TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudos Geotécnicos: Ocorrência de Materiais para Pavimentos com Revestimento Primário (Material Laterítico) em Três Jazidas Existentes Próximas a Porto Velho/RO

Por:   •  19/11/2019  •  Monografia  •  2.825 Palavras (12 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 12

Fundação Universidade Federal de Rondônia

Núcleo de Tecnologia

Departamento Acadêmico de Engenharia Civil

CAMILA PIVOTTI MOURA

   

     

ESTUDOS GEOTÉCNICOS: OCORRÊNCIA DE MATERIAIS PARA PAVIMENTAÇÃO E TERRAPLENAGEM (ROCHAS LATERÍTICAS) EM UMA JAZIDA EXISTENTE PRÓXIMO

A PORTO VELHO/RO

     

     

     

     

             

             

PORTO VELHO/RO

2015

Fundação Universidade Federal de Rondônia

Núcleo de Tecnologia

Departamento Acadêmico de Engenharia Civil

CAMILA PIVOTTI MOURA

   

ESTUDOS GEOTÉCNICOS: OCORRÊNCIA DE MATERIAIS PARA PAVIMENTAÇÃO E TERRAPLENAGEM (ROCHAS LATERÍTICAS) EM UMA JAZIDA EXISTENTE PRÓXIMO

 A PORTO VELHO/RO

Projeto de pesquisa apresentado como requisito para aprovação na disciplina de Trabalho de Conclusão I do Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Rondônia

Orientador: Henry Carlos Boero Costa

   

PORTO VELHO/RO

2015

SUMÁRIO

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO        03

2. TEMA        03

3. DELIMITAÇÃO DO TEMA        03

4. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA        03

5. INTRODUÇÃO        04

6. JUSTIFICATIVA        05

7. OBJETIVOS        05

7.1. Objetivo geral        05

7.2. Objetivos específicos        05

8. REFERENCIAL TEÓRICO        06

8.1. Geotecnia        06

8.1.1. A origem do termo        06

8.1.2. Potencial Mineral Regional de Porto Velho- RO        06

8.2. Laterita        07 8.2.1. Caracterização        07

8.2.2. Ocorrência de materiais lateriticos no entorno de Porto Velho- RO        07

8.2.3. Aplicação na Construção Civil        08

8.3. Pavimentação e Terraplenagem        08 8.3.1. Ocorrência de materiais        08

8.3.2. Escolha do solo para ser utilizado         10

9. METODOLOGIA        11

10. ORÇAMENTO        11

11. CRONOGRAMA        12

REFERENCIAS’        13

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

Título: Estudos Geotécnicos: Ocorrência de materiais para pavimentação e terraplenagem (Rochas Lateríticas) em uma jazida existente próximo a Porto Velho/RO.

Pesquisador (a): Camila Pivotti Moura.

Finalidade: Aprovação na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I, (TCCI).

Instituição: Fundação Universidade Federal de Rondônia.

Professor Orientador: Henry Carlos Boero Costa.

2. TEMA

Estudos Geotécnicos de rochas lateriticas no entorno de Porto Velho.

3. DELIMITAÇÃO DO TEMA

Estudo geotécnico de uma jazida de rochas lateriticas, existente próximo a Porto Velho, verificando a ocorrência de materiais para pavimentação e terraplenagem.

4. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

Como os estudos geotécnicos de uma jazida de rochas lateriticas podem influenciar na escolha de materiais para pavimentação e terraplanagem?

5. INTRODUÇÃO

A construção de cortes e aterros em uma estrada não pode ser resumida simplesmente em executar as operações de terraplenagem dentro de uma feição puramente de conformação geométrica do corpo estradal, seguindo o projeto geométrico da estrada, reservando para a ocasião da pavimentação o reconhecimento do terreno do subleito (terreno de fundação do pavimento) e de jazidas de materiais utilizáveis. Tal procedimento, ainda persiste, quando da execução da terraplenagem manual, acarretando problemas tais, como, por exemplo, a dificuldade na seleção de materiais para a construção de aterros e do próprio subleito, levando, muitas vezes, à utilização inadequada destes mesmos materiais.  Em diversos municípios e até no DER/RO, ainda se pratica a construção da terraplenagem sem nenhum estudo técnico relativo ao material de jazida utilizado. Tal forma de agir favorece consequentemente, o surgimento de surpresas desagradáveis, como é fácil evidenciar, na classificação dos materiais escavados, na construção de aterros sobre camadas de solos moles, dentre outros problemas, invalidando orçamentos feitos, além de promover alterações no cronograma físico-financeiro e em incontáveis termos aditivos ao contrato.

Realça-se, portanto, a necessidade de estudos geotécnicos de jazidas existentes próximas as suas áreas de utilização, visando à classificação dos materiais para as diversas etapas de terraplenagem mecanizadas, informações que embasem os projetos das fundações de obras rodoviárias, das recomendações construtivas durante as operações de terraplenagem, assim como na seleção de materiais, dentro de suas características mecânicas, para serem empregados na execução da estrutura do corpo do pavimento, dentre outros aspectos técnicos.

Em áreas tropicais, como Porto Velho- RO, uma matéria-prima utilizada na construção de estradas, que merece destaque, é a rocha lateritica, por ser um material abundante na região e consequentemente de custo baixo. Por essas razões se faz indispensável o estudo geotécnico de suas jazidas para caracterizá-los como materiais adequados nas diversas etapas de construção do leito estradal, até se atingir a regularização do pavimento escolhido, entre os mais usuais o asfáltico e o lateritico, com isso alcançando uma excelente conformação, objetivando as diversas áreas técnicas de atuação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (129 Kb)   docx (24.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com