TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Publicidade E Propaganda

Casos: Publicidade E Propaganda. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2013  •  695 Palavras (3 Páginas)  •  802 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo- pag. 86 a 90

Tipologia por estilo de vida

Nos últimos anos tem surgido uma nova categoria de tipologia, chamada “estilo de vida”, determinado pelo comportamento de compra e consumo da pessoa. Segundo o Autor Lazer, o estilo de vida de uma pessoa se caracteriza por elementos, como a cultura, o simbolismo dos objetos, e os valores morais. De forma simplificada, estilo de vida é como cada um vive sua rotina, como aproveita as horas livres, suas crenças, valores, dai podemos traçar uma tipologia do estilo de vida. Como exemplo, podemos citar homens de 25 a 35 anos, que vivem de maneira independente e não acreditam no sucesso do casamento, estes seriam os chamados: solteiros convictos, que diante de seus valores de independência e rotina diária, poderiam criar uma previsão sobre seus consumos e compras. Há muitas pesquisas e novas classificações de consumidores, seguindo a união de variáveis, sobre valores e comportamentos.

Tipologia pelo ciclo de vida do produto

Com as rápidas dinâmica do mercado, o ciclo de vida dos produtos é bem menor, a exemplo são os carros que antes eram projetados para dez anos, e hoje s consumidores são incentivados a troca-lo de 2 em 2 anos, isso para aqueles que estão dispostos a adquirir determinado produto logo no seu lançamento. Com isso, surgiu a classificação de quatro tipos de consumidores:

1º Inovadores; são aqueles que compram o produto logo no lançamento, pessoas com objetivo de estarem sempre a frente de seu tempo, querem ser reconhecidas como modernas.

2º Adotantes; querem produtos e serviços novos, porem são racionais e não se arriscam logo, imediatamente, esperam certo tempo para se certificar de que o produto/serviço é eficaz.

3º Seguidor; só adquiri o produto quando já houve experimento suficiente, os fabricantes já melhoraram o produto e o preço esta estável.

4º Acomodado ou comprador tardio; são aqueles que compram produtos em declínio, esperam promoções, queimas de estoques, sem se importar se estar fora de moda.

Tipologia pelo modo de compra

A seguir exemplos de lojas de shoppings, a decisão de compra e consumo não segue um processo complexo, mas segue uma tipologia do consumidor na hora da compra, sendo uma divisão de variáveis “compra racional e compra por impulso”. Como traços de personalidade, chegando ter tipos compulsivos – compras não planejadas-colocadas por Almeida e Jolibert (1993), em três teorias de impulsos.

• Abordagens tradicionais de compra impulsiva, sem planejamento.

• Abordagens de comportamentos, com a emoção e o prazer dominando o comportamento.

• Abordagem psiquiatra, a pessoa é doente e compulsiva por compras.

O marketing tira aproveito do comprador compulsivo, de forma simples, quando por exemplo, coloca produtos de baixo valor próximo ao caixa. Na realidade, para se traçar uma tipologia sobre modo de compra, é preciso conhecer intenções e modos de compra das pessoas, relacionando com aspectos demográficos e psicológicos.

Reflexões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com