. Quem tem uma dívida, tem um dever de realizar algo para pagar aquela Obrigação. São essas duas palavras que assustam as pessoas – Dever – Obrigação. É justamente nesse momento, que o medo fica mais forte. E se eu não puder pagar minha dívida? Se não puder cumprir com a minha obrigação? E se me cobrarem, como eu cobro os outros?

Pensando melhor, é mais fácil não se comprometer. Assim, não terei dívidas e nem obrigações. Fico livre da pré-ocupação de cumprir algo. Fico sem qualquer responsabilidade.

Em contrapartida, quem não se compromete, não participa. É verdade que não corre riscos, também não aceita desafios. Essa pessoa nunca será parte integrante das decisões, não se sentirá influenciador e transformador. Não terá com o que vibrar. Não terá motivos para lamentar ou comemorar. Não aprenderá.

No desenvolvimento das organizações dois segmentos merecem uma atenção especial quando falamos de comprometimento. Os profissionais da área de Recursos Humanos e os Líderes de maneira geral.

Líderes e profissionais da área de RH precisam estar comprometidos. Eles são modelo e exemplo. Eles estão apontando para o norte da Organização. Dificilmente serão atingidos resultados significativos se esses dois segmentos não estiverem comprometidos. A idéia é clássica, antiga mas encontra muitas dificuldades na sua implementação. As razões são as mais diversas, o medo pessoal, individual e intransferível, parece ser uma delas. Existe, entretanto, uma razão que vem despontando como fundamental, mas que as organizações não dedicam maior atenção: a necessidade das pessoas sentirem-se parte da construção dos objetivos globais. Elas têm que se sentir, autoras da música, o maestro e o concertista, caso contrário terão dificuldade em assumir as promessas que realizam. O discurso soará falso. A organização opta pelo desenvolvimento mas, não sai do “estacionamento”.

Comprometer-se significa aceitar desafios e correr os riscos do novo, daquilo que será determinante no futuro. Comprometer-se significa aceitar riscos inerentes ao desenvolvimento. Não correr riscos, não aceitar desafios implica em ficar parado no tempo e no espaço. Implica em não evoluir.

Algumas pessoas têm medo do futuro. Esse lugar nebuloso, escuro, contraditório, desconhecido, ambíguo. Fica aqui o primeiro desafio deste texto – Quem não se compromete, tem medo do futuro?

Outra questão que provoca temores é a da responsabilidade. Gostamos de ser responsáveis quando dominamos tudo que está em volta daquela situação ou da ação. Ser responsável é responder pelos seus próprios atos. Convenhamos, é muito mais fácil atribuir aos outros a responsabilidade do que assumirmos a nossa. É muito mais simples atribuir a culpa aos outros.

Quando não temos a quem culpar ou responsabilizar, precisamos olhar para dentro de nós mesmos e refletirmos sobre tudo que envolve aquelas ações: valores, atitudes, comportamentos, escolhas, livre - arbítrio etc. Podemos nesse momento, descobrir algumas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com