TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Promoção da saúde

Por:   •  18/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 2

1 INTRODUÇÃO

O planejamento é o processo de olhar a realidade e ir arrumando o caminho para que o plano nos leve, de fato, ao ponto onde queremos. É esse processo que ai ajudar na revisão o plano e ajustá-lo, sempre que for preciso (MS et al, 2001).

A sede do projeto se encontra na avenida B no setor Vila Morais em frente ao viaduto da BR 153, sendo que o prédio é patrimônio do governo que é um antigo hotel que estava abandonado e foi ocupado pelo fundador do projeto com o auxilio da comunidade local. (Arruda, 2015)².

2 DIAGNOSTICO

O CRJ (Centro de Referência da Juventude) é um programa criado em 2010 pela entidade CENEG (Centro de Cidadania Negra do Estado de Goiás). Com fundador e presidente do projeto Aluísio Francisco Arruda, mas conhecido como Aluísio Black. Atua em todo o estado de Goiás, mas com sede única em Goiânia. Trabalham com a inclusão social, na área de habitação e assistência social. Possuem ações socioculturais, artística e socioeducativas principalmente com jovens, crianças e adolescentes afrodescendentes e negros da periferia, mas o projeto se estende de forma geral a todos os jovens ( www.crjgoias.org).

Atua nas áreas de assistência social, saúde, cultura, esporte, profissionalização, dignidade e convivência familiar, liberdade, lazer, inserção social e comunitária. Além de ajudar na inserção dos jovens no mercado de trabalho, na inclusão e cidadania, defesa da democracia e direitos sociais, ao apoio e defesa dos interesses da população Quilombola e Afro-descendente, intercâmbio cultural e programas de respeito e de defesa do meio ambiente. O CRJ tem projetos relacionados a cultura hip hop que é uma das formas de levar as ações ( www.crjgoias.org ).

O CRJ utiliza e trabalha com leis de incentivos a cultura e quando há projetos aprovados, os arte educadores são remunerados, e também há voluntários de outros setores que ajudam nas atividades culturais. Há ajuda de um convênio com o ponto de cultura, o Governo Federal e a prefeitura com repasse de uma quantia de 60 mil a cada 3 anos. Mas têm-se atrasos nesses repasses e durante esse período o projeto é mantido por doações e por meio de eventos realizados pelo projeto. Tem parceria com o Tribunal de Justiça e possui um convênio com a UFG, onde permite aditivos em áreas para trabalhar com o conhecimento em termos de cooperação técnica (Arruda, 2015).

A Entidade oferece cursos para a comunidade em geral nas áreas de iniciação à arte musical, noções básicas de violão, cavaquinho, gaita, percussão, artes cênicas, cinema, expressão corporal, dança de salão, DJ, Grafitte, break, além de cursos de educação esportiva em várias modalidades – capoeira, jiu-jitsu, boxe, muay tay, preparatório do Enem, dentre outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (57.9 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com