TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mapeamento das Jazidas de La

Por:   •  23/9/2025  •  Relatório de pesquisa  •  1.180 Palavras (5 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 5

MAPEAMENTO DAS JAZIDAS

LATÂNIO

[pic 1]

Mapa de ocorrência de monazita. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s42461-018-0035-5 . Acesso em: 22 ago. 2025.

O Lantânio é um elemento químico encontrado na Monazita, como pode se ver na figura, o Brasil é o principal produtor mundial de Monazita.

“A monazita é um ortofosfato das terras céricas e de tório, ocorrendo nos mais diversos ambientes geológicos como mineral acessório em rochas ígneas, metamórficas ou na forma de areias.16,50 Trata-se de um mineral relativamente denso (4,6-5,4 g cm-3 ), de lustro resinoso e com dureza variável entre 5,0 e 5,5 na escala de Mohs. O termo monazita tem origem no grego “monazeis”, que significa “estar só”, pois seus cristais normalmente ocorrem isolados em rochas ígneas pegmatitas”( FILHO; GALAÇO; SERRA, 2019,p.1214)

A identificação da ocorrência de elementos é extremamente importante para a sua exploração e utilização. O Lantânio é um elemento bastante importante para a indústria e o comércio. Segundo MARX (2002), as ideias e a cultura são um produto do desenvolvimento dos meios de produção, portanto, a aplicação de terras raras na infra estrutura representa não apenas o desenvolvimento econômico da sociedade, mas também o desenvolvimento cultural. Pois a partir do momento que se desenvolve a economia, também se aumenta o padrão de vida, permitindo maior desenvolvimento intelectual e intrapessoal para os seres vivos. Esse fato pode ser compreendido por exemplos simples como a redução da jornada de trabalho causada pela integração tecnológica. Um trabalhador que passa mais tempo com a família, descansa mais e possui mais lazer, irá trabalhar com bem mais vontade, gerando mais lucro para a empresa e maior funcionamento para a sociedade, já que esse trabalhador irá está fazendo o movimento de solidariedade.

O Lantânio pode ser extraído da monazita a partir da dissolução por solvente. Os cátions dos elementos de terra rara apresentam maior estabilidade em solução aquosa, portanto se quebra o minério em pequenos fraguimentos que são emergidos em uma “bomba” de ácido súfurico a altas temperaturas, transformando o minério em um composto hidrossolúvel que permite a separação do Lantânio (GOMES, 2021).

Uma das desvantagens desse método é o alto custo ambiental, já que se torna necessário o gasto de uma alta quantidade de água que será contaminada pelo ácido. Devido a isso, muitas pesquisas emergiram com o intuito de tornar esse processo mais ecológico, entre elas, este estudo irá destacar a do pesquisador brasileiro Rafael Carvalho Gomes, que irá propor a utilização de licor aquoso com óxidos de La ao invés da saponificação tradicional. O minérios serão dissolvidos várias vezes nesse composto, e logo após banhados por ácidos que irão eliminar o La indesejado. (IDEM). Esse processo causa um dano ambiental bem menor, já que não necessita de grandes quantidade de água para a sua eficiência.

[pic 2]

TR no Brasil. Disponível em: https://www.senado.gov.br/noticias/Jornal/emdiscussao/terras-raras/realidade-brasileira/apesar-de-ter-grandes-reservas-o-brasil-nao-lavra-nem-produz-compostos-de-terras-raras-segundo-estudo-do-centro-de-gestao-e-estudos-energeticos-cgee.aspx , Acesso em 22 ago.25

O Lantânio possui diversas propriedades fundamentais para o desenvolvimento nacional. Suas propriedades magnéticas o fazem um recurso extremamente útil para a criação de super imãs, que são aplicados em dispositivos eletrônicos. Além disso, sua intensa reatividade o torna necessário para a criação de ligas metálicas.

“O La é usado principalmente em catalisadores de craqueamento na indústria de petróleo e em eletrodos de baterias recarregáveis de níquel-hidreto metálico. Destaca se também o uso em catalisadores de reforma do etanol, em elementos ópticos, como fósforos em lâmpadas fluorescentes, pigmentos, em ligas metálicas como, por exemplo, o mischmetal, vidros de alto índice de refração e telas de intensificação de raio-X.”. (GOMES,2021, p.30)

[pic 3]

Fonte: Zhou et al., 2015 (adaptado).

        Mesmo com tanta riqueza, o Brasil não explora suficientemente a sua reserva de La, gerando assim uma contradição contida na própria consciência do Brasil enquanto nação. Se olha muito para fora, para o estrangeiro e para imperial, porém se esquece da própria essência, se esquece da própria realidade. O estado brasileiro, que possui uma constituição que copia a americana, acaba por esquecer de si próprio. Se busca criar uma concepção de mundo vinda de fora, do exterior, indo de encontro do que aponta MAO (1937) em sobre a contradição. A solução das contradições no interior dos fenômenos só pode ser encontrada dentro dos próprios fenômenos, e não fora deles, pois no fora não se reside a particularidade, mas apenas um geral totalmente inadequado para a aplicação

        Renegar-se a explorar as terras raras, é renegar-se a suprassumir a potência da pátria, é destinar o Brasil a um eterno caminho de escravidão, não permitindo o desenvolvimento real. Aplicar as terras raras na economia, é alavancar a capacidade de desenvolvimento do Brasil, e colocá-lo em um posto de autonomia em relação ao imperialismo .

URÂNIO

[pic 4]

Reservas de Urânio, Disponível em:  , Acesso em: 22 ago.25

O Brasil possui uma enorme quantidade de Urânio, mineral crítico extremamente necessário na modernidade. As suas utilizações na criação de energia nuclear o tornam estrategicamente um dos minérios mais importantes para a economia mundial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (747 Kb)   docx (582.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com