TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prospecção De Jazidas

Dissertações: Prospecção De Jazidas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  701 Visualizações

Página 1 de 2

PROSPECÇÃO DE JAZIDA

A prospecção é a responsável pelo planejamento dos trabalhos para descoberta dos depósitos minerais e, também, pela programação e execução dos serviços de quantificação e qualificação das reservas, nos depósitos encontrados

Em linhas gerais a prospecção é realizada em três etapas distintas, sucessivas e dependentes.

Na etapa inicial, exploração geológica, são reconhecidas grandes áreas, execu¬tados os primeiros levantamentos geológicos e selecionadas regiões priori¬tárias, que serão detalhadas durante a segunda fase de trabalho: a prospecção superficial.

Nesta fase, através de poços de pesquisa, trincheiras, amostragens de afloramentos e, eventualmente, de trabalhos geofísicos e geoquímicos, são postas em evidência as características superficiais dos depósitos. Na última fase de pesquisa é realizada a avaliação dos depósitos, a partir de furos de sonda, trabalhos mineiros (galerias, travessas, shafts, etc.) e levan¬tamentos geológicos/topográficos detalhados.

A finalidade desta última fase é conseguir a geometrização do minério e, consequentemente, obter suas re¬servas e teores até uma certa profundidade. É no fim dessa etapa que se de¬terminam os custos de obtenção do material que será extraído e conclui-se sobre a viabilidade econômica da sua exploração.

O depósito pode apresentar características econômicas que compensem a sua exploração e passa a considerar como uma jazida mineral, ou apresentando uma característica anormal, sem interesse considera-se ocorrência mineral. Os conceitos desses materiais, no entanto, não são estáveis no espaço e tempo, visto que mudanças de alguns fatores modem transforma ocorrência em jazida, ou vice-versa.

A jazida, é constituída, por uma rocha – o minério – de onde são extraídos os minerais ou metais, situada no interior de outras rochas estéreis: as encaixantes.

Nas jazidas, o minério pode ser extraído apenas por suas propriedades físicas - jazidas não-metálicas — como as argilas, que são aproveitadas por sua plasticidade; os materiais de construção, devido a sua resistência; as pedras preciosas, por seu brilho e cor; ou pode ser exportado para a recuperação de um elemento químico presente — jazidas metálicas — como os depósitos de hematita, que são lavrados visando ao aproveitamento do ferro, e os depó¬sitos de esfalerita, que são trabalhados para a recuperação do zinco.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com