TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Propósito da Criação dos Consultórios Médicos

Por:   •  22/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.477 Palavras (6 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 6

CAPÍTULO II

2. Revisão bibliográfica

2.1.Historial do objecto de estudo

Os Consultórios Médicos em Tete na cidade de tete abriu em Fevereiro de 2009,tendo sido o primeiro Centro médico privado na província de Tete localiza-se na Avenida Julius Nyerere 290 A e em Marco de 2011 abriu a sua filial na vila de moatize com objectivo de satisfazer a crescente procura de exames ocupacionais, por parte das empresas do projecto Moatize. Os Consultórios Médicos em Tete oferecem serviços na área de saúde, a destacar: Consultas de clinicas geral, estomatologia, odontologia, gineco-obstetria, medicina no trabalho e saúde, ortopedia, cirurgia, psicologia, fisioterapia, cuidados de enfermagem, ambulância (regaste e evacuação),exames especializados.

2.2.Propósito da Criação dos Consultórios Médicos

 Para a criaҫão dos Consultórios Médicos em Tete, partiu-se do pressuposto que havia uma grande necessidade de se intensificar os cuidados médicos, conciliando com a iniciativa empreendedora. O principal objectivo da criação consultórios Médicos em Tete na cidade de tete e na vila de moatize é satisfazer as necessidades de assistência médica dos utentes, através de recursos humanos e equipamentos adequados.

2.3. Situação actual dos Consultórios Médicos em Tete

Actualmente nos consultórios médicos em tete não existe uma rede de computadores local(LAN) implantada, para interligar e simplificar o uso dos computadores e outros dispositivos tecnológicos, assim deixando do lado o isolamento dos demais aparelhos. Por não dispor de nenhuma tecnologia tem havido muitos problemas na organização e gerenciamento das informações. No presente trabalho delinearei uma proposta concreta, objectiva, moderna, completa e viável de implementação de uma rede de computadores que vai contribuir para a excelência dos serviços de saúde. E propor uma criação de uma base de dados para melhor organização das informações.  

2.4. Consistência no Uso das Tecnologias de Redes de Computadores nas Organizações Hospitalares

As organizações que implementam a tecnologia de redes de computadores para conectarem os recursos tecnológicos tais como: computadores, impressoras, dispositivos móveis, modems, para este trabalho trata-se dos consultórios médicos em tete, sendo uma unidade clinica empregam redes de computadores para manter registos dos pacientes seja através de criação de perfis nas unidades clinicas para o acesso restrito, é necessário manter registos detalhados da história clínica dos pacientes. Como o principal objectivo de permitir uma melhor gestão dos consultórios médicos em tete.

O papel fundamental de uma rede de computadores é fazer acontecer a comunicação entre as aplicações, funcionando como um veículo pelo qual a informação trafega cumprindo um objectivo, de compartilhamento dos dispositivos tecnológicos. Nos consultórios médicos em tete, os computadores vai permitir a comunicação entre um doente e um médico, através de softwares de computador especializados para área de saúde é utilizado para o diagnóstico de doenças e análise de órgãos internos do corpo. Algumas das cirurgias complexas podem ser realizadas com a ajuda dos computadores, neste caso se tratando de duas unidades distintas vai facilitar nos profissionais de saúde das unidades clinicas que estão geograficamente distantes há colaborar da melhor maneira para o bem-estar dos pacientes.

Para que uma rede de computadores exista, cumprindo o seu papel de facilitador da comunicação, é necessário um meio físico pela qual percorre a comunicação, este meio físico é conhecido como camada de enlace nela existe um caminho de cabos que são as vias de comunicação, por assim dizer.

O uso de computadores e redes de computadores nos serviços de saúde tem adquirido grande relevância na administração das informações em saúde. Exactamente por isso, os computadores e o sistema operacional que viabilizam seu funcionamento, tornam-se vitais dentro de uma sociedade que vem se conformando como uma sociedade em rede (Saravia, et al.,2003).

Na mesma sequência, eles defende que as redes surgem de duas necessidades fundamentais como a “troca de dados e informação entre os funcionários da empresa e a necessidade de partilhar recursos, como modems e impressoras”.

[pic 1]

Figura 1: Exemplo de uma rede de computadores.

Fonte: 3COM CORPORATION, 2000.

2.4.1. Importância de uso de redes de computadores nas organizações hospitalares

As redes de computadores implementados no ambiente hospitalar, é relevante no registar informações sobre os pacientes, de tal forma que possam ser compartilhadas por todos os sectores do hospital que delas necessitem. Nesse contexto, é importante que a comunicação via computador se dê de tal forma, que todas as solicitações feitas por médicos, ou por outras pessoas envolvidas no processo de assistência, diagnóstico e tratamento do paciente, vai estar imediatamente disponíveis para os diversos departamentos e serviços hospitalares.

Os computadores ligados a uma rede de computadores permitem à comunicação de uma forma mais rápidos. Os profissionais de saúde dos consultórios médicos em tete e da sua filial em moatize podem colaborar melhor através da Internet visto de estão geograficamente distantes, obtendo opiniões em segundos por meio da Internet. É devido a rede de computador que tornou-se fácil os profissionais de saúde, podem discutir assuntos médicos em fóruns de médicos.
 

2.5.2.Vantagens de uso de Redes de Computadores nas Organizações Hospitalares

2.5.1 Vantagens

A utilização da tecnologia de redes de computadores nas organizações, traz enumera vantagens, como por exemplo:

  • Sistemas de rede de computadores nas unidades clinicas, vai aumentar na capacidade de dados de entrada e de acções e de arquivos de uma forma rápida e segura;
  • Acesso remoto  tendo arquivos e dados armazenados em duas redes segura dois consultórios médicos em tete permite aos usuários a cessar esses dados a partir de qualquer máquina;
  • A capacidade de a cessar as duas redes remotamente pode aumentar a produtividade, tratando-se de duas unidades clinicas geograficamente distintas.
  • Poupança de Licença de softwares do uso geral e específico para área da saúde, podem ver uma economia considerável na compra de determinados programas de software para o uso compartilhado na rede, ao contrário de cada licença individual

2.5.2 Desvantagens

Apesar de todas as vantagens citadas anteriormente, como nem tudo e facilidade e felicidade, as redes também trazem algumas desvantagens que são:

  • A relação de confiança entre as redes é uma necessidade e deve ser bem projectada, isso significa que, se uma das redes não possuir uma segurança adequada, ela está vulnerável a ataques externos;
  • Adição de computadores em rede para registos electrónicos dos pacientes a um hospital é um grande problema na falta de normalização através do campo médico.

Uma das maiores desvantagens na implantação desta tecnologia nos Consultórios, é que ela depender da Internet para conectar as LAN, e é necessário que esta esteja sempre disponível, o que nem sempre é possível, devido às falhas existentes nos provedores de serviços de Internet.

As redes de computadores vêm crescendo ultimamente, expandindo-se além das redes locais, surgindo cada vez mais organizações hospitalares com filias, aumentando as possibilidades de integração de serviços e facilitando a comunicação. Existem alguns problemas ocorridos de se ter interligação de redes entre áreas geograficamente distantes, relacionados a questões de segurança e custos. E a informação médica é geralmente adicionado a uma rede de computadores fechada, mas enquanto uma conexão de Internet entra na rede, o sistema é vulnerável a fontes externas, abrindo o debate para questões sobre a privacidade do paciente e segurança do registro médico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (383.3 Kb)   docx (263.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com