TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Proposta De Trabalho Para Temas Transversais

Dissertações: Proposta De Trabalho Para Temas Transversais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2014  •  1.272 Palavras (6 Páginas)  •  854 Visualizações

Página 1 de 6

Temas transversais:

– Ética

– Meio Ambiente

– Saúde

– Pluralidade Cultural

– Orientação Sexual

Deverão integrar os componentes curriculares:

1- Língua Portuguesa;

2- Ciências;

3- Matemática;

4- História;

5- Geografia;

6- Artes;

7- Linguagem Oral e Escrita. 9educ. Infantil)

Aspectos a serem observados a título de avaliação:

Organização, postura; Clareza no trabalho escrito; Domínio da Língua Portuguesa oral e escrita (englobando gramática e a produção de textos) e das áreas correlatas (capacidade de exploração de temas de caráter interdisciplinar); Cumprimento da data de entrega/apresentação; Pertinência dos assuntos abordados no trabalho, em relação à modalidade e ou nível de ensino a que será destinado o projeto;

Tempo para apresentação: 20 minutos por grupo.

OBS: é de fundamental importância para o sucesso do trabalho que todos participem até o final de todas as apresentações dos grupos, sendo esta uma condição para obtenção do valor total da nota do mesmo.

É necessário que este material seja impresso com intuito de registro das observações das apresentações, visando fazer comentários na avaliação dos projetos.

ROTEIRO DE ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE TRABALHO (EXEMPLO-MODELO)

Prof. Maria Alice Melo Nunes

1. IDENTIFICAÇÃO

1.1 INSTITUIÇÃO PROPONENTE - Registrar o nome, sigla, endereço e dirigentes da instituição maior a qual está subordinada a Entidade Executora do Projeto. (AQUI USAREMOS A FACULDADE OU O PRÓPRIO MODELO)

Exemplo:

Secretaria de Estado de Educação Diretoria Regional do Gama CNPJ: 00.394.676/0001-07 Endereço: Anexo do Palácio do Buriti – 9º andar Telefone/Fax/Email: (61) 3324-0016/3325-1266 Fax: (61)3213-6360 e e mail: se@se.df.gv.br

1.2. UNIDADE EXECUTORA - Considerar Entidade Executora o órgão/setor diretamente ligado e responsável pela execução do Projeto, devendo as informações, sempre que possível, referir-se a tal entidade. Registrar o nome sigla, endereço e dirigente da Entidade Executora. (AQUI USAREMOS O CURSO DE PED. E A NOSSA DISCIPLINA FUND. DA DIDÁTICA, OU O PRÓPRIO MODELO)

Exemplo:

Centro de Ensino Fundamental Tamanduá. Endereço: Rodovia DF 180 KM 61 Ponte Alta. Telefone: 500-2130. Zona rural. DRE – Gama. Diretora: Kátia Esteves de Siqueira. Vice-Diretora: Cláudia de O M Rodrigues.

1.3. PROF. RESPONSÁVEL: ( Um componente do grupo)

1.4. COMPONENTE CURRICULAR: (a matéria, ex: Língua Portuguesa)

1.5. CONTEÚDO: (Listar todo o conteúdo que será trabalhado)

2 - PROJETO

2.1. TÍTULO DO PROJETO - Deve dar uma idéia clara e concisa do(s) objetivo(s) do projeto.

Exemplo: PLURALIDADE CULTURAL: combatendo a discriminação

2.2. JUSTIFICATIVA DO PROJETO - Deve-se responder sempre à pergunta: Porque executar o Projeto? Descrever as razões determinantes do Projeto, os fatores de motivação que levaram a abordagem do assunto. Situação atual: diagnóstico do problema que o projeto se propõe a solucionar. Deve-se incluir uma descrição dos antecedentes do problema, relatando os esforços já realizados ou em curso para resolvê-lo. Situação futura: deverá ser descrita a solução proposta para resolver ou minorar o problema identificado. Demonstrar a importância da execução do projeto no contexto social, científico e tecnológico. (Obrigatoriamente no PCN da disciplina)

Exemplo:

A lei nº 10.639/03 tornou obrigatório o ensino da História da África e dos afro-brasileiros no ensino fundamental e médio. Reconhecendo a importância da aplicação da lei na luta contra o racismo para que todos possam se identificar no espaço escolar, acredita-se que através de uma proposta pedagógica voltada para a conscientização, o interesse, a valorização da cultura e a identidade negra, precisa começar desde cedo com os pequenos, privilegiando a questão da identidade, da diversidade e auto-aceitação.

O trabalho será desenvolvido não apenas focando as crianças afro-descendentes e sim o grupo num todo. Em uma de nossas rodas de conversa percebeu-se que nem as crianças estão imunes as diversas formas de discriminação. Diante desse fato, nasceu a idéia de fazermos uma releitura da obra: MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA, de Ana Maria Machado (Ed. Ática).

Como enriquecimento e possibilidades de construção de novos conhecimentos será realizado um trabalho de leitura e releitura de algumas obras do pintor Cândido Portinari, que demonstram a sua preocupação com a fome, a miséria, a guerra e com os excluídos.

A partir do livro e o envolvimento das crianças, serão exploradas situações de leitura e escrita, dramatizações, rodas de conversa, histórias das famílias, brincadeiras, músicas e outras possibilidades de atividades pertinentes ao tema.

2.3. PROBLEMATIZAÇÃO: Questão que envolve uma dificuldade teórica ou prática para a qual deve se encontrar uma solução.

Exemplo: Somos todos iguais ou pertencemos a diferentes grupos étnico-raciais?

3. OBJETIVOS.

Fazer uma exposição clara e sucinta que defina, perfeitamente, o teor do projeto a ser desenvolvido e os resultados que se pretende alcançar. . Determinar especificamente o que fazer para se chegar ao resultado esperado/proposto. Considera-se "objetivo" o resultado total final que o projeto visa diretamente produzir. Pode ser descrito em termos quantitativos e qualitativos. No segundo caso, deve ser dimensionado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com