TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Propagação De Erros

Monografias: Propagação De Erros. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  860 Palavras (4 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU

CURSO: ENGENHARIA CIVIL

DISCIPLINA: FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL

PROFESSOR JARDSON RICARDO DE SOUZA OLIVEIRA

TURMA: P2NA

Alunos:

Edson da Silva Dantas Matrícula: 03017754

Eliabe Pina da Silva Matrícula: 03023108

Geovanni Monteiro dos Santos Matrícula: 03018414

Victor Hugo Padilha Beserra Matrícula: 03018469

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA:

METROLOGIA

João Pessoa – PB

20 de agosto de 2014

1.0 – RESUMO:

O presente relatório tem por finalidade o aprendizado no manuseio de instrumentações de medidas tais como: Paquímetros, Micrômetros e Balanças de Massa, cujas ordens de precisão diferem conforme o aparelho. A leitura e interpretação dos dados coletados e compilados para os cálculos de massa, densidade e propagação de erros, tem por objetivo fixar as informações apreendidas e aprendidas no decorrer da execução do exercício em laboratório experimental.

Os erros são inerentes a todas as medidas e nunca são completamente eliminados. A teoria dos erros, diz que um problema está resolvido se for apresentado juntamente à solução encontrada. Para se obter o valor de volume, por exemplo, seguido do cálculo de densidade a partir de medidas direta de diâmetro e massa, é necessário dimensionar o erro na cadeia de cálculos.

2.0 – INTRODUÇÃO:

Para facilitar o comércio internacional, diversos países criaram padrões comuns para medir grandezas através de um acordo internacional. A 14ª Conferência Geral sobre Pesos e Medidas (1971) elegeu as sete grandezas físicas fundamentais, que constituem a base do Sistema Internacional de Unidades (SI): comprimento, massa, tempo, intensidade de corrente elétrica, temperatura, quantidade de matéria e intensidade luminosa.

Um dos princípios básicos da física diz: “Não se pode medir uma grandeza física com precisão absoluta”, ou seja, “qualquer medição, por mais bem feita que seja, é sempre aproximada”.

De acordo com o princípio descrito no parágrafo anterior, o valor medido nunca representa o valor verdadeiro da grandeza, pois este nunca é conhecido com total certeza. Quando este resultado (número e unidade) vai ser aplicado ou registrado é necessário saber com que confiança se pode dizer que o número obtido representa a grandeza física. O valor medido ou o resultado deve ser expresso com a incerteza da medida, utilizando uma representação em uma linguagem universal, fazendo com que seja compreensível a outras pessoas. Chama-se valor verdadeiro ou valor do mensurando ao valor que seria obtido se a medição da grandeza fosse feita de maneira perfeita e com instrumentos perfeitos. Por isso, deve-se necessariamente associar um erro ou desvio ao valor de qualquer medida. É importante salientar que a palavra erro não tem, aqui, o significado de distração, descuido ou engano, pois estes podem ser evitados, enquanto o erro experimental não pode ser evitado, mesmo nas medições mais precisas.

Teoria Dos Erros: O ato de medir é, em essência, um ato de comparar, e essa comparação envolve erros de diversas origens (dos instrumentos, do operador, do processo de medida etc.). Quando se pretende medir o valor de uma grandeza, pode-se realizar apenas uma ou várias medidas repetidas, dependendo das condições experimentais particulares ou ainda da postura adotada frente ao experimento. Em cada caso, deve-se extrair do processo de medida um valor adotado como melhor na representação da grandeza e ainda um limite de erro dentro do qual deve estar compreendido o valor real.

Tipos de Erros:

• Erros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com