TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Propaganda E Imagem

Artigo: Propaganda E Imagem. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 2

Propaganda e Mídia

O termo propaganda tem origem na palavra latina propagare, que significa propagar ou semear, do latim moderno a palavra significa também “ para ser espalhado”. Segundo Kotler (1998, p.554), propaganda é " qualquer forma paga apresentação e promoção não-pessoal de idéias, bens, produtos e serviços efetuada por um patrocinador identificado. " De acordo com o Código de Ética dos Profissionais da Propaganda no Brasil, 1976 " A propaganda é a técnica de criar opinião pública favorável a um determinado produto, serviço, instituição ou idéia, visando orientar o comportamento humano das massas em um determinado sentido" . Para outros “Propaganda é a aplicação comercial da arte de persuasão humana” ( GELTZEL apud SILVA, 1976).

A história da propaganda está fortemente atrelada à história humana, existem registros de pinturas em rochas e muros na Ásia antiga com esse fim. Entretanto a propaganda vem sendo usada de forma mais intensa desde a Primeira Revolução Industrial e sua necessidade de “escoar” o excedente de produção . Uma das primeiras formas de vinculação de propagandas em meios midiáticos foram nos jornais e rádios. Quando as estações de rádio iniciaram suas transmissões em meados de 1920, os programas não continham propagandas . Com o passar do tempo, diversas instituições sem fins lucrativos como escolas, clubes, e organizações populares começaram a construir suas próprias estações de rádio. Quando a prática de patrocinar programas foi difundido, cada programa era patrocinado por um anunciante pela troca da simples menção do nome da empresa no início e nos fim dos programas. No entanto, os donos das estações logo viram que poderiam ganhar mais dinheiro vendendo pequenos espaços de tempo para vários anunciantes durante toda programação da rádio e não só no início e fim de cada programa para apenas um patrocinador. Essa prática foi herdada para a TV posteriormente nas décadas de 1940 à 1950.

Na atualidade as novas mídias ( smartphones, tv à cabo, redes socias, blogs...) fizeram com que as formas de disseminação da propaganda em meios de massa fossem também reelaborados. Novas mídias chegaram e o consumidor mudou, quer estar conectado com outras pessoas. O novo

consumidor quer não mais ser um agente passivo frente as propagandas e informações midiáticas que recebe. Deseja participar ativamente de sua relação com o fornecedor, construindo e personalizando cada vez mais sua relação.

As mídias sociais são grande destaque na atualidade, tendo em vista que os brasileiros, por exemplo gastam aproximadamente 23,8 horas por semana na internet e, assistem apenas 6,2 horas de TV. A influência das novas mídias é tanta que diminuiu a influência que a propaganda convencional faz e fez com que os profissionais da publicidade reelaborassem diversas técnicas e métodos para dispersão de suas mensagens passa à massa e fez com que o Marketing Digital aumentasse amplamente seu valor.

Bibliografia :

http://www.slideshare.net/Ingridqueiroz/marketing-propaganda-e-mdia-para-o-novo-consumidor

http://www.sinprorp.org.br/clipping/2003/424.htm

http://www.slideshare.net/renatofrigo/a-historia-da-propaganda-no-mundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com