TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Propaganda: revelação de idéias Publicidade de origem

Seminário: Propaganda: revelação de idéias Publicidade de origem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/2/2014  •  Seminário  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 3

Propaganda: A Divulgação de Ideias

Origem Propaganda

A palavra propaganda é gerúndio latino do verbo propagare, que significa propagar, multiplicar (por reprodução ou por geração), estender, difundir. Fazer propaganda é propagar ideias, crenças, princípios e doutrinas.

A primeira apropriação do termo propaganda foi feita pela Igreja Católica, no século XVII, com o estabelecimento pelo papa Gregório XV de uma Comissão Cardinalícia para a Propagação da Fé (Cardinalitia Commissio de Propaganda Fide), tendo por objetivos dar seminários destinados a formar missionários para difundir a religião e a imprimir livros religiosos. A propaganda assumiu um caráter de divulgação da informação de natureza religiosa para a conversão dos povos gentios.

É na primeira metade do século XX que se assistiu ao desenvolvimento das condições técnicas dos suportes que vão dar a propaganda politica e a todas as demais modalidade os canais para uma atuação de ilimitada amplitude sobre as massas ávidas de informações e extremamente influenciáveis. Cria-se um jornal moderno, de grandes tiragens e custo acessível, graças a invenção da rotativa, a distribuição rápida e eficiente.

Tipos de propaganda

Presente em todos os setores da vida moderna, a propaganda pode, de acordo com a sua natureza, ser classificada como: ideológica, politica, eleitoral, governamental, institucional, corporativa, legal e social.

Propaganda Ideológica – Trata-se de uma técnica de persuasão desenvolvida de maneira mais global e ampla do que os demais tipos. Assim, a propaganda ideológica encarrega-se da difusão de uma dada ideologia, ou seja, um conjunto de ideias a respeito da realidade. Usada no Brasil a parti da Revolução de 1964.

Propaganda Politica – Tem um caráter mais permanente e objetivo em difundir ideologias politicas, programas e filosofias partidárias. Transformou-se em um dos grandes fenômenos dominantes do século XX e um instrumento poderoso para a implantação do comunismo, do fascismo e do nazismo. “ O principal”- asseverou Lenin- “é a agitação e a propaganda em todas as camadas do povo.” Hitler disse: “A propaganda permitiu-nos conservar o poder, a propaganda nos possibilitara a conquista do mundo.”

Fonte: Google Imagens

Propaganda Eleitoral – De utilização esporádica, a propaganda eleitoral visa conquistar votos para determinado postulante a um cargo eletivo. Os principais instrumentos das campanhas eleitorais são: a pichação em muros, paredes, meio-fio e ruas asfaltadas; adesivos para automóveis e vitrines; crachás; braçadeiras; camisetas e bonés; balões cativos; faixas, que constituem um material indispensável em campanha eleitoral; mala-direta, levando noticias do candidato ao seu eleitorado; e jornal próprio, um dos mais caros instrumentos.

Fonte: Google Imagens

Propaganda Governamental – Tem por objetivo criar, reforçar ou modificar a imagem de um determinado governo, dentro e fora de suas fronteiras, representa uma grande parcela do volume total de propaganda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com